Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

5 brasileiros que fizeram história no Grammy latino 

Ao longo das edições, diversos artistas nacionais, como Caetano Veloso e Maria Rita, se destacaram e entraram para o rol do prêmio

Por Humberto Maruchel
Atualizado em 18 set 2025, 17h18 - Publicado em 17 set 2025, 09h00
caetano-veloso-músico-show
Caetano Veloso (Desirée do Valle/divulgação)
Continua após publicidade

Quando se fala em música, o Brasil continua sendo um farol de criatividade e talento. Apesar das dificuldades históricas de conquistar espaço em premiações internacionais (algo que se vê especialmente no cinema), não há como ignorar a força de nossos artistas. No cenário musical, nomes como Gilberto Gil, Milton Nascimento e Ivan Lins mostram por que o país segue em destaque no mapa global da música.

O Grammy Latino, criado para celebrar a música feita na língua espanhola e portuguesa, tem sido uma importante vitrine para o talento brasileiro. Ao longo das edições, diversos artistas nacionais se destacaram e entraram para a história do prêmio, deixando claro que o Brasil é um grande exportador de ritmos, melodias e excelência musical.

Neste ano, o Grammy Latino será realizado em 13 de novembro (quinta-feira), no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Os indicados serão anunciados em 17 de setembro.

Ivan Lins

ivan-lins
Ivan Lins (Daniel Ebendinger/reprodução)

O cantor e compositor acumula importantes reconhecimentos internacionais. Neste ano, será homenageado pelo conjunto da obra no Grammy Latino. Além disso, foi o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio principal da cerimônia de 2005, vencendo na categoria de Melhor Álbum por Cantando Histórias (2004).

Caetano Veloso

caetano-veloso-músico-show
Caetano Veloso (Desirée do Valle/divulgação)

Caetano Veloso é um dos artistas mais influentes da música brasileira. Com uma carreira que atravessa mais de seis décadas, ele conquistou 12 Grammys Latinos (e 32 indicações) e 2 Grammys, além de ser reconhecido como Personalidade do Ano pela Latin Recording Academy em 2012. Em 2024, foi indicado ao Grammy Latino na categoria Álbum do Ano com o disco Xande Canta Caetano.

Continua após a publicidade

Maria Rita

maria-rita
Maria Rita (Bianca Tatamiya/reprodução)

A cantora causou grande furor ao lançar seu primeiro álbum, em 2003. Fãs de Elis Regina se emocionaram com sua voz e a semelhança com a mãe. O disco homônimo rapidamente ganhou destaque no Grammy Latino de 2004, levando os prêmios de Melhor Álbum de MPB, Melhor Canção Brasileira (“A Festa”, de Milton Nascimento) e Melhor Artista Revelação, tornando Maria Rita a primeira brasileira a vencer nesta categoria.

Gilberto Gil

Gilberto Gil
(Pridia/divulgação)

Gil não precisa de muitas apresentações: é um dos maiores artistas do planeta. Os prêmios, portanto, são apenas um detalhe diante de sua trajetória. Ainda assim, ele está entre os mais premiados no Grammy Latino, com seis troféus, incluindo: Melhor Álbum de Música Brasileira (2000 e 2001), Personalidade do Ano (2003), Melhor Álbum de Raízes Brasileiras (2010), e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (2010 e 2019). E um total de 18 indicações.

Liniker

liniker-single-disco-caju-
(Rony Hernandes/divulgação)
Continua após a publicidade

Com uma carreira relativamente curta, Liniker já coleciona conquistas importantes. Em 2022, tornou-se a primeira artista trans brasileira a vencer na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com Indigo Borboleta Anil.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade