Avatar do usuário logado
OLÁ,

Agenda teatral de maio: o que ver nos palcos de São Paulo

Entre os destaques estão a nova montagem de Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, ; Glória, da companhia Toda Deseo; e Bárbara, solo de Marisa Orth

Por Redação Bravo!
Atualizado em 6 Maio 2025, 14h00 - Publicado em 6 Maio 2025, 10h00
peca-teatro-agenda-cultural-espetaculo-marisa-orth-barbara
Marisa Orth em Bárbara (Carlos Mesquita/reprodução)
Continua após publicidade

Quer ver mais teatro neste mês? Então aproveite, pois maio chega com uma leva de estreias e novas temporadas que ocupam palcos da cidade com diferentes linguagens e temas. Entre os destaques estão a nova montagem de Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, com direção de Monique Gardenberg; Glória, da companhia Toda Deseo, que retorna a São Paulo após circulação nacional; e Bárbara, solo de Marisa Orth inspirado na autobiografia de Barbara Gancia. Também entram em cartaz Mater, produção luso-brasileira sobre os vínculos entre mãe e filha, e Eu Sou um Monstro, nova criação de Fause Haten que une teatro e artes visuais.

Senhora dos Afogados

O Teatro Oficina leva ao palco do Sesc Pompeia uma nova montagem de Senhora dos Afogados, clássico de Nelson Rodrigues. Com direção de Monique Gardenberg, a adaptação fica em cartaz até 11 de maio e segue, a partir do dia 30, para temporada no Teatro Oficina até julho. Escrita em 1947, a história acompanha o juiz Misael, que vive assombrado por traumas familiares, especialmente a morte misteriosa de sua filha adolescente. À medida que os acontecimentos se desenrolam, o texto revela um enredo de paixões incestuosas e o peso esmagador de uma moral conservadora que esconde desejos reprimidos. Ambientada em uma cidade litorânea, a peça mistura o real e o fantasmagórico, com o mar como metáfora constante daquilo que não pode ser contido.

sehora-afogados-pecac-teatro-espetaculo
(Igor Marotti/divulgação)

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 Pompeia

Até 11 de maio de 2025. Terça a sábado, às 20h. Domingos e feriados, às 18h. Dia 10/05, às 16h, sessão extra

Ingressos: R$ 21 | R$ 35 | R$ 70

Glória

Após circular por diversas cidades e ganhar reconhecimento por sua pesquisa cênica voltada às questões LGBTIAPN+, a companhia mineira Toda Deseo retorna a São Paulo com nova temporada de GLÓRIA, em cartaz no Sesc Pompeia de 7 de maio a 6 de junho, sempre às quartas, quintas e sextas. Criado a partir das memórias dos próprios artistas e suas vivências com religiões cristãs, o espetáculo confronta os impactos da fé institucionalizada na sociedade brasileira e propõe uma nova narrativa sobre culpa, pecado e libertação dos corpos.

Continua após a publicidade
peca-gloria-toda-deseo-espetaculo-teatro
(Alexandre Hugo/divulgação)

Sesc Pompeia – R. Clélia, 93 – Água Branca

De 7 de maio a 6 de junho. Quartas, quintas e sextas, às 19h30. Com 2 apresentações no dia 30 de maio e no dia 6 de junho

Ingressos: R$ 15 | R$ 25 | R$ 50

Nas Ondas do Rádio

O espetáculo homenageia os anos 1950 ao recriar o glamour da Rádio Nacional e do Teatro de Revista, com números musicais, humor e personagens históricos como Carmen Miranda e Oscarito. Com direção de Sebastião Apolonio e Roberto Taty, a peça traz 25 artistas em cena — muitos deles veteranos residentes no Palacete dos Artistas — e mistura nostalgia, crítica social e memória cultural em uma verdadeira viagem no tempo.

Continua após a publicidade
teatro-nas-ondas-do-radio-sao-paulo
(Cléo Martins/divulgação)

Teatro Cacilda Becker – R. Tito, 295 – Lapa

De 8 a 18 de maio, de quinta a sábado, às 20h30, e, aos domingos, às 19h

Ingressos: Gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência

Galeria Olido – Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo

Continua após a publicidade

De 29 de maio a 1º de junho, de quinta a sábado, às 20h, e, no domingo, às 19h

Ingressos: Gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência

Um grito parado no ar

Aclamada peça de Gianfrancesco Guarnieri, Um Grito Parado no Ar ganha nova temporada no Teatro Itália, sob direção de Rogério Tarifa e montagem do grupo Teatro do Osso. Atualizada por Jonathan Silva, Tarifa e o coletivo, a encenação revisita a obra escrita em 1973, durante a ditadura militar, e estabelece conexões com os desafios contemporâneos da criação artística em meio a restrições e desigualdades. A narrativa acompanha um grupo de artistas que ensaia uma peça prestes a estrear, enfrentando pressões econômicas e políticas. A atriz Dulce Muniz, que integrou o histórico Teatro de Arena, participa como convidada especial.

um-grito-parado-no-ar-francisco-guarnieri-ditadura-teatro-espetaculo-peca-resistencia-historia-regime-militar-arquivo
(Mauricio Bertoni/divulgação)

Teatro Itália – Av. Ipiranga, 344 – República

Continua após a publicidade

De 7 até 28 de maio. Todas as quartas, às 19h30

Ingressos: R$40 (Meia) e R$80 (Inteira). Ingresso promocional: R$60 – com 1kg de alimento, na bilheteria

Tebas Land

Dirigida por Victor Garcia Peralta, a obra do uruguaio Sergio Blanco volta a São Paulo para temporada no Teatro Vivo até 28 de maio com os atores Otto Jr. e Robson Torinni. Ambientada em uma prisão de segurança máxima, a peça narra o encontro entre um jovem parricida e um dramaturgo interessado em escrever sobre seu crime. O espetáculo que discute violência e paternidade estreou em 2018 — e logo ganhou reconhecimento pela crítica internacional por misturar autoficção e metalinguagem num enredo que gera reflexões profundas sobre questões sociais e culturais. 

agenda-teatral-abril-tebas-land
(Rodrigo Lopes/divulgação)

Tebas Land. Teatro Vivo – Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 – Vila Cordeiro

Continua após a publicidade

Até 28 de maio. Às terças e quartas, às 20h

Ingressos: Preço Popular – R$ 40 (inteira) e R$ (meia-entrada) | Ingressos regulares: R$ 120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)

O céu da língua

Em O Céu da Língua, Gregorio Duvivier transforma sua paixão pelas palavras em espetáculo. Com direção de Luciana Paes, o solo mistura humor e literatura para mostrar que a poesia pode ser acessível, divertida e até pop. Em cena, sem cenário, o ator se vale apenas de sua presença, projeções visuais e a música ao vivo de Pedro Aune para conduzir o público por uma viagem afetiva pela língua portuguesa. Entre poemas, piadas e canções, Duvivier mostra como a linguagem molda nossas relações e revela que a poesia está presente até nas conversas mais banais.

gregorio-duvivier-peca-monologo-comediante
(Demian Jacob/divulgação)

Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista. 

Até 25 de maio. De quinta a sábado, às 19h e às 21h30, e aos domingos, às 16h.

Ingressos: R$ 100 | R$ 140

In on it

Após temporadas de sucesso no Rio, IN ON IT retorna aos palcos em São Paulo com sessões no Teatro Tucarena. Com texto de Daniel MacIvor e direção de Enrique Diaz, a peça acompanha dois atores que se desdobram em múltiplas camadas narrativas: a história de um casal em crise, os bastidores da criação desse enredo e memórias da relação entre os próprios personagens. Misturando humor, melancolia e metateatro, o espetáculo constrói um jogo cênico ágil e reflexivo sobre amor, perda e linguagem.

