Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Leia os livros vencedores do Jabuti 2025 de graça no BiblioSP Digital

Entre elas, estão O Ouvidor do Brasil: 99 Vezes Tom Jobim, de Ruy Castro, vencedor como Livro do Ano, e Vento em Setembro, de Tony Bellotto

Por Redação Bravo!
9 nov 2025, 09h00
ruy-castro
Ruy Castro (divulgação/divulgação)
Continua após publicidade

Nem sempre é preciso pagar para acessar o que há de melhor na literatura brasileira contemporânea. Pouco depois da cerimônia do Prêmio Jabuti 2025, a plataforma BiblioSP Digital passou a disponibilizar gratuitamente diversas obras vencedoras e indicadas da premiação — entre elas O Ouvidor do Brasil: 99 Vezes Tom Jobim, de Ruy Castro, vencedor como Livro do Ano, e Vento em Setembro, de Tony Bellotto.

O projeto, mantido pelo Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, reúne mais de 17 mil títulos em formato digital, incluindo audiolivros e recursos de acessibilidade. A iniciativa permite que leitores explorem, de forma livre, parte expressiva da produção literária recente e clássica do país.

Em O Ouvidor do Brasil, Ruy Castro seleciona 99 textos escritos por Tom Jobim, revelando um lado menos conhecido do compositor, cronista atento, irônico e afiado que acompanhou de perto os bastidores da música brasileira nos anos 1950 e 1960. Já em Vento em Setembro, Tony Bellotto transporta o leitor para os anos de ditadura, construindo um suspense em que o passado político e as contradições humanas se cruzam.

Entre outros vencedores do Jabuti 2025 disponíveis na BiblioSP Digital estão Felicidade Ordinária, da psicanalista Vera Iaconelli, premiado na categoria Saúde e Bem-Estar, e A Essência de Empreender, autobiografia de Miguel Krigsner, criador do Grupo Boticário, vencedora em Negócios.

A plataforma também reúne obras de autores homenageados e indicados, como Armando Freitas Filho, com Dever e Arremate; Ana Maria Machado, com 17 títulos disponíveis; e Daniel Munduruku, que tem 12 livros, entre eles Estações. O escritor Raphael Montes, finalista deste ano com Uma Família Feliz, marca presença com sete obras no acervo, incluindo O Vilarejo e Jantar Secreto.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade