Avatar do usuário logado
OLÁ,

Elisa Lucinda comemora 22 anos de “Parem de falar mal da rotina” em curta temporada

A peça será apresentada entre os dias 20 e 23 de fevereiro, no Teatro-D-Jaraguá, no centro de São Paulo

Por Humberto Maruchel
21 fev 2025, 09h00
elisa-lucinda
 (Jonathan Estrella/divulgação)
Continua após publicidade

É cada vez mais incomum que um espetáculo permaneça em cartaz por mais de um ano, mesmo que entre idas e vindas. O monólogo Parem de falar mal da rotina, de Elisa Lucinda, colunista da Bravo!, rompeu há muito tempo essa lógica e alcançou a marca de 22 anos em cena, com temporadas no Brasil e no exterior. Na peça, dirigida por Geovana Pires, a atriz e poetisa propõe uma reflexão sobre o cotidiano, frequentemente associado à monotonia, e o apresenta como um território fértil para a criatividade. A montagem sugere a necessidade de observar como estruturamos nossa rotina e de que forma ela expressa nossos desejos e identidades – ou que ao menos deveria fazer isso.

O espetáculo faz uma curta temporada no recém-inaugurado Teatro-D-Jaraguá, no centro de São Paulo. “A peça nasceu das inúmeras lições que a natureza nos ensina todo dia a toda gente, mas, às vezes, alunos distraídos que somos, não vemos o lindo óbvio que ela nos oferece e as dicas que ela pode nos dar na condução de nossa vida diária”, explica a atriz em nota.

Em entrevista à Bravo!, no ano passado, Lucinda relembrou a resistência inicial da crítica ao espetáculo, que, segundo ela, subestimava o material. “Esta peça só está aqui por causa do público. Não por causa das críticas. Os intelectuais da época não foram ver. Os críticos de teatro tinham desprezo.”

Ao longo de mais de duas décadas, a montagem passou por reformulações. “O processo de atualização foi como organizar uma geladeira em uma cozinha ativa, constantemente em uso. É como perceber o que não serve mais, o que não se usa mais, o que não se encaixa mais na dieta. Parei de comprar, entende? Ficou parado por um tempo, até que um dia decidi atualizá-lo. Desde então, o espetáculo se atualiza diariamente, de uma sessão para outra. Ele gosta de brincar em produzir algumas ilusões, revelando algumas e mantendo outras ocultas. Muitos acham que tudo é muito improvisado, e essa ilusão beneficia a peça de alguma maneira.” E concluiu: “Quero passar minha vida inteira fazendo isso.”

Parem de falar mal da rotina, de Elisa Lucinda

Teatro-D-Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71, Centro
De 20 a 23 de fevereiro, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 150,00 (inteira) R$ 75,00 (meia)

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade