Avatar do usuário logado
OLÁ,

Suzana Pires viverá Tieta em nova adaptação do clássico de Jorge Amado

A nova versão propõe uma releitura da trama a partir de uma perspectiva feminina, lançando luz sobre a relação entre Tieta e sua irmã Perpétua

Por Redação Bravo!
16 jul 2025, 12h00
tieta-adaptacao-cinema
Eliane Ferreira, Suzana Pires e Joana Mariani (Candé Salles/divulgação)
Continua após publicidade

O clássico da literatura brasileira Tieta do Agreste, escrito por Jorge Amado em 1977, ganhará uma nova adaptação para o cinema, desta vez dirigida por Joana Mariani (Todas as Canções de Amor). A protagonista será interpretada por Suzana Pires (Tropa de Elite, Câncer com Ascendente em Virgem, Casa Grande), sucedendo atrizes emblemáticas como Sônia Braga, no filme de 1996, e Betty Faria, na novela de grande sucesso exibida pela TV Globo em 1989.

A nova versão propõe uma releitura da trama a partir de uma perspectiva feminina, lançando luz sobre a complexa relação entre Tieta e sua irmã Perpétua. O roteiro pretende realçar os embates entre liberdade e repressão, desejo e moralismo, numa atualização que dialoga com debates contemporâneos sobre autonomia feminina, conservadorismo e a imposição de papéis sociais às mulheres.

Na obra original, Jorge Amado conta a história de Tieta, uma jovem expulsa da fictícia cidade de Santana do Agreste por “má conduta”, sob o julgamento moral da família e da comunidade. Anos depois, ela retorna triunfalmente como uma mulher rica e influente, desafiando os valores patriarcais e religiosos da pequena cidade e revelando a hipocrisia dos que antes a condenaram. Por trás da narrativa envolvente, Amado constrói uma crítica mordaz à moralidade provinciana e ao conservadorismo brasileiro, temas ainda bastante sensíveis.

Publicado durante o regime militar, Tieta do Agreste foi um sucesso editorial e simbolizou, como outras obras do autor, uma resistência alegre, sensual e política à censura e à repressão vigentes. A personagem-título se tornou um ícone de empoderamento e liberdade, reverberando não apenas na literatura, mas também na cultura popular brasileira. A novela homônima, por exemplo, alcançou altos índices de audiência e ajudou a sedimentar o lugar de Tieta como uma das figuras femininas mais marcantes da ficção nacional.

Quem é Suzana Pires

Suzana Pires é atriz, roteirista e escritora nascida no Rio de Janeiro, em 13 de junho de 1976. Formada em Filosofia pela PUC-Rio, desenvolveu sua formação artística com nomes como Fátima Toledo e Camila Amado, além de ter estudado teatro no Théâtre du Soleil. Estreou na televisão ainda nos anos 1990 e consolidou sua carreira em novelas e séries da TV Globo, com destaque para a personagem Ivonete, em Caras & Bocas (2009), e para os papéis duplos em Fina Estampa (2011). No cinema, participou de filmes como Tropa de Elite, Casa Grande e De Perto Ela Não É Normal, este último também roteirizado por ela. Suzana se destaca por seu trabalho multifacetado, atuando tanto na frente quanto atrás das câmeras, e foi uma das autoras principais da novela Sol Nascente (2016).

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade