Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Orquestra Petrobras terá concertos de Bruckner, Lenine e até Legião Urbana

Grupo fará sua primeira turnê internacional; Confira uma entrevista com o Diretor Artístico Isaac Karabtchevsky

Por Laís Franklin
Atualizado em 9 Maio 2024, 18h46 - Publicado em 7 Maio 2024, 09h00
Petrobras-Sinfonica-Isaac-Karabtchevsky
Isaac Karabtchevsky, regente da Orquestra Petrobras Sinfônica (Daniel Ebendinger/divulgação)
Continua após publicidade

Depois de passar por Fortaleza e Natal, chegou a vez de Recife receber a turnê da Orquestra Petrobras Sinfônica com versões sinfônicas de canções que marcaram a história do rock nacional e da MPB. Nos dias 7 e 8 de maio, o grupo ocupa o Teatro Guararapes com duas apresentações especiais. 

Na terça (7), o repertório será inteiro dedicado aos maiores sucessos da banda Legião Urbana, com arranjos inéditos e regência do maestro Felipe Prazeres. Será uma oportunidade de revisitar canções como “Tempo perdido”, “Será”, “Pais e filhos”, “Eduardo e Mônica”, “Faroeste caboclo”, “Ainda é cedo” e “Que país é este”. Encerrando a passagem pelo Nordeste em Recife, na quarta (8), a Orquestra Petrobras Sinfônica divide o palco com o cantor e compositor Lenine. Sob regência do maestro Felipe Prazeres, o público pode esperar versões únicas de “Leão do Norte”, “Jack Soul Brasileiro” e “Paciência”. Os ingressos estão disponíveis no site da ticketWORK.

Temporada 2024 da Orquestra Petrobras Sinfônica 

No ano em que completa 90 anos, o maestro Isaac Karabtchevsky embarca para a primeira turnê internacional da orquestra. Antes disso, ele conduz diversos concertos na capital carioca. A série de clássicos teve início em março, com ingressos esgotados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para assistir à interpretação da Sinfonia nº 9 em mi menor, “Do novo mundo”, assinada por Antonín Dvorak.  Dia 15 de junho, a Orquestra volta ao teatro, desta vez com destaque para os solos de piano de Jean Louis Steuerman.

Continua após a publicidade

Na sequência, o grupo parte para o Uruguai e para a Argentina, com apresentações de 24 de junho a 1º de julho em teatros de peso como o Teatro Solís, em Montevidéu, e Colón, em Buenos Aires.

Bravo! conversou com o Diretor Musical da Orquestra Petrobras Sinfônica sobre a turnê internacional e os desafios da temporada de 2024.

O que você pode nos adiantar sobre a temporada internacional da Orquestra Petrobras Sinfonica?
Trata-se de um concerto exponencial com auras brasileiras e o concerto de Rachmaninoff nº 2 para piano e orquestra em Montevideo, Rosário, Córdoba e Buenos Aires.

Continua após a publicidade

Essa turnê ao sul vem numa época em que a orquestra estará atuando em vários estilos com programas ambiciosos na sua temporada normal. Então é um ano pleno de comemorações ao lado de uma turnê exponencial que vai marcar a presença da Petrobras Sinfônica em terras até então não visitadas por uma orquestra brasileira com essa regularidade.

Como será feita a divisão desta temporada?
Nós estamos comemorando o bicentenário de Bruckner, com apresentação da oitava sinfonia, uma obra magnífica, cheia de tensão, cheia de aventuras harmônicas exuberantes, além dos 120 anos de Dvorak. A temporada será feita com esses dois módulos. Bruckner e Dvorak, e obras marcantes do nosso repertório que estarão presentes em cada concerto.
Quais foram os impactos e mudançasHouve uma mudança de postura, não nos esqueçamos disso, que coincide com a pós-pandemia. Acredito que a pandemia marcou nos dois anos e meio em que fomos obrigados nos trancafiar, marcou também um período de exclusão daquela continuidade que era mantida regularmente nas salas de concerto.
Perdeu-se isso e está se recuperando, finalmente, o shalah, sempre em caráter ascendente aqui no Rio, mas também em todo o país. Eu diria em todo o mundo. As orquestras perderam aquele impulso inicial pré-pandemia e estamos recuperando. Gastar é fácil, recuperar é muito difícil. Estamos nessa batalha e vamos vencer.
Como você avalia o mercado da música erudita em 2024? 
Considero que fazer música hoje no Brasil é um ato de fé e esperança.

Orquestra Petrobras Sinfônica em Recife 

Legião Sinfônico
Data: 07 de maio, terça, às 20h
Local: Teatro Guararapes – Av. Prof. Andrade Bezerra, S/N – Salgadinho, Olinda – PE, 53110-970

Petrobras Sinfônica convida Lenine
Data: 08 de maio, quarta, às 20h
Local: Teatro Guararapes – Av. Prof. Andrade Bezerra, S/N – Salgadinho, Olinda – PE, 53110-970

Publicidade