Fernanda Montenegro realizará recital de poesias aberto ao público
Em 13 de março, a consagrada atriz participará de um recital de poesias promovido pela Academia Brasileira de Letras (ABL

Fernanda Montenegro voltará a ocupar o centro das atenções. Em 13 de março, a consagrada atriz brasileira participará de um recital de poesias promovido pela Academia Brasileira de Letras (ABL). O evento será aberto ao público, mediante inscrição prévia.
Sob o título “Uma Academia Toda Prosa”, Fernanda recitará textos de colegas “imortais” como Ailton Krenak, Ana Maria Machado, Antônio Torres, Domício Proença Filho, Edgard Telles Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão, Paulo Coelho, Ruy Castro e, claro, do fundador Machado de Assis. Membro da ABL desde março de 2022, a atriz reafirma seu compromisso com a literatura e a cultura brasileira.
As inscrições para o evento estarão disponíveis a partir de fevereiro no site oficial da ABL.
No ano passado, Fernanda Montenegro alcançou outro marco histórico em sua trajetória. Única brasileira indicada ao Oscar, ela também entrou para o Guinness Book ao reunir o maior público em uma leitura filosófica.
Em agosto de 2024, a atriz realizou uma leitura dramática de textos de Simone de Beauvoir no Parque Ibirapuera, atraindo uma plateia de 15 mil pessoas. O evento marcou o encerramento de uma temporada de sucesso absoluto no Teatro Raul Cortez, em São Paulo, em celebração aos seus 80 anos de carreira.
Na ocasião, Fernanda leu trechos de A Cerimônia do Adeus, obra profundamente pessoal de Simone de Beauvoir que aborda temas como a velhice, a morte e sua longa relação com Jean-Paul Sartre.
Já em 2025, atriz que completou 95 anos protagonizará Vitória, de Andrucha Waddington, baseado na história real de Joana Zeferino da Paz, conhecida como Vitória da Paz. O filme retrata o caso de uma mulher que, durante dois anos, gravou o tráfico de drogas em Copacabana, revelando a cumplicidade da polícia. Suas gravações, registradas em oito fitas VHS, foram usadas como base para uma grande reportagem investigativa do jornal Extra. A identidade de Vitória foi revelada recentemente, após a sua morte.