in-on-it-pe ac-teatro-espetaculo
Fernando Eiras Emilio de Mello e Enrique Diaz (Roberto Setton/divulgação)

Teatro Tucarena (Rua Bartira, 347 – Perdizes)

Até 27 de julho de 2025. Sexta e sábado, 21h, domingo, 18h

Ingressos: R$ 120,00 e R$ 60,00

Macacos

Com o palco nu e apenas um batom como objeto cênico, o ator revisita episódios de racismo estrutural a partir do ponto de vista de um homem negro em busca de respostas. A dramaturgia parte do caso do goleiro Aranha, ofendido por torcedores em 2014, e entrelaça histórias de artistas como Elza Soares e Machado de Assis, além de dados do Atlas da Violência. Criado, dirigido e interpretado por Clayton Nascimento, o espetáculo está em cartaz no Sesc Bom Retiro até 18 de maio.

macacos-peca-teatro-espetaculo
(Noelia Najera/divulgação)

Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos 

Até 18/5. De sexta a domingo. Sextas e sábados, 19h30. Domingos e feriados dias 21/4 e 1/5, 18h

Ingressos: R$18 (Credencial Plena) / R$30 (Meia) / R$60 (Inteira)

Bárbara

Vencedora do Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Atriz em 2024, Marisa Orth retorna ao Teatro Bravos com o solo Bárbara, em cartaz de 23 de maio a 29 de junho. Inspirado na autobiografia A Saideira, da jornalista Barbara Gancia, o espetáculo transforma em teatro o relato sobre três décadas de dependência alcoólica, combinando humor, emoção e uma narrativa de superação. Com texto de Michelle Ferreira e direção de Bruno Guida, a montagem já passou por 15 cidades brasileiras e celebra agora o relançamento do livro em edição ampliada.

Marisa-Orth-é-Bárbara
A artista Marisa Orth interpreta Bárbara (@GALERIAMARCOSMESQUITA/divulgação)

Teatro Bravos – Rua Coropé, 88 – Pinheiros

De 23 de maio a 29 de junho de 2025. Às sextas, às 21h; aos sábados, às 17h e às 21h; e domingos, às 18h

Ingressos: Plateia Premium – R$180 (inteira) e R$90 (meia-entrada) | Plateia Baixa – R$140 (inteira) e R$70 (meia-entrada) | Mezanino – R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)

O Diário de André Rebouças

Entre os dias 8 e 11 de maio, o Itaú Cultural recebe a estreia do espetáculo cênico-musical O Diário de André Rebouças, com dramaturgia e direção de Renato Gama. A peça acompanha a trajetória de quatro jovens de uma favela fictícia que, guiados por uma entidade ancestral e apoiados por um misterioso mecenas, decidem invadir a universidade vizinha para roubar o diário do engenheiro e abolicionista André Rebouças. A jornada transforma-se em um mergulho poético sobre conhecimento como ferramenta de resistência e transformação social. Inspirado em documentos históricos, como os diários de Rebouças e cartas escritas por mulheres negras no século XIX, o espetáculo levanta debates urgentes sobre racismo estrutural, elitismo acadêmico e o distanciamento entre universidades e periferias.

diario-andre-reboucas-peca-teatro
(Thiago Tannous/divulgação)

Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – Bela Vista

De 8 a 11 de maio. Quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Gratuito

Refúgio

Com criação e direção de Danielli Guerreiro, Refúgio dá voz a 24 mulheres refugiadas e imigrantes do Afeganistão, Irã, Marrocos, Venezuela e Nigéria, que compartilham em cena histórias reais de opressão, violência e deslocamento forçado. A montagem revela os motivos que as levaram a buscar abrigo no Brasil e transforma suas vivências em um gesto coletivo de resistência, escuta e acolhimento, promovendo reflexões sobre migração, preconceito e pertencimento.

peca-teatro-cartaz-sao-paulo-refugio
Adanne Udoka em Refúgio (Tiago da Silva Palma/divulgação)

BibliASPA – Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul Paises Árabes África – Rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília

De 16 de maio a 8 de junho – Sextas e sábados, às 20h – Domingo às 18h.

Gratuito

Mater

O espetáculo explora os complexos laços familiares entre mãe e filha, a partir do texto de Maria Adelaide Amaral. A produção luso-brasileira, dirigida por Beto Coville, aborda os silêncios, os confrontos e as tentativas de aproximação entre Luísa e Rute, interpretadas por Carla Chambel e Luísa Ortigoso. Ao longo de oito movimentos emocionais, mãe e filha revisitam suas memórias e dívidas afetivas, buscando compreender a distância entre o que se diz e o que se sente.

mater-peca-espetaculo
(Daniel Fernandes e Sandra Cepinha/divulgação)

Teatro Sérgio Cardoso – R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista

De 19 a 22 de maio de 2025 – Segunda, terça e quarta às 19h e quinta, às 20h30

Ingressos: R$50 (inteira)

Eu Sou um Monstro, de Fause Haten

A peça é inspirada em um episódio da vida de Francis Bacon, que, ao encontrar o namorado morto na véspera de uma exposição, decide manter o corpo no local para não cancelar o evento. A partir dessa narrativa, Haten cria uma performance que mistura teatro, vídeo e artes plásticas, levando o público a refletir sobre a identidade e a “monstruosidade” do ato criativo. Juntamente com a temporada, Haten lança o livro da peça, que oferece uma imersão no processo criativo do espetáculo. Com fotos-performances inéditas e textos inéditos, o livro também traz reflexões sobre o conceito de “monstruosidade” e o trabalho de distorção facial, que se tornou uma marca do artista. 

fause-haten-eu-sou-monstro-peca-teatro-espetaculo
(Rafa Marques/divulgação)

Teatro VIVO – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460

De 26/04 a 18/05 de 2025, sábados às 20h e domingos às 18h

Ingressos: R$100 (inteira), R$50 (meia-entrada)

Cavalo Bravo Não Se Amansa

Da Cia. Teatro Documentário, o espetáculo resgata a história de José Miranda Rosa, o Mineirinho, um anti-herói brutalmente assassinado pela polícia em 1962, em um espetáculo que combina memória, documentário e poética. Dirigido por Marcelo Soler, com dramaturgia co-assinada por ele e Éder Lopes, a peça volta ao Viaduto Júlio Mesquita Filho, na Bela Vista, a partir de 15 de março.

cavalo-bravo-nao-se-amansa-peca-teatro-espetaculo
(Aurora Biondi/divulgação)

Viaduto Júlio Mesquita Filho (entre as encruzilhadas da Rua Major Diogo e Prof. Laerte Ramos de Carvalho – Bela Vista)

Sábados, às 16h30, e domingos, às 11h

De 15 de março a 18 de maio de 2025

Entrada Gratuita

Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso

A peça retrata a inquietude e a essência da principal avenida de São Paulo, entrelaçando sua história, presente e ausências. Dirigida por Felipe Hirsch, a montagem propõe um passeio pela metrópole, com uma narrativa poética que reflete sobre o cotidiano e a vida urbana. O espetáculo conta com canções inéditas de 15 grandes nomes da cena paulista.

avenida-paulista-da-consolacao-ao-paraiso-hirsch-felipe-peca-teatro
(Helena Wolfenson/divulgação)

Teatro do SESI-SP | Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1313

Até 29 de junho de 2025. Quintas, sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h

Entrada Gratuita

O papel de parede amarelo e EU

Gabriela Duarte estreia seu primeiro solo, sob direção de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos. Inspirado no conto feminista de Charlotte Perkins Gilman, o espetáculo mescla teatro e manifesto, explorando temas como identidade, opressão e saúde mental, ampliando a narrativa com a perspectiva pessoal da atriz. No palco, Gabriela transita entre drama e humor, trazendo leveza ao tema. A direção une Teatro Essencial e elementos de instalação, performance e dança, reforçando a expressividade do corpo e da voz em cena.

agenda-teatral-abril-papel-de-parede-amarelo-e-eu
Gabriela Duarte em O papel de parede amarelo e EU (Priscila Prade/divulgação)

Teatro Estúdio | Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos

Até 1º de junho de 2025. Sextas, às 21h, sábados, às 20h e domingos, às 18h

Ingressos: R$120 e R$60

O Que Meu Corpo Nu Te Conta?

Dirigida por Marcelo Varzea, a peça reestreia no Teatro Manás Laboratório, na Bela Vista, para sua nona temporada em São Paulo, de 25 de abril a 25 de maio. O espetáculo, que mescla autoficção e um jogo cênico dinâmico e musicado, já passou por diversos festivais no Brasil. Com 16 atores, que se revezam a cada apresentação, a peça se desenrola em um tabuleiro, onde o público circula entre diferentes nichos narrativos a cada quatro minutos, tornando cada sessão única. Criado durante a pandemia, o Coletivo Impermanente nasceu da pesquisa de Varzea sobre Teatro Narrativo e Autoficção e reúne artistas de diversos estados.

corpo-nu-conta-peca-teatro
(Flavia Tasso/divulgação)

Teatro Manás Laboratório de Dramaturgia – R. Treze de Maio, 222 – Bela Vista

De 25 de abril a 25 de maio de 2025. Sexta e sábados às 21 horas, domingos às 18 horas

Ingressos: R$ 80 (inteira), R$ 40 (meia entrada)

Carlos Marighella – O Homem que Não Tinha Medo

A peça, dirigida por Graça Cunha e protagonizada por Pietro Cadete e Fábio Neppo, estreia no dia 9 de maio no Teatro Paiol Cultural, com sessões até 22 de junho. A obra narra a trajetória de Marighella, guerrilheiro e símbolo de resistência contra a ditadura militar. A produção também aborda temas como racismo estrutural, criminalização dos corpos pretos e a luta por justiça. O elenco conta com figuras históricas como Jorge Amado e Fidel Castro, interpretados por João Victor Gonçalves e Eduardo Saad.

mariguela-peca-teatro-revolucao
Da esquerda pra direita Nathan Cunha, Mima Jeckel, Fábio Neppo, Nicholas Malheiro, Gabriel de Jesus e Isabela Couto (Carlos Marighella – O Homem que Não Tinha Medo/divulgação)

Teatro Paiol Cultural – R. Amaral Gurgel, 164 – Vila Buarque

De 9 de maio a 22 de junho. Sextas e sábados às 20h30, Domingos às 19h00

Ingressos: R$ 80 (Inteira), R$ 40 (Meia-entrada) e R$ 60 (Ingresso Solidário – 1 kg de alimento)

Lady

Monólogo estrelado por Susana Vieira, estreia em São Paulo no Teatro Vivo em 3 de abril, com direção de Leona Cavalli. O espetáculo, escrito por Vana Medeiros, entrelaça a biografia da atriz com trechos de Lady Macbeth, de Shakespeare, criando um diálogo entre a vida real e a ficção. No palco, Susana interpreta uma atriz que revisita sua trajetória minutos antes de entrar em cena para viver a emblemática personagem. Com tom intimista e bem-humorado, o espetáculo reflete sobre carreira, envelhecimento e a força do teatro.

lady-suzana-vieira-peca-monologo-maccbeth
(Nana Moraes/divulgação)

Teatro VIVO | Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460 – Morumbi

3 de abril a 1 de Junho. Quinta a Sábado, às 20h. Domingos, às 18h

Ingressos: R$ 150,00 (Inteira) e R$ 75,00 (meia)

O figurante

Aqui temos Mateus Solano em seu primeiro monólogo. A trama explora a busca de Augusto, um ator que trabalha como figurante, por si mesmo em uma rotina sem sentido, abordando a dificuldade de se conectar com a própria essência. O texto foi desenvolvido a partir de improvisos de Solano, trabalhados por Isabel Teixeira para criar a dramaturgia final. 

