Avatar do usuário logado
OLÁ,

Agenda teatral: o que assistir em abril em São Paulo

Entre os destaques, estão O Papel de Parede Amarelo e EU", primeiro solo de Gabriela Duarte, e Lady, monólogo estrelado por Susana Vieira

Por Redação Bravo!
5 abr 2025, 07h00
agenda-teatral-abril-papel-de-parede-amarelo-e-eu
Gabriela Duarte em O papel de parede amarelo e EU (Priscila Prade/divulgação)
Continua após publicidade

Em abril de 2025, São Paulo segue com uma agenda teatral agitada, com opções que vão do drama ao musical, a programação contempla desde adaptações de clássicos até produções contemporâneas que refletem sobre as diversas questões que cercam asociedade brasileira.

Um dos destaques do mês é “Dois Papas”, espetáculo baseado na dramaturgia de Anthony McCarten, que apresenta o embate ideológico entre o cardeal Jorge Bergoglio e o Papa Bento XVI. Com direção de Munir Kanaan e atuação de Celso Frateschi e Zécarlos Machado, a peça explora os bastidores da Igreja e a tensão entre tradição e renovação.

Outra peça em evidência é “O Papel de Parede Amarelo e EU”, primeiro solo de Gabriela Duarte, com direção de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos. Inspirado no conto feminista de Charlotte Perkins Gilman, o espetáculo mescla teatro e manifesto, explorando temas como identidade, opressão e saúde mental.

agenda-teatral-abril-bonitinha-mas-ordinaria
Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária ou no Brasil todo mundo é Peixoto (Jennifer Glass/divulgação)

Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária ou no Brasil todo mundo é Peixoto

Na adaptação distópica de Nelson Baskerville para a tragédia de Nelson Rodrigues, as hipocrisias brasileiras ganham contornos ainda mais sombrios diante da ascensão da extrema-direita. Edgard, um homem miserável apesar de anos de lealdade ao patrão, recebe uma proposta irresistível: casar-se com Maria Cecília, jovem rica e “bonitinha”, mas com um passado controverso. Entre dinheiro e moralidade, ele mergulha em um turbilhão de desejos reprimidos, traições e valores corrompidos.

Teatro de Contêiner Mungunzá | Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
Até 27 de abril, às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h

Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada)

Escola de Mulheres

Clássico de Molière escrito em 1662, Escola de Mulheres ganha nova temporada no Teatro Itália, de 8 de março a 20 de abril, com sessões aos sábados e domingos. Sob a direção de Clara Carvalho, a montagem combina humor e crítica social para questionar o patriarcado e o conservadorismo. A trama acompanha Arnolfo, burguês obcecado pela ideia de evitar traições. Para isso, ele educa a jovem Inês na ignorância, na esperança de torná-la sua esposa ideal. No entanto, a esperteza das personagens femininas desafia seus planos, evidenciando o ridículo do machismo e trazendo um viés feminista à obra.

Continua após a publicidade

Teatro Itália | Av. Ipiranga, 344 – República
Até 20 de abril de 2025. Sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)

Cavalo Bravo Não Se Amansa

Da Cia. Teatro Documentário, o espetáculo resgata a história de José Miranda Rosa, o Mineirinho, um anti-herói brutalmente assassinado pela polícia em 1962, em um espetáculo que combina memória, documentário e poética. Dirigido por Marcelo Soler, com dramaturgia co-assinada por ele e Éder Lopes, a peça volta ao Viaduto Júlio Mesquita Filho, na Bela Vista, a partir de 15 de março.

Viaduto Júlio Mesquita Filho (entre as encruzilhadas da Rua Major Diogo e Prof. Laerte Ramos de Carvalho – Bela Vista)
Sábados, às 16h30, e domingos, às 11h
De 15 de março a 18 de maio de 2025
Entrada Gratuita

Dois Papas

Espetáculo baseado na dramaturgia de Anthony McCarten, apresenta um intenso confronto de ideias, respeito e amizade entre o cardeal Jorge Bergoglio e o Papa Bento XVI. Com direção de Munir Kanaan e atuação de Celso Frateschi e Zécarlos Machado, que trazem mais de 50 anos de carreira, a montagem leva ao palco o encontro de dois homens com visões de mundo divergentes. O cardeal argentino Bergoglio busca a aposentadoria, mas acaba sendo convocado por Bento XVI para um encontro que mudará seu destino. O espetáculo explora a intimidade desses homens, revelando suas tensões e o diálogo sobre a necessidade de mudanças na Igreja.

Sesc Santo Amaro | Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro
De 21 de março a 27 de abril de 2025;
Sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia) / R$ 18 (credencial Sesc)

Continua após a publicidade

Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso

A peça retrata a inquietude e a essência da principal avenida de São Paulo, entrelaçando sua história, presente e ausências. Dirigida por Felipe Hirsch, a montagem propõe um passeio pela metrópole, com uma narrativa poética que reflete sobre o cotidiano e a vida urbana. O espetáculo conta com canções inéditas de 15 grandes nomes da cena paulista.

Teatro do SESI-SP
Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1313
Até 29 de junho de 2025. Quintas, sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h
Entrada Gratuita

Restinga de Canudos

A Cia do Tijolo se aprofunda na história de Canudos para refletir sobre as desventuras da República brasileira. Inspirado na indagação de Walter Benjamin sobre as vozes do passado, o espetáculo parte da ideia de que a República não começou com a proclamação de Marechal Deodoro da Fonseca, mas sim com a violência contra um povoado. A peça propõe uma investigação sobre exclusões, exploração e massacres que marcaram a formação do país.

Sesc Belenzinho | R. Padre Adelino, 1000 – BelenzinhoDe
14 de março a 26 de abril. Sextas e sábados, 20h; domingos, 17h
Ingressos: R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia-entrada) / R$ 15 (credencial plena)

agenda-teatral-abril-papel-de-parede-amarelo-e-eu
Gabriela Duarte em O papel de parede amarelo e EU (Priscila Prade/divulgação)
Continua após a publicidade

O papel de parede amarelo e EU

Gabriela Duarte estreia seu primeiro solo, sob direção de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos. Inspirado no conto feminista de Charlotte Perkins Gilman, o espetáculo mescla teatro e manifesto, explorando temas como identidade, opressão e saúde mental, ampliando a narrativa com a perspectiva pessoal da atriz. No palco, Gabriela transita entre drama e humor, trazendo leveza ao tema. A direção une Teatro Essencial e elementos de instalação, performance e dança, reforçando a expressividade do corpo e da voz em cena.

Teatro Estúdio | Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos
Até 1º de junho de 2025. Sextas, às 21h, sábados, às 20h e domingos, às 18h.
Ingressos: R$120 e R$60.

agenda-teatral-abril-mdea
21 Passos para MdEa com Carolina Fabri (João Caldas/divulgação)

21 Passos para MdEa

No projeto Segundas de Solo, o espaço cultural ºAndar recebe Carolina Fabri com o drama 21 Passos para MdEa, solo com texto e direção de Marcelo Lazzaratto. Em cena, uma mulher contemporânea desperta em uma ponte à beira do abismo e, por meio de memórias fragmentadas e imagens entre realidade e ficção, tenta reconstruir sua identidade. Inspirada na mitologia de Medeia, a peça entrelaça literatura, teatro e poesia em uma busca dilacerante por pertencimento.

O Andar | Rua Dr. Gabriel dos Santos, 30, Santa Cecília
De 7 a 28 de abril, às segundas-feiras, às 20h

Ingressos: R$30, R$40 ou R$60*

Continua após a publicidade
agenda-teatral-abril-manifesto-do-sonho
Wellington Gadelha em Manifesto do sonho (Priscilla Sousa/divulgação)

Manifesto do Sonho

No solo, o artista cearense Wellington Gadelha constrói um instante poético e imersivo sobre a potência dos sonhos e os assombros que tentam silenciá-los. Inspirado em sua vivência como entregador durante a pandemia, Gadelha transforma o palco em um espaço sensorial, onde corpo, imagem e som se entrelaçam para refletir sobre as fronteiras que atravessam a experiência negra. Com mochila nas costas e bicicleta como símbolo de resistência, ele assume o papel de um mensageiro que carrega encantarias e a urgência de sonhar. 

Sesc Avenida Paulista | Avenida Paulista, 119, Bela Vista
De 10 a 17 de abril de 2025. Terça a sábado, às 20h. Domingo, às 18h. Exceto dia 14/4. Sessões com recursos de acessibilidade: Libras em todas as sessões.  Audiodescrição no domingo, 13/04.
Ingressos: R$ 50 (inteira), R$ 25 (Meia) e R$ 15 (Credencial plena:). Venda de ingressos online a partir de 1º/4, terça, às 17h, e nas bilheterias das unidades a partir de 2/4, quarta, às 17h.

O Que Meu Corpo Nu Te Conta?

