Laerte fala sobre reinvenção e disciplina no podcast Emoção Criativa
No episódio 46, a cartunista revela como enfrenta seus demônios internos e continua a encantar gerações com sua arte inovadora
Laerte, uma das cartunistas e chargistas mais importantes do nosso país, é a convidada da semana do podcast Emoção Criativa. Durante a conversa no episódio 46, a artista entrega sua visão sobre o processo criativo e também elenca os momentos pessoais que impactaram sua obra.
Ao longo do programa, Laerte relembra trabalhos icônicos como “Piratas do Tietê” e divide como sua personagem Hugo/Muriel foi prenúncio de sua transição de gênero. Ela também reflete como a coletânea de mais de 1000 tirinhas Manual do Minotauro (Quadrinhos na Cia) atingiu em cheio a memesfera sendo constantemente compartilhada como uma maneira de entender (e questionar) o mundo que nos cerca nos âmbitos político, social e filosófico.
+ Visibilidade Trans: 8 artistas que estão ampliando narrativas na cultura
Esmiuçando os bastidores do processo criativo de Laerte, a entrevista de Pedro Garcia de Moura com Laerte também compartilha reflexões sobre auto-percepção e desenvolvimento artístico, passando também pelas barreiras da Síndrome de Impostora: “Teve um tempo que inventaram essa coisa de síndrome do impostor e eu achei era perfeito. Eu achei que era o meu número aquilo. É isso aí do impostor! Eu sou uma fraude. Sou uma fraude e uma hora ainda vão perceber. Ao mesmo tempo, eu sei que isso não é verdade. Mas é difícil você trabalhar com outros sentimentos, se aquilo é uma coisa interna”, explica.
Acompanhe uma jornada de mais de cinquenta anos de carreira e descubra como ela enfrenta seus demônios internos e continua a encantar gerações com sua arte inovadora. Escute ao episódio completo do podcast Emoção Criativa com Laerte abaixo: