Antigo espaço da Livraria Cultura vira vitrine de tecnologia e marcas
Um dos endereços mais icônicos da Avenida Paulista, a antiga Livraria Cultura do Conjunto Nacional, reabriu as portas e deu lugar à Galeria Magalu
É mesmo o fim de uma era para a cultura em São Paulo. Um dos endereços mais icônicos da Avenida Paulista, a antiga Livraria Cultura do Conjunto Nacional, reabriu as portas, mas com uma proposta completamente diferente. No lugar das estantes de livros, o espaço agora abriga eletrônicos, brinquedos, cosméticos e móveis: trata-se da Galeria Magalu, que ocupa cerca de 4 mil m² com marcas como KaBuM!, Época Cosméticos e Netshoes. No segundo andar, ainda é possível encontrar livros, na primeira loja física do Estante Virtual.
A antiga livraria encerrou suas atividades em 2024, após um longo processo judicial e uma gestão marcada por críticas que geraram conflitos com editoras e colaboradores.
Para os frequentadores de longa data, é possível reconhecer alguns vestígios da Cultura. O famoso dragão continua pendurado no teto e, no último andar, o antigo teatro Eva Herz segue de pé, agora rebatizado como Teatro YouTube – Sala Eva Herz, em referência ao novo parceiro da casa.
O espaço dá a sensação de que um ecossistema que antes existia apenas online busca se materializar. Além de espetáculos e shows, o teatro também funcionará como hub para gravações, criadores de conteúdo e projetos institucionais da plataforma, abrindo mais espaço para parceria com marcas. A programação será contínua, com fins de semana reservados a produções de artes cênicas. Este é o segundo teatro da plataforma no mundo, depois da Califórnia, que possui uma proposta mais ambiciosa, com cerca de seis mil lugares.
“A ideia é transformar esse espaço para que criadores, marcas e artistas possam participar. O público se conecta porque é um espaço de cultura, inovação e tecnologia. Estamos vendo isso acontecer com o Magalu, que trouxe as lojas online para o espaço físico — e faremos o mesmo com o YouTube e as marcas que estão dentro do Google, trazendo-as para cá”, explicou Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para o Varejo no Google Brasil.
Para Sandra Jimenez, diretora de Música do YouTube para América Latina e US-Latin, o impacto da plataforma na economia criativa é inegável. “O YouTube mudou a cultura global — isso é inegável — e também teve um impacto direto aqui no Brasil. Nosso modelo de negócio e todo o ecossistema criativo geraram R$ 4,94 bilhões para o PIB brasileiro em 2024, além de 130 mil empregos. Isso é tangível, isso é real. Esse ecossistema é forte: começa no YouTube e oferece oportunidades, porque nossos modelos de monetização tornam a criatividade um negócio sustentável. É dessa forma que vemos nossa parceria e o papel do Teatro YouTube.”
O modelo de unir criadores e artistas, segundo Jimenez, também garante sustentabilidade aos projetos artísticos. “Quando você fala de comunidade, fala de modelo de negócio e também do que estamos planejando para o futuro: conectar criadores e artistas a novas possibilidades. No teatro, o patrocínio permite que nossos criadores tenham acesso a tecnologia de ponta e infraestrutura, garantindo que o conteúdo produzido tenha o melhor desenvolvimento e qualidade. É necessário um espaço que conecte a audiência e ofereça equipamentos adequados. O modelo de negócio foi pensado exatamente para isso: transformar criatividade em sustento, assegurar longevidade com qualidade e gerar retorno para o criador. É importante destacar que o nosso teatro, junto ao YouTube, funciona como um hub multi-formato.”
O novo teatro mantém o charme do Eva Herz. Modernizado, ainda preserva seu caráter intimista e, até o momento, tem recebido eventos pontuais para convidados. Nesta quarta-feira (10), haverá um pocket show de Carol Biazin, com canções do disco “No Escuro, Quem é Você?”, antecipando o conceito do YouTube Music Nights. A gestão do teatro é da Aventura, maior produtora de teatro do país, responsável por espetáculos como ‘Elis, a Musical’, ‘Vamp’, ‘Chacrinha’, ‘Mamma Mia!’, ‘A Noviça Rebelde’ e ‘Hair’.
A partir de 18 de dezembro, o público poderá conferir a estreia de ‘Hip Hop Hamlet’, parceria entre o diretor Guilherme Leme Garcia e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que celebra seus 25 anos de trabalho. A Bravo acompanhou um trecho do espetáculo, que atualiza os dilemas de Hamlet para debater racismo, patriarcado e desigualdade. O elenco de dez artistas mantém o núcleo da trama em um cenário onde a violência pode ganhar outros desfechos, acompanhado por uma trilha que reúne Aretha Franklin, Racionais MC’s, Kanye West, Jorge Ben Jor, Toni Tornado e Tim Maia.
Além do teatro, a loja contará com um espaço na entrada da Alameda Santos, em parceria com a Pinacoteca, dedicado a exibir obras do acervo do museu. A primeira mostra recebe o título Jogo de Cena — obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo.
Hip Hop Hamlet
Teatro Youtube – Conjunto Nacional – av. Paulista, 2.073.
De 18 de dezembro até 28 de janeiro de 2026. De quarta a sexta, às 20h; sábado, às 17h e às 20h; domingi, às 18h.
Ingressos: a partir de R$ 50
Amor de Zélia Gattai e Jorge Amado é tema de exposição interativa em São Paulo
Ranking: 100 melhores livros brasileiros segundo a Bravo!
‘O Agente Secreto’ é, sim, tudo o que dizem
Espetáculo “Morte e Vida Severina” estreia em São Paulo com músicas de Chico Buarque
Stranger Things: Netflix divulga teaser e datas da última temporada