Continua após publicidade

Prêmio Jabuti 2023: confira a lista completa de semi-finalistas

Câmara Brasileira do Livro (CBL) recebeu 4.245 inscrições este ano; Seleção com os 5 finalistas das 21 categorias será divulgada no dia 21 de novembro

Por Laís Franklin
Atualizado em 6 dez 2023, 19h07 - Publicado em 9 nov 2023, 18h26
 (Laís Brevilheri/Redação Bravo!)

Aqui estão os semi-finalistas da 65ª edição Jabuti, o prêmio de literatura mais relevante do país! Este ano, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) recebeu 4.245 inscrições para 21 categorias. 

Publicidade

Cristovão Tezza já havia sido indicado ao Prêmio São Paulo de Literatura com “Beatriz e o poeta”, publicado pela Editora Todavia e faz a dobradinha com o mesmo livro no Eixo Literatura no Jabuti. Ainda na categoria de Romance Literário, destaque também para “Via Ápia” (Companhia das letras), do jovem carioca Geovani Martins

Publicidade

A cantora e compisitora Zélia Duncan entrou na categoria de Crônica com Benditas coisas que eu não sei: músicas, memórias, nostalgias felizes (Agir Editora).

No Eixo Não Ficção, em Biografia e Reportagem, o Grupo Companhia das Letras foi indicado com seis obras, entre  “Arrabalde: em busca da Amazônia”, de João Moreira Salles e “O exercício da incerteza”, do médico Dráuzio Varella.

Publicidade

“Dalton Paula: O sequestrador de almasa” (Cobogó), escrito pelo artista Dalton Paula e pela curadora Lilia Moritz Schwarcz, “Rubem Valentim (1922-1991) sagrada geometria” (Edições Pinakotheke) de Bené Fonteles e “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito” (IMS), de Sérgio Burgi, entraram no corte da categoria de Artes do Eixo de Não Ficção.

Livro Dalton Paula- O sequestrador de almas-capa
Livro Dalton Paula: O sequestrador de almas, semi-finalista do Prêmio Jabuti 2023 (Dalton Paula/divulgação)

A obra “Frankenstein”, editada pelo Clube de Literatura Clássica, havia sido indicada na categoria de Ilustração, mas foi revista e desclassificada por ter usado ferramentas de inteligência artificial (IA) em sua concepção. Vicente Pessôa, designer responsável pelas ilustrações de “Frankenstein”, utilizou a ferramenta de IA Midjourney para criar as imagens e a situação gerou controversia nas redes sociais. 

Publicidade
Continua após a publicidade

Os cinco finalistas de cada categoria foram divulgados no dia 21 e os vencedores foram premiados em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 5 de dezembro. Descubra a lista de vencedores aqui.

Premio-Jabuti-livro-frankenstein
Frankenstein, ilustrador por Vicente Pessôa com uso de Midjourney (Instagram @clubedeliteraturaclassica/reprodução)

Confira abaixo os autores e livros semi-finalistas do Prêmio Jabuti 2023 e aproveite para renovar a biblioteca comprando uma ou mais obras online:

Publicidade

Eixo: Literatura

Conto

planta-oracao

Publicidade
Continua após a publicidade

Crônica

Histórias em quadrinhos

Infantil

Juvenil

Poesia

Romance de Entretenimento

Livro-Cristovao-Tezza-Beatriz-e-o-poeta-Todavia-Editora-Capa
(Divulgação/divulgação)

Romance Literário

Eixo: Não Ficção

Artes

Biografia e Reportagem

Ciências

Ciências Humanas

Ciências Sociais

Economia Criativa

Eixo: Produção Editorial

Capa

Ilustração

Projeto Gráfico

Tradução

Eixo: Inovação

Escritor(a) Estreante

Fomento à leitura

Livro brasileiro publicado no exterior

Publicidade
Publicidade