Continua após publicidade

Dancar nas bordas: Cia. Diversidança promove espetáculos na periferia

7ª edição da mostra Dança nas Bordas acontece até 19 de maio em diferentes pontos da Zona Sul de São Paulo

Por Laís Franklin
Atualizado em 14 Maio 2024, 15h22 - Publicado em 14 Maio 2024, 10h00

Até 19 de maio, a Cia. Diversidança promove a 7ª edição da mostra Dança nas Bordas. O evento abrange mais de 50 atividades, entre espetáculos, exposições e ações formativas, na periferia da Zona Sul de São Paulo. Bravo! elegeu quatro destaques para incluir no seu roteiro.

A boa novidade é que quem não estiver na cidade também pode aproveitar a mostra digitalmente. A transmissão dos espetáculos acontece no canal do Youtube do festival.

danca-bordas-tf-style-companhia-de-danca
companhia de dança TF Style (Igor Gasparini/divulgação)

Encruzilhadas da vida
Neste sábado, 11 de maio, às 19h, a TF Style Cia de Dança apresenta o espetáculo “Corpos de Fronteira”, que busca refletir sobre como negros, mulheres, homossexuais e periféricos podem se unir para potencializar suas próprias individualidades. 

Continua após a publicidade
grupo-corpo-mole-dancar-bordas
Grupo Corpo Mole (Danielle Satiko @satikofotos/divulgação)

Das páginas para os palcos
O livro “Amor Líquido”, de Zygmunt Bauman é a inspiração para o Grupo Corpo Molde criar o espetáculo Cartas para ELE”. A apresentação acontece dia 17 de maio, sexta-feira, às 21h. Em cena, os intérprete-criadores Renan Marangoni, Luiz Ragusa e Bruno Faowmanma performam os mais variados tipos de relacionamentos amorosos ou sexuais. A coreografia busca refletir sobre diversas percepções de vida e análises de sobrevivência do cotidiano com a lente de aumento para os relacionamentos afetivos.

danca-bruxa-preta-retomada-luzinete-silva
Bruxa Preta em REtomada da bailarina Luzinete Silva (Janaína Nogueira/divulgação)

Em metamorfose 
De Araraquara, o experimento-híbrido Bruxa Preta em RE-Tomada – Travessia cinematográfica de dança, de Luzinete Silva, exibe o corpo negro feminino em uma jornada de transformações. No chão híbrido das telas cibernéticas ela brinca com as lógicas coletivas e individuais do dançar, em um plugar de memórias. O espetáculo acontece dia 15 de maio, quarta-feira, às 19h.

Continua após a publicidade

Dança em pauta
Além dos espetáculos, a mostra também inclui rodas de conversa. Nossa dica é conferir a mesa “Articulando a Dança pela Cidade: Mobilizando movimentos e fóruns”, que acontece dia 17 de maio, sexta-feira, às 18h. Na ocasião estarão reunidos Renan Marangoni, do Fórum de Dança(s) da Zona Sul e Sudoeste; Íris de Franco e Evandro Paz, do Fórum de Danças Patrimoniais; Letícia de Andrade e Vanessa Macedo, do A Dança se Move; Sylvia Aragão, do Fórum Nacional da Dança, Manifestança e do Fórum Permanente das Danças do Estado de São Paulo.

A mediação é de Will Lima. Após a roda de conversa acontece a apresentação de Forró Urbano: O Ancestral Contemporâneo, de Íris de Franco e Evandro Paz.

 

Dança nas Bordas

Espaço Cultural CITA; Praça do Campo Limpo; e Studio de Dança Diane Sousa
De 22 de abril a 19 de maio
Confira a programação completa no site do evento
Gratuito

Continua após a publicidade
Publicidade