Instituto Tomie Ohtake recebe série de concertos gratuitos da OCAM
Com entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos, os eventos acontecem até novembro

Ao longo de 2025, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) celebra uma década de colaboração com o Instituto Tomie Ohtake com uma série especial de apresentações. Batizada de Imersão OCAM no Tomie, a temporada marca os 10 anos da parceria entre as duas instituições e propõe ao público uma experiência diferente do concerto tradicional.
Com entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos, os eventos acontecem até novembro, ocupando diversos ambientes do Instituto, em São Paulo. A proposta é ampliar a escuta e o vínculo entre público e orquestra: em vez de um palco elevado, os músicos tocam no mesmo nível da plateia, o que permite uma aproximação mais sensível e direta com a música.
A programação é composta por formações e repertórios variados, com regentes convidados e estreias contemporâneas. Em junho, o concerto especial OCAM 30 Anos incluiu apresentações dos vencedores do Concurso Jovens Solistas. Em agosto, a série segue com Realidades Imaginárias, no domingo, dia 17, às 11h. Sob regência de André Bachur e participação do violonista Edelton Gloeden, o programa traz desde nomes como Leo Brouwer e Stravinsky até a estreia mundial de uma obra do Ateliê de Composição CMU-OCAM.
O ciclo se encerra em novembro com o concerto Passione Clássica, marcado para o dia 16, também às 11h. Sob direção musical da violinista Amanda Martins, com participação do cravista Alessandro Santoro, o programa inclui a Entr’acte da ópera Erwin und Elmire, de Anna Amalia von Braunschweig-Wolfenbüttel, a Abertura Egmont, de Beethoven, o Concerto para Cravo em Fá Maior de C.P.E. Bach e a Sinfonia nº 49 em Fá menor, de Haydn — obra conhecida como La Passione, que inspira o título do concerto.
A OCAM, Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da USP, é dedicada à formação de jovens músicos e à experimentação orquestral. Já o Instituto Tomie Ohtake é um dos principais centros culturais de São Paulo, com foco em arte contemporânea, arquitetura e design.