Agenda de teatro da Bravo!: 22 melhores peças em cartaz em São Paulo
Destaque para o humor crítico de "Escola de Mulheres" e para a reflexão sobre o conflito na Palestina em "O Mar"; Descubra nossa seleção completa

Em março de 2025, a capital paulista abriga uma programação vibrante nos teatros, com estreias e montagens que exploram temas sociais, históricos e existenciais.
Da dramaturgia clássica à contemporânea, o público poderá conferir espetáculos que vão do humor crítico de Molière em Escola de Mulheres à potente reflexão sobre o conflito Israel-Palestina no espetáculo O Mar.
Também se destaca Belmira, um solo que mergulha na realidade da violência escolar no Brasil. Na dança, vale conferir Requiém, o novo espetáculo do Balé da Cidade em cartaz no Theatro Municipal.
Confira a nossa curadoria completa abaixo e programe-se:
O Mar
Do dramaturgo uruguaio Federico Roca, o espetáculo apresenta um olhar feminino sobre o conflito entre Israel e Palestina. A trama acompanha Adila e sua neta Farida, palestinas que buscam um encontro com o mar, e Dania, uma advogada israelense, em uma relação que ultrapassa fronteiras e convida à reflexão sobre a força do ser humano frente ao ódio e à intolerância. A peça é uma homenagem às mulheres de ambos os lados do conflito e às tradições que, mais do que separar, podem aproximar culturas.

Temporada:
De 7 a 16 de março de 2025 no Teatro Municipal Alfredo Mesquita,
de 21 a 30 de março de 2025 no Teatro Paulo Eiró,
e de abril a maio de 2025 nos Teatros Cacilda Becker e Arthur de Azevedo
Entrada Gratuita
Escola de Mulheres
Clássico de Molière escrito em 1662, Escola de Mulheres ganha nova temporada no Teatro Itália, de 8 de março a 20 de abril, com sessões aos sábados e domingos. Sob a direção de Clara Carvalho, a montagem combina humor e crítica social para questionar o patriarcado e o conservadorismo. A trama acompanha Arnolfo, burguês obcecado pela ideia de evitar traições. Para isso, ele educa a jovem Inês na ignorância, na esperança de torná-la sua esposa ideal. No entanto, a esperteza das personagens femininas desafia seus planos, evidenciando o ridículo do machismo e trazendo um viés feminista à obra.

Teatro Itália
Av. Ipiranga, 344 – República
Temporada: De 8 de março a 20 de abril de 2025
Sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h
Ingressos: Promoção de Carnaval: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
A partir de 15/3: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)
Belmira
Estrelado por Angela Ribeiro e escrito e dirigido por Carla Zanini, trata-se de um solo que reflete sobre a violência escolar no Brasil e a resistência dos educadores em um contexto de ameaça constante. A trama acompanha Marta, uma professora paraense que sobreviveu a um atentado escolar, enquanto compartilha suas memórias e reflexões sobre o vínculo com a enigmática professora Belmira. A peça, marcada pela influência da cultura paraense, também homenageia a figura de Dona Onete, educadora e cantora paraense. O espetáculo é uma reflexão sobre os desafios enfrentados na educação e a coragem de seguir em frente apesar do medo e da precariedade.

Temporada:
Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga
Ingressos: R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia-entrada) e R$ 15 (credencial plena)
De 13 de março a 6 de abril de 2025, no Sesc Ipiranga
Sextas, às 21h30; sábados e domingos, às 18h30
Serra Pelada
Novo espetáculo do coletivo Tablado SP, aborda a violência envolvida no garimpo amazônico a partir do texto e direção de Alexandre Dal Farra. Inspirada em anos de pesquisa e viagens à região, a peça mistura realidade e ficção para explorar a brutalidade histórica e contemporânea do garimpo. Dividida em duas partes, a dramaturgia revisita os conflitos da Guerrilha do Araguaia e o domínio militar na Serra Pelada, além de acompanhar documentaristas que, em meio ao garimpo atual, enfrentam paranoia e medo.

Teatro de Arena
Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque
Até 23 de março de 2025. Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h. Não haverá sessão nos dias 1, 2, 8 e 9 de março.
Sessões extras: 18, 19 de março às 15h
Entrada Gratuita
Parque Industrial
Adaptada do romance homônimo de Patrícia Galvão (Pagu), a peça é um retrato das condições enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras na São Paulo da década de 1930. A peça, dirigida por Gilka Verana, traz à tona questões como machismo, exploração, assédio, violência doméstica e desigualdade de classe e gênero, temas que ainda persistem em nossa sociedade. A montagem segue o caminho da resistência feminina, e por meio de uma narrativa poética e potente, confronta os desafios de mulheres do passado e do presente.

Temporada:
De 12 a 16 de março de 2025 no Teatro Municipal Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro
Quarta a sábado, às 20h30. Domingo, às 19h
De 26 a 30 de março de 2025 no Teatro Municipal Arthur de Azevedo – Av. Paes de Barros, 955, Alto da Mooca
Quarta a sábado, às 20h30; domingos, às 19h
Entrada Gratuita
Por um Pingo
Um casal aguarda a visita de um corretor de imóveis em seu apartamento quando percebe uma mancha de mofo no teto, indício de um vazamento iminente. Ao chamar um técnico para avaliar o problema, ele desaparece misteriosamente, enquanto a mancha se expande e os pingos se tornam incessantes. A peça utiliza a metáfora da infiltração para explorar a violência urbana, a paranoia e os traumas ocultos sob a estrutura da cidade. Com direção de Dante Passarelli e Fernanda Zancopé, o espetáculo mescla comédia e suspense, evocando Hitchcock e técnicas de circo-teatro, enquanto aposta em uma linguagem expressionista e no uso de câmeras ao vivo para ampliar a experiência cênica.

Teatro Manás Laboratório
Rua Treze de Maio, 222. Bela Vista
De 12 a 26 de março – Quartas, às 21h
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia-entrada)
Luis Antonio-Gabriela
A Cia. Mungunzá de Teatro retorna com uma temporada gratuita do aclamado Luis Antonio-Gabriela, que será apresentada de 14 a 30 de março no Teatro de Contêiner. A peça, que estreou em 2011, conta a história de Luis Antonio, irmão do diretor Nelson Baskerville, que, durante a ditadura militar brasileira, transforma-se na travesti Gabriela e busca viver sua nova identidade de gênero na Europa. A trama se desenrola ao longo da vida de Luis Antonio, abordando sua luta pela identidade e os desafios enfrentados em uma sociedade repressiva.

Temporada:
Teatro de Contêiner
Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
De 14 a 30 de março de 2025. Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 18h
Entrada Gratuita
Cavalo Bravo Não Se Amansa
Da Cia. Teatro Documentário, o espetáculo resgata a história de José Miranda Rosa, o Mineirinho, um anti-herói brutalmente assassinado pela polícia em 1962, em um espetáculo que combina memória, documentário e poética. Dirigido por Marcelo Soler, com dramaturgia co-assinada por ele e Éder Lopes, a peça volta ao Viaduto Júlio Mesquita Filho, na Bela Vista, a partir de 15 de março.

Temporada:
Viaduto Júlio Mesquita Filho
(entre as encruzilhadas da Rua Major Diogo e Prof. Laerte Ramos de Carvalho – Bela Vista)
Sábados, às 16h30, e domingos, às 11h
De 15 de março a 18 de maio de 2025
Entrada Gratuita
Dois Papas
Espetáculo baseado na dramaturgia de Anthony McCarten, apresenta um intenso confronto de ideias, respeito e amizade entre o cardeal Jorge Bergoglio e o Papa Bento XVI. Com direção de Munir Kanaan e atuação de Celso Frateschi e Zécarlos Machado, que trazem mais de 50 anos de carreira, a montagem leva ao palco o encontro de dois homens com visões de mundo divergentes. O cardeal argentino Bergoglio busca a aposentadoria, mas acaba sendo convocado por Bento XVI para um encontro que mudará seu destino. O espetáculo explora a intimidade desses homens, revelando suas tensões e o diálogo sobre a necessidade de mudanças na Igreja.

Temporada:
De 7 a 16 de março de 2025 no Sesc Guarulhos – Guilherme Lino dos Santos, 1.200. Jardim Flor do Campo
Sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h
De 21 de março a 27 de abril de 2025 no Sesc Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro
Sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia) / R$ 18 (credencial Sesc)
A Banda Épica na NOITE DAS GERAIS
Ambientada no auge da repressão militar no Brasil, a peça aborda a produção artística da contracultura, tensionada pela cultura de massa e influenciada pelas lutas revolucionárias. Com texto e direção de Sérgio Carvalho, a montagem traz uma banda de rock alternativo que, durante uma turnê pelo interior de Minas Gerais em 1972, enfrenta um revés quando o ônibus quebra perto do Rio Doce, uma região marcada por violências históricas contra os povos originários. O encontro com moradores locais desperta os artistas para reflexões sobre o papel da arte diante das violências constitutivas do país.