mateus-solano-monologo-agenda-teatral-bravo-marco-figurante-peca
Mateus Solano em O figurante (Guto Costa/divulgação)

Teatro Renaissance | Alameda Santos 2233 – Jardim Paulista, Piso E1Até 29 de junho

Sextas às 21h, sábados às 19h e domingos às 17h

Ingressos: R$ 150,00 (inteira) R$ 75,00 (meia)

Visitando Sr. Green

A comédia de Jeff Baron, com Elias Andreato e Johnny Massaro estreou em janeiro no Teatro Renaissance. A trama acompanha o encontro entre o Sr. Green, um idoso judeu ortodoxo, e Ross, um jovem executivo, unidos por uma sentença judicial que os força a conviver semanalmente. Sob direção de Guilherme Piva, a peça aborda com humor temas como amizade, diferenças e solidão.

visitanndo-sr-green-elias-andreato-comedia
(Nana Moraes/divulgação)

Teatro Renaissance | Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista

Até 29 de junho

Sábados, 21h; domingos, 19h30

Ingressos: R$ 90,00

Agora é que são elas

Estrelado por Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco, o espetáculo chega a São Paulo para uma temporada no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, a partir de 26 de abril. As atrizes interpretam cerca de vinte personagens ao longo de nove esquetes escritos por Fábio Porchat, abordando situações cotidianas com humor afiado e identificável. A montagem mescla textos inéditos com outros escritos por Porchat no início dos anos 2000, originalmente encenados ao lado de Paulo Gustavo.

agora-que-sao-elas-peca-teatro-espetaculo
(Yan Carpenter/divulgação)

Teatro das Artes | Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970 – Bairro Pinheiros

De 26 de abril a 27 de julho de 2025. Sábados e domingos, às 18h

Ingressos: de R$ 100 a R$ 140

MUSICAL

Rita Lee – Uma Autobiografia Musical

O musical retorna aos palcos no Teatro Porto, até 27 de abril de 2025, após um grande sucesso em sua estreia em 2024. Dirigido por Marcio Macena e Débora Dubois, e com roteiro de Guilherme Samora, o espetáculo narra a trajetória de Rita Lee (interpretada por Mel Lisboa) com base em seu livro autobiográfico de 2016. A montagem já foi aclamada pelo público e premiada, destacando a vida de Rita, desde sua infância até seu ativismo, conquistando uma nova geração de fãs.

rita-lee-mel-lisboa-autobiografia
Mel Lisboa encarna Rita Lee em musical baseado na autobiografia da cantora (João Caldas/divulgação)

Teatro Porto | Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos

Até 15 de junho

Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 17h

Ingressos: SEXTAS: Plateia: R$ 180 (inteira) | Balcão e Frisas: R$ 150 (inteira) SÁBADOS E DOMINGOS: Plateia: R$ 200 (inteira) | Balcão e Frisas: R$ 170 (inteira) Valor Especial: R$ 40 (inteira)*

Raul Seixas, o Musical

No ano em que Raul Seixas completaria 80 anos, seu legado retorna aos palcos com um musical dirigido por Leonardo da Selva e estrelado por Bruce Gomlevsky. O espetáculo, que já atraiu mais de 15 mil espectadores no Rio de Janeiro, recria com fidelidade absoluta a trajetória do pai do rock nacional, baseando-se em manuscritos originais cedidos pela família. A peça se desenrola durante uma noite insone, na qual Raul revisita sua vida, compõe e reflete sobre arte e sociedade, embalado por 21 canções icônicas, como Maluco Beleza, Tente Outra Vez e Gita.

raul-seixas-musical-bruce-gomlevksy
(Dalton Valerio/divulgação)

Teatro-D-Jaraguá | Rua Martins Fontes, 71, Centro 01050-000, Centro Histórico (metrô Anhangabaú)

De 11/04 até 18/05/25, sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h

Ingressos: R$ 150,00 (inteira), R$ 75,00 (meia)

Publicidade