Avatar do usuário logado
OLÁ,

6 livros infantis clássicos que você precisa ter em casa

As histórias que atravessam gerações nos emocionam e plantam sementes de imaginação e empatia desde cedo

Humberto MaruchelPor Redação Bravo!
19 jul 2025, 09h00
literatura-infantil-chapeuzinho-vermelho
Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque (Reprodução/reprodução)
Continua após publicidade

Em meio a telas, cliques e distrações digitais, abrir um livro infantil pode ser um convite valioso ao encantamento, tanto para crianças quanto para adultos. As histórias que atravessam gerações nos entretêm, mas também ensinam, emocionam e plantam sementes de imaginação e empatia desde cedo. A seguir, selecionamos seis livros infantis clássicos que merecem um lugar permanente na estante da sua casa, e no coração dos pequenos leitores.

 

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry Muito além de um conto sobre um garoto vindo de outro planeta, esta fábula filosófica fala de afeto, perda e da importância de ver com o coração.

pequeno-principe-antoine-saint-exupery-cobra-chapeu-ovelha-rosa-raposa
(Harper Kids/divulgação)

Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado Com leveza e delicadeza, o livro exalta a beleza da diversidade racial por meio da história de uma menina negra que encanta um coelho branco curioso.

editora-atica-menina-bonita-laco-fita-ana-maria-machado-negra
(Ática/reprodução)

Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha Neste livro, Ruth Rocha transforma situações cotidianas em narrativas encantadoras, protagonizadas por crianças urbanas cheias de criatividade. Marcelo inventa palavras, Teresinha e Gabriela descobrem afinidades inesperadas e Caloca aprende sobre o valor da amizade.

ruth-rocha-salamandra-marcelo-marmelo-martelo
(Salamandra/reprodução)

Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos O pequeno Zezé encontra consolo e companhia em uma árvore de quintal. Um clássico comovente sobre infância, dor, fantasia e afeto em meio à pobreza.

meu-pe-laranja-lima-melhoramentos-jose-mauro-vasconcelos
(Melhoramentos/divulgação)
Continua após a publicidade

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado (ilustrações de Carybé) Uma fábula sobre um amor improvável entre dois seres de mundos distintos. Poético e delicado, o livro trata de liberdade, preconceito e afetos possíveis.

gato-malhado-andorinha-sinha-jorge-amado-caribe-companhia-das-letrinhas
(Companhia das Letrinhas/reprodução)

Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque (ilustrações de Ziraldo) Nessa releitura moderna do conto clássico, o medo vira personagem. Com ritmo e humor, a história ensina as crianças a nomear e enfrentar seus receios.

chapeuzinho-amarelo-chico-buarque-ziraldo-yellowfante
(Yellowfante/reprodução)

 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade