Avatar do usuário logado
OLÁ,

Os livros que inspiraram os filmes indicados ao Oscar 2025

De "Ainda estou aqui", passando por "Conclave" e "Duna 2", descubra 9 livros que foram adaptados para filmes indicados para a 97ª edição do Oscar

Por Redação Bravo!
Atualizado em 18 mar 2025, 18h49 - Publicado em 27 jan 2025, 09h00
livros-oscars-inspiracao-filmes-baseados-romance-livro-biografia
 (Arte/Redação Bravo!)
Continua após publicidade

O anúncio dos filmes indicados ao Oscar, na última quinta-feira (23), deixou os brasileiros ansiosos com Ainda estou aqui, de Walter Salles, sendo finalista em três categorias. Agora, resta aguardar os resultados (com clima de Copa do Mundo em meio ao Carnaval) até o dia 2 de março. A 97ª edição do Oscar trouxe outras surpresas, incluindo uma série de filmes adaptados de renomadas obras literárias, que vão de clássicos a títulos contemporâneos premiados.

 

 

A cinebiografia de Bob Dylan, Um completo desconhecido, por exemplo, foi indicada em oito categorias — incluindo a de Melhor Filme. A obra teve roteiro adaptado do best-seller ainda inédito no Brasil “Dylan Goes Electric!: Newport, Seeger, Dylan, and the Night That Split the Sixties”. O principal concorrente do Brasil na premiação, Emília Pérez, de Jacques Audiard, foi livremente inspirado no livro Écoute, do autor francês Boris Razon. Descubra mais detalhes sobre esses e outros livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar 2025 na lista a seguir:

-dylan-goes-eletric-biografia-elijah-wald
Capa do livro “Dylan Goes Electric!: Newport, Seeger, Dylan, and the Night That Split the Sixties”, de Elijah Wald (Dey Street Books/reprodução)

Dylan Goes Electric!: Newport, Seeger, Dylan, and the Night That Split the Sixties, de Elijah Wald

O roteiro de Um completo desconhecido foi adaptado por James Mangold e Jay Cocks. Em Dylan Goes Electric!, Elijah Wald revisita a histórica performance elétrica de Bob Dylan no Newport Folk Festival de 1965, que marcou a transição do folk para o rock e transformou a música popular. O autor explora as tensões culturais e musicais do período, destacando a evolução artística de Dylan e seu impacto duradouro na cultura dos anos 1960. O livro ainda não foi traduzido para o português.

conclave-robert-harris
Capa do livro “Conclave”, de Robert Harris (Alfaguara) (Alfaguara/reprodução)

Conclave – O poder de Deus, a ambição dos homens, de Robert Harris

Escrito por Robert Harris, Conclave é um drama ambientado no Vaticano, onde o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) é encarregado de coordenar a eleição de um novo Papa após a morte do Pontífice anterior. À medida que o processo avança, Lawrence se vê envolvido em uma teia de segredos e intrigas que desafiam sua fé e ameaçam os alicerces da Igreja Católica.

No Brasil, o livro foi publicado pelo selo Alfaguara da Companhia das Letras. O roteiro do filme dirigido por Edward Berger foi escrito por Peter Straughan. No Oscar 2025, o longa concorre em oito categorias: melhor filme, ator (Ralph Fiennes), atriz coadjuvante (Isabella Rossellini), roteiro adaptado, edição, design de produção, figurinos e música original. O filme estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (23). 

Continua após a publicidade
reformatório-nickel-nickel-boys-colson-whitehead
Capa do livro “O Reformatório Nickel”, de Colson Whitehead (Harper Collins) (Harper Collins/reprodução)

O Reformatório Nickel (Nickel Boys), de Colson Whitehead

Uma das surpresas do Oscar 2025 foi a nomeação de Nickel Boys na categoria de Melhor Filme. A obra, que também concorre na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, foi inspirada no livro O reformatório Nickel, de Colson Whitehead, vencedor do Prêmio Pulitzer em 2020.

Ambientada na segregada Tallahassee dos anos 1960, a história acompanha Elwood Curtis, um jovem inspirado pelas palavras de Martin Luther King, que vê seu futuro promissor desmoronar ao ser enviado injustamente ao reformatório Nickel. Lá, ele enfrenta abusos e corrupção em um ambiente brutal. Dividido entre seus ideais e o ceticismo de seu amigo Turner, Elwood precisa decidir entre resistir pacificamente ou lutar para sobreviver. O livro está disponível em português pela Harper Collins.

ecoute-boris-razon-frances
(Stock/reprodução)

Écoute, de Boris Razon

O filme com o maior número de indicações ao Oscar (foram 13 no total), e principal rival de Ainda estou aqui, Emília Pérez, de Jacques Audiard, foi livremente inspirado no livro Écoute, do autor francês Boris Razon. A trama acompanha Rita (Zoe Saldaña), advogada de um grande escritório, contratada por Manitas (Karla Sofía Gascón), líder de um cartel, para ajudá-lo a abandonar o crime e realizar seu sonho secreto: tornar-se a mulher que sempre desejou ser. Ainda pouco conhecido, o romance não foi traduzido para o português até o fechamento desta reportagem. O longa-metragem estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de fevereiro. 

Continua após a publicidade

Em quais categorias “Emilia Pérez” concorre no Oscar 2025?

  • Melhor Filme
  • Melhor Direção (Jacques Audiard)
  • Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón)
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña)
  • Melhor Canção Original (“Mi Camino” e “El Mal”)
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Filme Internacional
  • Melhor Cabelo e Maquiagem
  • Melhor Trilha Sonora Original
  • Melhor Edição
  • Melhor Som
  • Melhor Fotografia
sing-sing-john-h-richardson-kindle
Artigo “The Sing Sing Follies (A Maximum Security Comedy)”, de John H. Richardson, inspirou filme indicado ao Oscar 2025 (Amazon/reprodução)

Sing Sing/The Sing Sing Follies (A Maximum Security Comedy), de John H. Richardson

Embora não tenha sido adaptado de um livro, o filme de Greg Kwedar foi inspirado em um artigo publicado em 2005 na revista Esquire, intitulado The Sing Sing Follies (A Maximum Security Comedy), de John H. Richardson. A história narra a trajetória de Divine G, um homem preso injustamente que encontra propósito ao entrar para um grupo de teatro com outros detentos, incluindo um recém-chegado desconfiado. Inspirado por uma história real, Sing Sing celebra a resiliência, a humanidade e o poder transformador da arte, com um elenco composto por ex-detentos.

No Oscar 2025, Sing Sing concorre em três categorias: Melhor Ator (Colman Domingo), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original (“Like a Bird”, de de Adrian Quesada & Abraham Alexander). 

Continua após a publicidade
wicked-magico-oz-gregory-maguire
Capa do livro “Wicked”, de Gregory Maguire (DarkSide® Books) (Darkside/reprodução)

Wicked: A História Não Contada Das Bruxas de Oz, de Gregory Maguire 

Outro favorito do Oscar, Wicked, adaptado do livro de Gregory Maguire, oferece uma nova perspectiva sobre Oz ao contar a história de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste. Desde o nascimento, marcada por sua pele verde e rejeição pela sociedade, até os eventos que a transformam em uma figura temida, o livro revela uma personagem complexa e incompreendida. Criada em Munchkinland, Elphaba lida com o preconceito e tenta encontrar seu lugar no mundo enquanto enfrenta uma relação conturbada com sua irmã Nessarose, futura Bruxa Má do Leste, e sua colega de quarto na universidade, Glinda, que se tornará a Bruxa Boa do Norte.

Quais categorias Wicked está concorrendo no Oscar 2025? 

  • Melhor Atriz (Cynthia Erivo)
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Ariana Grande)
  • Melhor Figurino
  • Melhor Trilha Sonora Original
  • Melhor Design de Produção
  • Melhor Edição
  • Melhor Som
  • Melhores Efeitos Visuais
  • Melhor Filme
duna-dois-messias-duna-frank-hebert
Capa do livro “Messias de Duna: de Frank Herbert” (Aleph Editora) (Editora Aleph/reprodução)

Messias de Duna: de Frank Herbert

Em Messias de Duna, doze anos após Paul Atreides se tornar imperador e messias, ele enfrenta as consequências de seu poder sobre o vasto império que criou. A expansão dos fremen e sua filosofia causam conflitos com facções contrárias, gerando uma grande disputa política nos bastidores. Paul, agora Muad’Dib, é o único capaz de decidir o destino de todos. O segundo livro da saga de Frank Herbert explora o lado humano dos personagens e amplia o universo de Duna abordando questões políticas, filosóficas e religiosas, enquanto continua a épica história de poder, vingança e redenção. A obra de ficção científica foi adaptada por Denis Villeneuve, com Timothée Chalamet no papel principal e recebeu cinco indicações na principal premiação de Hollywood. 

Continua após a publicidade

Quais categorias “Duna: parte 2” concorre no Oscar 2025?

  • Melhor Filme
  • Melhor Design de Produção
  • Melhor Som
  • Melhores Efeitos Visuais
  • Melhor Fotografia
dracula-bram-stoker-vampiro-nosferatu
Capa do livro “Drácula”, de Bram Stoker (Principis) (Editora Principis/reprodução)

Drácula, de Bram Stoker

O romance de Bram Stoker, de 1897, inspirou o filme Nosferatu, que ganhou três versões: 1922, 1977 e 2024. A última adaptação, Nosferatu, foi dirigida por Robert Eggers. Thomas Hutter viaja para a Transilvânia em 1838, a fim de negociar com o misterioso Conde Orlok, que deseja comprar uma propriedade na cidade de Hutter. Durante a jornada, ele é alertado por moradores locais para desistir da viagem. Chegando ao castelo de Orlok, Hutter é aprisionado, enquanto o conde segue em direção à esposa de Hutter, Ellen. A relação entre ela e Orlok, marcada por um estranho magnetismo, torna-se o centro do enredo. No Oscar 2025, o longa-metragem recebeu indicações em categorias técnicas de Melhor Cabelo e Maquiagem,
Melhor Figurino, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção.

livros-mais-vendidos-2024-bestsellers-recomendacao-ravo
Capa do livro “Ainda estou aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, que inspirou o filme homônimo de Walter Salles (Alfaguara/divulgação)

Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva

A esta altura você já deve saber que a aclamada obra de Walter Salles foi adaptada do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. O livro, inclusive voltou a ocupar as listas de mais vendidos no país após o lançamento do filme. A trama acompanha a trajetória de Eunice Paiva após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar. O livro, escrito pelo filho do casal, narra como Eunice se manteve resiliente na busca pelo esposo, manteve a união da família e se tornou uma importante defensora dos direitos humanos no Brasil. 

Continua após a publicidade

“Ainda Estou Aqui” foi indicado em quais categorias do Oscar 2025?

  • Melhor Filme
  • Melhor Atriz (Fernanda Torres)
  • Melhor Filme Internacional
Publicidade