“Senna” revisita a trajetória do lendário piloto brasileiro
Com Gabriel Leone, a minissérie narra como Ayrton Senna se tornou uma lenda da Fórmula 1
Entre as produções brasileiras mais aguardadas deste ano, Senna certamente figura entre as principais. A minissérie da Netflix lançada nesta sexta (29) tem Gabriel Leone no papel do lendário piloto brasileiro Ayrton Senna, acompanha sua trajetória ao longo de seis episódios.
Com direção de Vicente Amorim e Júlia Rezende, a produção revisita os primeiros passos de Senna no kart, sua mudança para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até o trágico acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, Itália.
Em conversa recente com a Bravo!, Gabriel Leone comentou sobre o desafio que este papel representou em sua carreira. As filmagens, que começaram em meados de 2023 e duraram oito meses, foram o processo mais intenso de sua vida profissional. “Foi uma grande honra, pelo que ele representa para nós, brasileiros, e para o mundo todo. Cresci ouvindo histórias sobre o amor e a admiração que as pessoas tinham por ele”.
A série recria a atmosfera dos anos 80 e 90, destacando pistas de corrida e carros emblemáticos, e busca reviver a experiência do público ao acompanhar o piloto na televisão, relembrando os motivos que o tornaram um ícone nacional da Fórmula 1.
“Foi quase um ano imerso nesse personagem tão intenso e visceral. Me entreguei de corpo e alma. Foi um momento incrível para mim e para minha carreira. Foi necessário muito trabalho de pesquisa, de exercício, de experimentação, erros e acertos, até chegarmos a um ponto em que pudéssemos acreditar na interpretação. E só então começamos a filmar, mergulhando de vez na história e deixando o Ayrton nos guiar pelas pistas da vida dele”, afirmou Gabriel Leone na entrevista à Bravo!.
Além de Leone, o elenco conta com Alice Wegmann (Lilian, primeira esposa de Ayrton), Camila Márdila (Vivianne Senna, sua irmã), Gabriel Louchard (Galvão Bueno), Hugo Bonemer (Nelson Piquet), Julia Foti (Adriane Galisteu) e Pâmela Tomé (Xuxa).
Para recriar as corridas de Ayrton Senna, a produção construiu 22 réplicas idênticas de carros icônicos e utilizou efeitos visuais para trazer de volta mais de 80 veículos, além de reconstituir autódromos históricos em 21 corridas marcantes da carreira do piloto. “É quase uma ficção-científica, porque os carros não existem mais, as pistas não existem mais”, disse o diretor de fotografia Azul Serra.
As filmagens de Senna ocorreram em quatro países — Brasil, Argentina, Uruguai e Irlanda do Norte —, com as cenas de corrida sendo registradas principalmente em autódromos argentinos.
Leone explicou que a construção de seu personagem começou pela caracterização, como figurino e maquiagem, até alcançar a essência de Senna. “Fomos ajustando todos os detalhes – cabelo, nariz, orelhas – até enxergarmos Ayrton. Ao mesmo tempo, trabalhei para encontrar sua energia, postura e olhar. Só depois disso, nos sentimos prontos para filmar e mergulhar em sua história.”
Confira o trailer completo de “Senna” abaixo: