5 frases inspiradoras de Mario Sérgio Cortella, do livro “Faça o Teu Melhor”
Livro do filósofo brasileiro convida leitores à valorização da jornada pessoal

Em um cenário de cobranças constantes por produtividade, como equilibrar ambição e autocompaixão? Esse é um dos temas centrais de Faça o Teu Melhor!: Aprimorar a competência, recusar a mediocridade, exuberar a vida, obra do filósofo Mario Sergio Cortella, publicada pela Editora Planeta. Reconhecido por traduzir conceitos filosóficos para o cotidiano, o autor oferece reflexões sobre como buscar propósito e crescimento, mesmo em meio às imperfeições.
Inspirado pelos versos de Fernando Pessoa e seus heterônimos, especialmente Ricardo Reis, Cortella desafia o leitor a buscar o que há de mais elevado em sua capacidade de agir e conviver. A célebre frase de Pessoa — “tudo vale a pena se a alma não for pequena” — ecoa ao longo do livro, reforçando a ideia de que a excelência está ligada à grandeza interior. O próprio Cortella retoma o verso de Ricardo Reis, “Põe quanto és / no mínimo que fazes”, para sublinhar a importância de entregar-se integralmente às ações cotidianas, por mais simples que pareçam.

O livro é organizado em 15 capítulos, cada um abordando desafios específicos para evitar a estagnação e cultivar uma vida plena, com abordagens que incentivam o leitor a repensar sua relação com o sucesso e o fracasso. Apesar de não trazer citações literais no formato de “frases prontas”, Cortella desenvolve ideias que ecoam ensinamentos como:
1. A vida honrosa é o que fazemos dela; ainda que não realize todo o desejado, não deixe de ter honradas as escolhas quando estes podem ser feitas.
2. Viver pode não ser preciso, mas ficar sempre ancorado no mesmo porto certamente deixa a vida menor, e a decisão na vida de procurar fazer o melhor de si afasta esse apequenamento.
3. Para reconhecer que o imponderável pode se fazer presente, é preciso ter humildade para saber que não é possível controlar todas as variáveis.
4. A certeza permite que façamos aquilo que já vínhamos fazendo. A dúvida nos permite avançar em territórios desconhecidos.
5. O erro é uma possibilidade na vida, não uma sentença na qual a pessoa se reduz ao próprio erro cometido.
Novo livro de Mario Sergio Cortella: Faça o teu melhor!: "Aprimorar a competência, recusar a mediocridade, exuberar a vida" (Editora Planeta)

Mario Sergio Cortella, um dos filósofos mais influentes do Brasil, nos convida a refletir sobre a importância de fazer o nosso melhor em cada aspecto da vida.
Inspirado por versos de Fernando Pessoa e seus heterônimos, especialmente Ricardo Reis, Cortella nos desafia a buscar o que há de mais elevado em nossa capacidade de agir e conviver.
Este livro é um convite para que cada leitor se dedique a fazer o melhor, de forma íntegra e comprometida, com a convicção de que “tudo vale a pena se a alma não for pequena”, tal como dito por Pessoa.
• “Põe quanto és / no mínimo que fazes”, Ricardo Reis
1. O risco da mediocridade
2. O melhor, com ética e estética
3. Síndrome do possível
4. Decisão para a vida
5. Os ossos e os ofícios
6. Quem se acha perde
7. Aprender com as diferenças
8. Tudo não é 100%
9. Caprichar ou desleixar, é só deixar
10. Biópsia × autópsia
11. Memórias e propósitos
12. Nas condições que você tem
13. Ai, que preguiça…
14. Posso ter satisfação (ou não)
15. Pratos em equilíbrio