O legado de Carlos Lyra na bossa nova e na cultura brasileira
Bravo! presta homenagem ao cantor compositor que morreu na madrugada do sábado (16)
No último fim de semana, a música brasileira perdeu uma figura essencial da bossa nova: o cantor e compositor Carlos Lyra, que morreu aos 90 anos, na madrugada do último sábado (16), na capital carioca.
A informação foi confirmada pela família, mas a causa da morte segue em sigilo. O corpo do músico foi velado e cremado em uma cerimônia íntima com familiares e amigos, na tarde do domingo (17) no Rio de Janeiro.
Parceiro de figuras como Vinicius de Moraes e Ronaldo Bôscoli, ele deixou um legado primoroso de canções que marcaram a indústria fonográfia brasileira. Autor de sucessos do gênero como ‘Coisa mais linda’, ‘Sabe você’ e ‘Você e eu’, o carioca Carlos Lyra foi um dos melodistas mais importantes de todos os tempos.
Além de músico consagrado, Carlos Lyra também foi um dos fundadores do Centro Popular de Cultura, o CPC, da União Nacional dos Estudantes, em 1961. Entre seus álbuns mais importantes, vale destacar “Carioca de algema” (1994) e “Além da bossa” (2019). Em 2023, grandes nomes da MPB homenagearam o artista no álbum coletivo “Afeto”.
Leia os livros vencedores do Jabuti 2025 de graça no BiblioSP Digital
3 livros para entender o jogo do bicho no Brasil
68ª edição do GRAMMY Awards anuncia os indicados
10 séries nacionais imperdíveis que estreiam em 2025
Salvador Dalí: 10 obras que marcaram a trajetória do artista