Flitabira 2025: autores se reúnem em Itabira para celebrar legado de Drummond
O evento, que acontece até 2 de novembro, tem programação gratuita e homenagem a Conceição Evaristo, Loyola Brandão, Milton Hatoum e Ana Maria Machado
Nos últimos dias deste mês, Itabira (MG) se transforma em um ponto de encontro para leitores, escritores e pesquisadores de todo o país. Até 2 de novembro, a cidade abriga a 5.ª edição do Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira, que neste ano se organiza em torno do tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”. Durante quatro dias, com programação gratuita, o teatro da FCCDA será palco de debates, oficinas e lançamentos, explorando como a literatura pode dialogar com os dilemas sociais, culturais e históricos do presente.
Nesta edição, o festival celebra os 80 anos de A Rosa do Povo, obra de Carlos Drummond de Andrade – nascido em Itabira –, publicada em 1945, que marca a transição do intimismo do poeta para uma voz coletiva, expressando dores e esperanças de um período conturbado.
O evento também homenageia quatro grandes autores da literatura brasileira contemporânea: Conceição Evaristo, Ignácio de Loyola Brandão, Milton Hatoum e Ana Maria Machado.
O festival reúne ainda uma programação plural, com escritores, jornalistas, pesquisadores e artistas de diferentes gerações e origens. Entre os convidados estão nomes como Aírton Souza, Camila Fabbri, Isabela Noronha, Leo Cunha, Paloma Jorge Amado, Ricardo Aleixo e Itamar Vieira Junior. Curadores e idealizadores, como Bianca Santana, Jeferson Tenório, Sérgio Abranches e Afonso Borges, participam das discussões, garantindo a diversidade de perspectivas sobre literatura e sociedade.
Além de debates e rodas de conversa, o 5.º Flitabira inclui lançamento de livros, oficinas, exposições, atividades infantis e juvenis, música e o projeto “Flitabira da Gente”, que integra empreendedores locais à programação. O festival mantém iniciativas como o Prêmio de Redação e Desenho, voltado a estudantes de 4 a 18 anos, e a Maratona de Leitura – Seja Breve, que combina leitura e produção textual em curto período.
O festival também inclui ações voltadas à sustentabilidade. Em parceria com o Instituto Terra, fundado por Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, serão plantadas árvores nativas para compensar parte das emissões de carbono geradas pela estrutura do evento e pelo deslocamento de participantes.
5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo
Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro, Itabira – MG
Entrada gratuita
Christo e Jeanne-Claude: conheça o casal de artistas que reinventou a arte contemporânea
10 séries nacionais imperdíveis que estreiam em 2025
Dia Nacional do Livro no Brasil: 5 lançamentos para ter na prateleira
Quem é Kelner Macêdo, ator revelação de Guerreiros do Sol?
Ranking: 100 melhores livros brasileiros segundo a Bravo!