Festival Callas de canto lírico tem apresentações gratuitas
O Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas irá celebrar sua 23º edição no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, a partir de 23 de março

Um dos mais importantes concursos de canto lírico no Brasil, o Festival Callas – Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas irá celebrar sua 23º edição no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, a partir de 23 de março. Criado por Paulo Abrão Esper, diretor-geral e artístico da Cia Ópera São Paulo, e sob atual gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o evento é dedicado ao canto lírico brasileiro e latino-americano, sendo uma das principais competições do gênero no país.
A programação tem início com o Concerto de Abertura da Orquestra Experimental de Repertório (OER), sob a regência do Maestro Wagner Polistchuk, no dia 23 de março, domingo, às 11h. Também está previsto o Recital de Vencedores, marcado para o dia 30 de março, domingo, no mesmo horário e local. Ambas as apresentações são gratuitas.
O Festival Callas é voltado para cantores líricos com idades entre 18 e 40 anos. Realizado ininterruptamente desde 1993, o concurso se consolidou como um espaço importante para intérpretes em formação e profissionais do canto lírico. Na edição deste ano, a fase eliminatória ocorreu remotamente: os participantes enviaram vídeos que foram avaliados por uma comissão especializada. Os finalistas se apresentam em recitais e concertos acompanhados por orquestras, sendo avaliados por um júri que escolhe os vencedores.
O repertório previsto para os concertos inclui obras de Donizetti, Gounod, Bizet, Rossini, Giordano, Berlioz e Mozart. Os solistas convidados para o Concerto de Abertura são Raquel Paulin, Juliana Taino, Johnny França, Vitorio Scarpi, Carlos Eduardo Santos e Gustavo Lassen, todos premiados em edições anteriores do festival.
Além de ser um evento musical, o Festival Callas promove o intercâmbio cultural e oferece visibilidade para artistas que buscam se estabelecer na cena do canto lírico, mantendo-se como uma plataforma relevante para o desenvolvimento da música clássica no Brasil e na América Latina.
Concerto de Abertura: Orquestra Experimental de Repertório OER
Direção musical e regência: Maestro Wagner Polistchuk
Solistas: Raquel Paulin, Juliana Taino, Johnny França, Vitorio Scarpi, Carlos Eduardo Santos, Gustavo Lassen (todos vencedores e premiados em edições do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas).
Repertório: Donizetti, Gounod, Bizet, Rossini, Giordano, Berlioz e Mozart
Direção artística: Paulo Esper
Dia: 23 de março às 11h | Teatro Sérgio Cardoso (Sala Nydia Licia)
Entrada gratuita