Dirigida por Marcelo Varzea, a peça reestreia no Teatro Manás Laboratório, na Bela Vista, para sua nona temporada em São Paulo, de 25 de abril a 25 de maio. O espetáculo, que mescla autoficção e um jogo cênico dinâmico e musicado, já passou por diversos festivais no Brasil. Com 16 atores, que se revezam a cada apresentação, a peça se desenrola em um tabuleiro, onde o público circula entre diferentes nichos narrativos a cada quatro minutos, tornando cada sessão única. Criado durante a pandemia, o Coletivo Impermanente nasceu da pesquisa de Varzea sobre Teatro Narrativo e Autoficção e reúne artistas de diversos estados.

Teatro Manás Laboratório de Dramaturgia | R. Treze de Maio, 222 – Bela Vista,
De 25 de abril a 25 de maio de 2025. Sexta e sábados às 21 horas, domingos às 18 horas
Ingressos: 80 inteira, 40 meia entrada.

Continua após a publicidade
agenda-teatral-abril-lady-susana-vieira
Susana Vieira em Lady (Nana Moraes/divulgação)

Lady

Monólogo estrelado por Susana Vieira, estreia em São Paulo no Teatro Vivo em 3 de abril, com direção de Leona Cavalli. O espetáculo, escrito por Vana Medeiros, entrelaça a biografia da atriz com trechos de Lady Macbeth, de Shakespeare, criando um diálogo entre a vida real e a ficção. No palco, Susana interpreta uma atriz que revisita sua trajetória minutos antes de entrar em cena para viver a emblemática personagem. Com tom intimista e bem-humorado, o espetáculo reflete sobre carreira, envelhecimento e a força do teatro.

Teatro VIVO | Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460 – Morumbi
3 de abril a 1 de Junho. Quinta a Sábado, às 20h. Domingos, às 18h
Ingressos: R$ 150,00 (Inteira) e R$ 75,00 (meia)

agenda-teatral-abril-stabat-mater
Stabat Mater (André Cherri/divulgação)

Stabat Mater

Vencedor do Prêmio Shell de Dramaturgia e eleito melhor espetáculo de 2019 no Brasil e de 2024 em Portugal, é uma palestra-performance de Janaina Leite inspirada no texto da filósofa Julia Kristeva. No palco, a artista contracena com sua mãe, Amália Fontes Leite, e Príapo, personagem interpretado por um ator pornô, para investigar os limites entre maternidade e sexualidade.

Com o terror e a pornografia como bases estéticas, o espetáculo questiona arranjos históricos entre os gêneros e incorpora uma cena de sexo explícito. 

Tusp – Teatro da Universidade de São Paulo | Rua Maria Antônia, 294 – Consolação
3 a 6 de abril, quinta-feira a sábado, 20h e domingo, 18h (sessão de 4 de abril é acessível em libras e 5 de abril em libras e audiodescrição).
Ingressos gratuitos.

agenda-teatral-abril-tebas-land
(Rodrigo Lopes/divulgação)

Tebas Land

Sob direção de Victor Garcia Peralta e estrelado por Otto Jr. e Robson Torinni, a montagem investiga os limites entre ficção e realidade ao narrar o encontro entre um dramaturgo e um jovem condenado por assassinar o próprio pai. Vencedora dos prêmios Shell RJ e Botequim Cultural, além de ter integrado o prestigiado Festival de Avignon, a peça combina metalinguagem e autoficção para refletir sobre a construção da dramaturgia e os laços entre pais e filhos. Inspirado no mito de Édipo e em clássicos como Os Irmãos Karamazov, o texto aborda temas como solidão, violência familiar e a falência do sistema prisional.

Teatro Vivo | Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 – Vila Cordeiro
De 15 de abril a 28 de maio. Às terças e quartas, às 20h.
Ingressos: Preço Popular – R$ 40 (inteira) e R$ (meia-entrada) | Ingressos regulares: R$ 120 (inteira) e R$60 (meia-entrada*)

A língua mãe

Na montagem de André Paes Leme, uma professora parte da gramática para uma reflexão inesperada sobre a palavra – essa ferramenta essencial para compreender o mundo. Em meio às transformações da linguagem e da comunicação, o texto questiona como as mudanças dos novos tempos podem esvaziar conceitos, manipular significados e influenciar nossas vidas.
Até 26/04.

Sesc Pinheiros | Auditório – R. Paes Leme, 195. Pinheiros
Quinta a sábado, 20h.
Ingressos: R$50

agenda-teatral-abril-cidade-soterrada
Cidade soterrada (Noelia Nájera/divulgação)

Cidade soterrada

Do Núcleo Artístico A Próxima Companhia, uma liga de heróis com poderes inusitados viaja no tempo até a São Paulo de 2025 para impedir a maldição do esquecimento, que ressurge a cada século. Vindos da revolta apagada de 1924, eles buscam formar uma resistência ao lado dos cidadãos, enfrentando os abutres e soldados da opressão. Guiados pelas águas soterradas e pelos enigmas de uma Oráculo dos Tempos, percorrem as ruas dos Campos Elíseos em busca de um quebra-feitiço, cruzando memórias capazes de erguer monumentos populares enquanto as máquinas do futuro avançam.
Até 14/04

Ponto de Encontro | R. Helvétia, 937. Santa Cecília. Cruzamento da Rua Helvétia com a Av. São João. Quinta a segunda, 19h.
Gratuito. 

Dois de nós

Com Antonio Fagundes e Christiane Torloni, em um quarto de hotel, dois casais de gerações distintas se encontram. Segredos e mentiras vêm à tona, desencadeando um turbilhão de emoções e desafios. Entre momentos de humor e intensidade, o inesperado transforma suas vidas para sempre.
Até 27/04.

TUCA / Teatro da PUC-SP | R. Monte Alegre, 1024. Perdizes
Quinta e sexta, 21h; sábado, 20h; domingo, 17h.
Ingressos: de R$90 a R$300

Copo Vazio

Com idealização de Carolina Haddad e direção de Bruno Perillo, a adaptação teatral do livro de Natalia Timerman questiona a responsabilidade afetiva ao narrar a história de Mirela, que precisa lidar com o desaparecimento repentino de Pedro, seu interesse amoroso. A dramaturgia de Angela Ribeiro coloca em cena uma atriz e um ator, que transitam entre a reconstrução da história e a reflexão sobre os próprios personagens. A montagem combina metalinguagem, projeções, trilha sonora e elementos visuais para traduzir a prosa poética do livro ao teatro.

Teatro Itália | Av. Ipiranga, 344 – República
De 1º a 30 de abril de 2025. Terças e quartas, às 20h
Sessões com libras dias 08 e 23 de abril
Sessão com bate-papo com a escritora Natalia Timerman e elenco dias 29 e 30 de Abril
Ingressos: Inteira: R$ 100,00 | Meia: R$ 50,00

Um Clássico: Matou a família e foi ao cinema

Do Grupo XIX de Teatro, com direção de Luiz Fernando Marques (Lubi), a peça estará em cartaz de 5 a 13 de abril, na Vila Maria Zélia, com entrada gratuita. Inspirado nos filmes Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), de Júlio Bressane, e Um Clássico, Dois em Casa, Nenhum Jogo Fora (1968), de Djalma Limongi, o espetáculo revisita essas obras sob uma nova perspectiva, explorando a banalização da violência e a busca por pertencimento. No palco, dois homens, duas mulheres e um narrador conduzem o espectador por um jogo narrativo em que passado e presente se confundem, criando uma experiência cênica inédita. 

Vila Maria Zélia | Rua Mário Costa 13 – Belém
De 5 a 13 de abril de 2025 – Sábados e domingos, às 16h e 18h.

Ingressos: Grátis

O figurante

Aqui temos Mateus Solano em seu primeiro monólogo. A trama explora a busca de Augusto, um ator que trabalha como figurante, por si mesmo em uma rotina sem sentido, abordando a dificuldade de se conectar com a própria essência. O texto foi desenvolvido a partir de improvisos de Solano, trabalhados por Isabel Teixeira para criar a dramaturgia final. 

Teatro Renaissance | Alameda Santos 2233 – Jardim Paulista, Piso E1Até 29 de junho.
Sextas às 21h, sábados às 19h e domingos às 17h
Ingressos: R$ 150,00 (inteira) R$ 75,00 (meia)

Visitando Sr. Green

A comédia de Jeff Baron, com Elias Andreato e Johnny Massaro estreou em janeiro no Teatro Renaissance. A trama acompanha o encontro entre o Sr. Green, um idoso judeu ortodoxo, e Ross, um jovem executivo, unidos por uma sentença judicial que os força a conviver semanalmente. Sob direção de Guilherme Piva, a peça aborda com humor temas como amizade, diferenças e solidão.

Teatro Renaissance | Alameda Santos, 2233 – Jardim PaulistaAté 20 de abril.
Sábados, 21h; domingos, 19h30
Ingressos: R$ 90,00

A casa de Bernarda Alba

Após a morte do marido, Bernarda Alba impõe um severo luto às cinco filhas, confinando-as sob sua tirania. Entre repressão, desejos sufocados e paixões proibidas, a aparente ordem se desestabiliza, conduzindo a um desfecho trágico.

A montagem apresenta três formações de elenco ao longo da temporada: exclusivamente feminino, masculino e misto, ampliando a leitura da obra.

Espaço dos Satyros | Praça Roosevelt, 214. Consolação. T. 11 3258.6345.
Até 26/04. Sexta e sábado, 20h30.
Ingressos: R$60.

O doente imaginário

Sob direção de Sérgio Ferrara, a nova montagem de O Doente Imaginário preserva a estrutura clássica de Molière enquanto dialoga com a contemporaneidade. A comédia de 1673 satiriza a hipocondria e o oportunismo médico, acompanhando Argan (Camilo Guadalupe), um homem obcecado por sua saúde que quer casar sua filha (Gabriela Piacentini) com um médico, enquanto sua esposa (Sophia Rabassi) conspira por sua herança.

Teatro Nair Bello | Shopping Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569 – Consolação
Até 20 de abril. Quintas a sábados, às 20h; domingos, às 18h
Ingressos: entre R$ 30,00 e R$ 60,00

agenda-teatral-abril-agora-e-que-sao-elas
Júlia Rabello e Maria Clara Gueiros em Agora é que são elas (Yan Carpenter/divulgação)

Agora é que são elas

Estrelado por Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco, o espetáculo chega a São Paulo para uma temporada no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, a partir de 26 de abril. As atrizes interpretam cerca de vinte personagens ao longo de nove esquetes escritos por Fábio Porchat, abordando situações cotidianas com humor afiado e identificável. A montagem mescla textos inéditos com outros escritos por Porchat no início dos anos 2000, originalmente encenados ao lado de Paulo Gustavo.

Teatro das Artes | Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970 – Bairro Pinheiros
De 26 de abril a 27 de julho de 2025. Sábados e domingos, às 18h
Ingressos: de R$ 100 a R$ 140

MUSICAL

Rita Lee – Uma Autobiografia Musical

O musical retorna aos palcos no Teatro Porto, até 27 de abril de 2025, após um grande sucesso em sua estreia em 2024. Dirigido por Marcio Macena e Débora Dubois, e com roteiro de Guilherme Samora, o espetáculo narra a trajetória de Rita Lee (interpretada por Mel Lisboa) com base em seu livro autobiográfico de 2016. A montagem já foi aclamada pelo público e premiada, destacando a vida de Rita, desde sua infância até seu ativismo, conquistando uma nova geração de fãs.

Teatro Porto | Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos ElíseosAté 15 de junho.
Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 17h
Ingressos: SEXTAS: Plateia: R$ 180 (inteira) | Balcão e Frisas: R$ 150 (inteira) SÁBADOS E DOMINGOS: Plateia: R$ 200 (inteira) | Balcão e Frisas: R$ 170 (inteira) Valor Especial: R$ 40 (inteira)*

Raul Seixas, o Musical

No ano em que Raul Seixas completaria 80 anos, seu legado retorna aos palcos com um musical dirigido por Leonardo da Selva e estrelado por Bruce Gomlevsky. O espetáculo, que já atraiu mais de 15 mil espectadores no Rio de Janeiro, recria com fidelidade absoluta a trajetória do pai do rock nacional, baseando-se em manuscritos originais cedidos pela família. A peça se desenrola durante uma noite insone, na qual Raul revisita sua vida, compõe e reflete sobre arte e sociedade, embalado por 21 canções icônicas, como Maluco Beleza, Tente Outra Vez e Gita.

Teatro-D-Jaraguá | Rua Martins Fontes, 71, Centro 01050-000, Centro Histórico (metrô Anhangabaú)
De 11/04 até 18/05/25, sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h
Ingressos: R$ 150,00 (inteira), R$ 75,00 (meia)

DANÇA

116 Gramas – Peça para Emagrecer

Solo autoral da atriz Letícia Rodrigues que transforma a busca pelo emagrecimento em uma experiência teatral intensa e poética. Misturando autoficção, performance e dança, a peça acompanha A Gorda, protagonista que, a cada apresentação, tenta eliminar 116 gramas de seu corpo enquanto questiona as pressões sociais sobre a imagem e o pertencimento. Com dramaturgia e atuação de Letícia Rodrigues, o espetáculo tem direção dela e de João Pedro Ribeiro, além de direção de movimento de Luaa Gabanini e direção musical de Natália Nery.

Teatro Arthur Azevedo | Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
De 27 de março a 8 de abril, de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h
Ingressos: Grátis

116-gramas-agenda-teatral-abril-
Letícia Rodrigues em 116 gramas (Luiza Graner/divulgação)
Publicidade