Avatar do usuário logado
OLÁ,

Saiba como ajudar livrarias e espaços culturais do RS

Mapeamos estabelecimentos culturais atingidos pelos temporais que necessitam de ajuda; saiba como apoiar

Por Redação Bravo!
Atualizado em 8 Maio 2024, 18h29 - Publicado em 8 Maio 2024, 10h00
rio-grande-do-sul-enchentes-como-ajudar
SOS Rio Grande do Sul: saiba como ajudar livrarias e instituições culturais que foram atingidas pelas enchentes  (arte/Redação Bravo!)
Continua após publicidade

Mais de 400 municípios gaúchos foram afetados, resultando em pelo menos 100 mortes e mais de 160 mil pessoas desalojadas devido às inundações decorrentes das intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul na última semana. Mais de 100 indivíduos permanecem desaparecidos.

Em poucos dias, o cenário das cidades do RS foi completamente transformado pelo ‘mar de lama’. Enquanto a água continua a estagnar e novas chuvas são previstas, grande parte da região metropolitana permanecerá inundada nas próximas semanas. Diante dessa catástrofe, a população está contabilizando suas perdas. Além dos impactos das mudanças climáticas das últimas décadas, foi evidenciada a falta de políticas públicas e investimentos para mitigar as consequências de eventos climáticos extremos.

A Bravo! se une a diversos veículos de comunicação que têm fornecido informações para auxiliar na recuperação do estado. Abaixo, listamos algumas livrarias e centros culturais que necessitam de ajuda. Este texto será atualizado conforme novas informações surgirem.

Livraria Taverna (@livrariataverna):
Até ontem (7), a livraria localizada no Centro Histórico de Porto Alegre estava inundada, resultando em danos ao mobiliário e a muitos livros. O livreiro Ederson Lopes compartilhou imagens das circunstâncias no local. Eles estão aceitando doações de qualquer valor. Para doar, basta fazer um PIX para a chave: livrariataverna@gmail.com.

View this post on Instagram

A post shared by Livraria Taverna (@livrariataverna)

Continua após a publicidade

Ama Livros (@ama.livros):
A distribuidora de livros para jovens leitores também foi afetada pela enchente. Grande parte das publicações foi armazenada na residência do escritor Antônio Schimeneck. No entanto, ainda não têm uma dimensão clara do prejuízo. As instruções sobre como ajudar serão atualizadas em breve.

View this post on Instagram

A post shared by Ama Livros (@ama.livros)

Cirandar (@cirandarong):
A biblioteca comunitária localizada no Centro Histórico de Porto Alegre também está debaixo d’água, e os danos ainda não foram quantificados. Os representantes lançaram uma campanha para reconstruir a biblioteca, planejando transformar o espaço em um local de apoio à comunidade assim que a água escoar. Para ajudar, utilize o PIX: 10.545.681/0001-27 (CNPJ).

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Cirandar (@cirandarong)

Livraria Intelectual (@livraria_intelectual):
Assim como outros estabelecimentos, a Livraria Intelectual, situada em Montenegro, sofreu grandes prejuízos. Todos os produtos que estavam no primeiro andar da loja foram perdidos. Depois de sete dias, o espaço reabriu nesta quarta-feira (8) com catálago reduzido e promoções em livros.

Onde comprar? Na loja física Capitão Cruz, 1431 – Montenegro-RS ou pelo telefone (51) 99920-1918

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Livraria Intelectual (@livraria_intelectual)

Câmara Rio-Grandense do Livro (@camaradolivro_rs):
A organização da sociedade civil, que representa editores e livreiros, iniciou uma campanha de doação para auxiliar os livreiros afetados pelo desastre. Para contribuir, utilize os seguintes dados bancários: Banrisul, Pix – adm@camaradolivro.com.br, Agência 0041, Conta 06.225.990.0-9.

Publicidade