Grupo Corpo faz temporada no Rio com 2 de seus balés mais importantes
"O Corpo", com trilha de Arnaldo Antunes, e "Parabelo", com música de Tom Zé e José Miguel Wisnik, retornam à cidade depois de um hiato de mais de dez anos
Depois de lotar a Sala São Paulo em apresentações inéditas acompanhadas pela Osesp, o Grupo Corpo desembarca no Teatro Multiplan VillageMall do Rio de Janeiro com balés queridinhos pelo público.
“Parabelo”Nesta temporada carioca, serão apresentados dois dos espetáculos mais aclamados do repertório da companhia mineira: “O Corpo” (2000), com trilha sonora original de Arnaldo Antunes, e “Parabelo” (1997), com música assinada por Tom Zé e José Miguel Wisnik. Ambos retornam ao Rio depois de um hiato de mais de dez anos.
Concebidas pelo fundador da companhia Rodrigo Pederneiras, cada balé traduz, à sua maneira, a brasilidade urbana e sertaneja, do Sudeste e do Nordeste, do tecnopop vertiginoso e da tradição em artesania.
Em “Parabelo” essa característica é percebida no uso mais intenso dos quadris, no desmonte das formas, do vai-e-vem do xote e do xaxado, dos movimentos das lavadeiras, no prazer sensorial e também da vivência do sagrado. Na cenografia, o projeto de luz de Paulo Pederneiras vai do mistério azulado da noite à explosão solar do meio-dia no sertão.
Já em “O Corpo”, balé que celebrou os 25 anos da Companhia, a arquitetura de movimento é mais seca e vertiginosa com um quadrado branco delimitando, aqui e ali, o espaço cênico. A pulsação, ao mesmo tempo tribal e futurista incorpora-se nos movimentos, que vão do fetal, intra-uterino, ao autômato. Desta vez, o chão de linóleo é vermelho e, aliado a um cenário virtual projetado, permite uma sincronização de luzes da mesma cor em diversas saturações dialogando com graves e agudos da trilha.
Teatro Multiplan VillageMall
Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca
De 22 de maio a 2 de junho de 2024
De quarta a sábado às 20h e domingo às 17h
Ingressos a partir de R$20 até R$280