Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Marx de graça pela UBU: saiba onde baixar

A Editora Ubu disponibilizou gratuitamente o PDF de sua edição do Livro I de O Capital, de Karl Marx em seu site

Por Redação Bravo!
20 ago 2025, 09h00
karl-marx-o-capital
Marx e Engels na redação do jornal Neue Rheinische Zeitung (Foto: Granger/reprodução)
Continua após publicidade

A Editora Ubu disponibilizou gratuitamente o PDF de sua edição do Livro I de O Capital, de Karl Marx, diretamente em seu site, como parte da ação no dia do estudante (11/8). A publicação traz tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe, sob coordenação de Paul Singer, e tem como base a edição brasileira originalmente publicada pela Editora Abril em 1980. Esta nova versão passou por revisão da própria Ubu. Na época do lançamento original, ainda sob o regime militar, obras como O Capital eram frequentemente consideradas “literatura adversa ou pornográfica” pelo Serviço Nacional de Informações (SNI), por difundir ideias consideradas contrárias aos interesses do Estado.

Do que se trata

O Livro I de O Capital analisa a produção da riqueza no capitalismo, mostrando como o capital se forma, circula e se multiplica através do processo de produção de mercadorias e da extração de mais-valia. Marx distingue valor de uso, relacionado à utilidade da mercadoria, de valor de troca, que depende do trabalho socialmente necessário para produzi-la, e introduz o conceito de trabalho abstrato, que quantifica o esforço humano incorporado às mercadorias.

CAPITAL-KARL-MARX
Edições de O Capital, da UBU (Ubu Editora/reprodução)

O dinheiro se transforma em capital quando é usado para gerar mais valor, principalmente pela aquisição da força de trabalho e dos meios de produção. O ponto central da obra é a explicação de que o capitalista obtém lucro ao extrair do trabalhador mais trabalho do que é pago em salários, seja por meio da extensão da jornada de trabalho (mais-valia absoluta) ou pelo aumento da produtividade sem prolongar o tempo de trabalho (mais-valia relativa).

Continua após a publicidade

Marx também discute a acumulação de capital, evidenciando como o processo perpetua desigualdades entre capitalistas e trabalhadores e reforça a concentração de riqueza. O Livro I oferece uma análise detalhada de como o capitalismo gera riqueza e exploração por meio do trabalho e da mercadoria, estabelecendo os conceitos fundamentais para sua crítica ao sistema econômico.

Acesse o site para baixar a edição.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade