Continua após publicidade

Geovani Martins e o ofício da escrita no Sesc 14-Bis

Autor do romance finalista do Jabuti ‘Via Ápia’ fará bate-papo literário na quarta-feira 21/1; Mediação é da pesquisadora Camila Dias

Por Redação Bravo!
Atualizado em 22 jan 2024, 16h11 - Publicado em 22 jan 2024, 16h08
via-ápia-livro
Capa do livro "Via Ápia", de Geovani Martins (Companhia das Letras), finalista do Prêmio Jabuti 2023 (divulgação/divulgação)
Continua após publicidade
O Sesc 14 Bis, em São Paulo, recebe no dia 24/1, quarta-feira, às 19h, o escritor Geovani Martins para uma conversa sobre seus livros “Via Ápia” – finalista na categoria de Romance Literário – e “O sol na cabeça”, lançado em 2018, que está em adaptação para o audiovisual.
A mediação será de Camila Dias, pesquisadora de literaturas negro-brasileiras, cocriadora e mediadora do projeto “Leituras decoloniais” e criadora e mediadora do projeto “Lendo escritores negro-brasileiros”.

 

A proposta do encontro é tratar tanto os altos e baixos do ofício da escrita e também o olhar do escritor carioca olhar sobre a comunidade onde cresceu e que inspira suas histórias. O autor irá dividir o seu caminho até o lançamento de seus primeiros contos e como sua prosa visceral ganhou espaço na literatura mundial e na crítica especializada.

geovani-martins-escritor
Geovani Martins conversa com Camila Dias no Sesc 14 Bis (Ana Alexandrino/arquivo pessoal)

Rio, 27 de julho de 2011
Ainda falta uma hora pra cantar parabéns. Washington sobe e desce o salão, olha pro relógio.
É sempre aquela história; quando curte um lazer, o ponteiro não tem pena, em cinco minutos passa um mês. No trabalho que é foda, tudo se arrasta. Ainda mais com essa larica que não para de crescer. Sem dar muita confiança pra ninguém, ele oferece os salgados integrais de mesa em mesa. Aqueles pastéis de ricota nunca foram tão atraentes.

Trecho do livro “Via Ápia”, de Geovani Marins (Companhia das Letras)
Sobre o autor:
Geovani Martins nasceu em 1991, em Bangu, no Rio de Janeiro. Trabalhou como “homem-placa”, atendente de lanchonete e de barraca de praia. Em 2013 e 2015, participou das oficinas da Festa Literária das Periferias, a Flup. Publicou alguns de seus contos na revista Setor X e foi convidado duas vezes para a programação paralela da Flip. Em sua escrita, a juventude da periferia urbana do Rio de Janeiro assume a centralidade da narrativa, mesclando a linguagem coloquial e a norma culta com fluidez. Tem como livros publicados “O Sol na Cabeça” (2018) e “Via Ápia (2022), ambos pela editora Companhia das Letras.
“Via Ápia” e “O sol na cabeça”: a literatura de Geovani Martins

Dia 24/1. Quarta, das 20h às 21h30.
Biblioteca – Térreo – Sesc 14 Bis
R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo – SP
Ingressos: grátis

Publicidade