Sesc 14 Bis
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista
Até 16 de março de 2025. Quinta a sábado, às 20h e domingos, às 18h (Não haverá espetáculo no dia 2/3)
Ingressos: R$ 70 (inteira) / R$ 35 (meia) / R$ 21 (credencial Sesc)
Os Irmãos Karamázov
Baseado no clássico de Fiódor Dostoiévski, ganha uma adaptação inédita para os palcos brasileiros, com direção de Caio Blat e Marina Vianna. A trama acompanha uma família desestruturada, marcada por paixões, disputas e um pai cruel. A adaptação se concentra nos três dias cruciais da história, explorando temas como culpa, justiça e a busca por libertação, com uma linguagem acessível e que ressoa com questões sociais contemporâneas.

Sesc Pompeia
R. Clélia, 93 – Água Branca
Até 30 de março. Quintas, sextas e sábados, às 20h; domingos, às 17h
Ingressos: R$ 70 (inteira) / R$ 35 (meia) / R$ 21 (credencial Sesc)
Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso
A peça retrata a inquietude e a essência da principal avenida de São Paulo, entrelaçando sua história, presente e ausências. Dirigida por Felipe Hirsch, a montagem propõe um passeio pela metrópole, com uma narrativa poética que reflete sobre o cotidiano e a vida urbana. O espetáculo conta com canções inéditas de 15 grandes nomes da cena paulista.

Teatro do SESI-SP
Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313
Até 29 de junho de 2025. Quintas, sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h
Entrada Gratuita
Restinga de Canudos
A Cia do Tijolo se aprofunda na história de Canudos para refletir sobre as desventuras da República brasileira. Inspirado na indagação de Walter Benjamin sobre as vozes do passado, o espetáculo parte da ideia de que a República não começou com a proclamação de Marechal Deodoro da Fonseca, mas sim com a violência contra um povoado. A peça propõe uma investigação sobre exclusões, exploração e massacres que marcaram a formação do país.

Sesc Belenzinho
R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho
De 14 de março a 26 de abril. Sextas e sábados, 20h; domingos, 17h
Ingressos: R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia-entrada) / R$ 15 (credencial plena)
O figurante
Aqui temos Mateus Solano em seu primeiro monólogo. A trama explora a busca de Augusto, um ator que trabalha como figurante, por si mesmo em uma rotina sem sentido, abordando a dificuldade de se conectar com a própria essência. O texto foi desenvolvido a partir de improvisos de Solano, trabalhados por Isabel Teixeira para criar a dramaturgia final.

Teatro Renaissance
Alameda Santos 2233 – Jardim Paulista, Piso E1
Até 31 de março. Sextas às 21h, sábados às 19h e domingos às 17h
Ingressos: R$ 150,00 (inteira) R$ 75,00 (meia)
“DUETOS, A Comédia de Peter Quilter”
O espetáculo, do dramaturgo britânico Peter Quilter, retorna a São Paulo no Teatro FAAP, com direção de Ernesto Piccolo e atuação de Patricya Travassos e Eduardo Moscovis. Já vista por mais de 150 mil pessoas e encenada em 12 cidades, Duetos explora, com humor, as complexidades dos relacionamentos modernos. A trama é composta por quatro histórias sobre as dificuldades de se conectar e a busca pelo amor, abordando temas como expectativas e solidão. A peça já foi traduzida para 10 idiomas e apresentada em mais de 20 países.

FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado
R. Alagoas, 903 – Higienópolis
Até 23 de março. Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 18h
Ingressos: de R$ 39,50 a R$ 150
Visitando Sr. Green
A comédia de Jeff Baron, com Elias Andreato e Johnny Massaro estreou em janeiro no Teatro Renaissance. A trama acompanha o encontro entre o Sr. Green, um idoso judeu ortodoxo, e Ross, um jovem executivo, unidos por uma sentença judicial que os força a conviver semanalmente. Sob direção de Guilherme Piva, a peça aborda com humor temas como amizade, diferenças e solidão.

Teatro Renaissance
Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista
Até 20 de abril. Sábados, 21h; domingos, 19h30
Ingressos: R$ 90,00
Finlândia, de Pascal Rambert
A peça, estrelada por Paula Cohen e Jiddu Pinheiro, aborda o drama de um casal em processo de separação, explorando as complexidades emocionais e os conflitos gerados pela crise. A montagem, que estreou em Madri em 2022, já foi apresentada em várias cidades internacionais, como Paris e Cidade do México. Com um cenário claustrofóbico de quarto de hotel, a peça traz à tona discussões sobre os novos padrões de relacionamento, a desconstrução das estruturas de poder masculinas e os desafios de gênero e respeito.

Teatro Vivo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 – Vila Cordeiro
Até 20 de março de 2025. Quartas e quintas, às 20h
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada e preço popular)
MUSICAIS
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Com direção de Regina Galdino e interpretação de Marcos Damigo, a comédia musical, que segue até 10 de abril, traz uma versão modernizada do clássico de Machado de Assis, com um Brás Cubas irreverente, amoral e bem-humorado. O monólogo explora a trajetória do anti-herói burguês, refletindo sobre a continuidade do oportunismo na sociedade brasileira, desde o século XIX até os dias de hoje. Com uma narrativa não linear, a montagem mistura teatro, literatura, dança e música.

Temporada:
Teatro UOL
Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618
De 5 de março a 10 de abril de 2025. Quartas e quintas, às 20h
Ingressos: R$ 100,00 (meia-entrada R$ 50,00)
Rita Lee – Uma Autobiografia Musical
O musical retorna aos palcos no Teatro Porto, até 27 de abril de 2025, após um grande sucesso em sua estreia em 2024. Dirigido por Marcio Macena e Débora Dubois, e com roteiro de Guilherme Samora, o espetáculo narra a trajetória de Rita Lee (interpretada por Mel Lisboa) com base em seu livro autobiográfico de 2016. A montagem já foi aclamada pelo público e premiada, destacando a vida de Rita, desde sua infância até seu ativismo, conquistando uma nova geração de fãs.

Teatro Porto
Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos
Até 27 de abril. Sextas e sábados, às 20h; domingos, às 17h
Ingressos:
SEXTAS: Plateia: R$ 180 (inteira) | Balcão e Frisas: R$ 150 (inteira)
SÁBADOS E DOMINGOS: Plateia: R$ 200 (inteira) | Balcão e Frisas: R$ 170 (inteira)
Valor Especial: R$ 40 (inteira)*
DANÇA
Das Tripas: Sete Histórias
De Mariana Muniz, a peça é uma adaptação coreográfica e teatral baseada no livro Das Tripas Coração de Ezter Liu. O espetáculo, com direção de Clara Carvalho e interpretação de Mariana Muniz, dá vida a sete contos da escritora pernambucana, explorando o universo poético e feminino retratado por Liu. A obra aborda a força e as múltiplas faces do feminino, como mulheres que se tornam deusas, escritoras e até parafusos. A peça é um mergulho sensorial na dança-teatro, questionando os limites do corpo e da palavra na construção da narrativa.

Temporada:
Teatro Sérgio Cardoso
Sala Paschoal Carlos Magno – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
De 7 a 16 de março de 2025, sextas a domingos, às 19h
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)
Tríptico LÁ | ESQUIVA | JURUÁ
A Cia. Oito Nova Dança celebra seus 25 anos de criação artística com a mostra Tríptico LÁ | ESQUIVA | JURUÁ, que acontece entre 14 e 30 de março de 2025 no TUSP – Teatro da USP e no Centro Maria Antônia da USP. Com entrada gratuita, a programação inclui três espetáculos, rodas de conversa, uma instalação audiovisual, roda de xondaro e a apresentação do coral Guarani M’byá da Aldeia Kalipety – Parelheiros SP.

Programação:
TUSP
R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque
Centro Maria Antônia da USP
R. Maria Antônia, 258 – Vila Buarque
De 14 a 30 de março de 2025
Entrada Gratuita
Réquiem SP
O Balé da Cidade de São Paulo estreia sua primeira temporada de 2025 no Theatro Municipal de São Paulo. Com direção, criação e coreografia de Alejandro Ahmed, a obra conta com a participação do Coral Paulistano e da Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Maíra Ferreira. O espetáculo, que explora uma fusão de estilos de dança como o balé, o jumpstyle e as danças urbanas, busca investigar as interações dos corpos com o ambiente e as manifestações culturais de São Paulo. A peça conta com execução ao vivo da obra Réquiem, de György Ligeti, e outras composições do canadense Venetian Snares.

Temporada:
Theatro Municipal de São Paulo
Sala de Espetáculos – Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Datas: 14, 15, 18, 19, 21 e 22 de março de 2025. 14, 18, 19 e 21 de março, às 20h; 15 e 22 de março, às 17h
Ingressos: R$ 10 a R$ 92 (inteira)