O que ver no teatro em novembro
Entre os destaques estão novas montagens de grupos consagrados, e produções que exploram temas como identidade, violência de gênero, luto e liberdade
Novembro traz aos palcos paulistanos uma safra de estreias que mescla poesia e crítica social. Entre os destaques estão novas montagens de grupos consagrados, solos marcados pela memória e produções que exploram temas como identidade, violência de gênero, luto e liberdade, compondo um panorama diverso da cena em São Paulo. Em cartaz, estão os espetáculos “A Máquina”, de João Falcão, “(Um) Ensaio sobre a Cegueira”, do Grupo Galpão, e o elogiado “Tom na Fazenda”, dirigido por Rodrigo Portella, que já foi aplaudido em diversos países.
Do Outro Lado do Rio
A Cia Peixes Voadores apresenta, no Instituto Brasileiro de Teatro, peça que explora a relação entre crianças, natureza e tempo. Dirigida por Maria Alencar, com dramaturgia e música de Luane Sato, a obra acompanha uma onça e a Velha Ventania em busca de uma criança de coração inquieto. Com jogos de palavras, música ao vivo e adereços artesanais, a montagem estimula a imaginação e o olhar infantil.
||| Do Outro Lado do Rio | Palco Praça do iBT – Instituto Brasileiro de Teatro – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 277 – Bela Vista | 11 de outubro a 16 de novembro, aos sábados e domingos, às 15h | Indicada para crianças a partir de 5 anos | Gratuita (retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência)
(Um) Ensaio sobre a Cegueira
Inspirado no clássico romance de José Saramago, o espetáculo “(Um) Ensaio sobre a Cegueira”, do Grupo Galpão, propõe um mergulho cênico nas questões éticas e humanas levantadas pelo autor português, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Com direção e dramaturgia de Rodrigo Portella e direção musical de Federico Puppi, a montagem recria o cenário de uma cidade tomada por uma misteriosa epidemia de cegueira, onde a convivência e a moral são postas à prova. A peça marca o encontro entre a força poética do Galpão e o universo literário de Saramago, refletindo sobre o que resta de humanidade quando tudo se apaga.
||| (Um) Ensaio sobre a cegueira | Sesc 24 de maio – Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo20 de novembro a 14 de dezembro de 2025, quinta a sábado, às 19h | Domingo e dia 20/11, às 18h | As sessões com acessibilidade em LIBRAS serão às quintas e aos domingos | As sessões com audiodescrição serão aos domingos | Ingressos: Inteira R$50,00, Meia R$25,00 e Credencial Plena R$15,00
Ruth & Léa
As atrizes Bárbara Reis e Ivy Souza estreiam em São Paulo o espetáculo Ruth & Léa, no Sesc Pompeia, de 13 a 30 de novembro. Com direção de Luiz Antonio Pilar e dramaturgia de Dione Carlos, a montagem presta uma homenagem sensível e vibrante a Ruth de Souza e Léa Garcia, pioneiras e referências incontornáveis da arte negra brasileira. No palco, as personagens Zezé e Elisa, inspiradas em Zezé Motta e Elisa Lucinda, ensaiam um filme musical sobre Ruth e Léa, entre lembranças, afetos e reflexões.
||| Ruth & Léa | Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo | De 13 a 30 de novembro de 2025. De quarta a sexta-feira, às 20h, e aos sábados e domingos, às 18h. Sessões extras acontecem nos dias 21 e 28/11, às 16h | Ingressos: R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia-entrada) e R$ 15 (credencial plena)
A Máquina
A peça A Máquina, que revelou nomes como Wagner Moura, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta, em 2000, ganha uma nova montagem. Com texto de Adriana Falcão e direção de João Falcão, a obra se passa em Nordestina, uma pequena cidade do interior, onde Antônio tenta impedir que sua amada Karina parta. Para isso, promete o impossível: viajar no tempo e trazer o mundo até sua terra. Nesta nova versão, Antônio é interpretado pelos jovens do coletivo Ocutá — Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli e Vitor Britto —, enquanto Karina ganha vida por Agnes Brichta, filha de Vladimir Brichta, que foi um dos Antônios na montagem original.
||| ‘A Máquina | TEATROIQUĖ – Rua Iquiririm, 110 – Vila Indiana – Butantã – São Paulo | 09 de outubro a 14 de dezembro de 2025. Quinta e sexta, às 21h. Sábado, às 18h e 21h. Domingo, às 18h | Ingressos: R$ 150 (Inteira) e R$ 75 (meia)
SABIUS, Os Moleques
Inspirado em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, e no clássico Heart of Darkness (Coração das Trevas), de Joseph Conrad – obra que serviu de base para o filme Apocalypse Now –, Gerald Thomas estreia “SABIUS, Os Moleques” no Teatro Raul Cortez – Sesc 14 Bis, em São Paulo. Na trama, a humanidade leva o planeta Terra ao colapso, e o planeta, incapaz de suportar a própria existência, comete suicídio e despenca de sua órbita, abrindo uma cratera em outro mundo. Nesse novo espaço, cinco sábios – figuras de diferentes épocas históricas – se reúnem para testemunhar os instantes que antecederam o “acidente” terrestre. Enquanto discutem, são interrompidos por fragmentos de criações humanas — trechos de música, pintura, literatura — que sobrevivem como relíquias despedaçadas de todos os tempos, repetindo-se em looping no vazio.
||| SABIUS, Os Moleques | Sesc 14 Bis – Teatro Raul Cortez – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 2º andar – Bela Vista, São Paulo | 26/11 a 21/12. Quintas, sextas e sábados às 20h00 e domingos às 18h | Ingressos: R$ 70,00 (inteira), R$35,00 (meia entrada) e R$ 21,00 (credencial)
Fumaça
O solo Fumaça, do dramaturgo inglês Alexis Gregory, estreia no dia 22 de novembro no Ágora Teatro, em São Paulo, com direção de Fernando Vilela e atuação de Filipe Augusto. Antes da estreia, a montagem será apresentada no Festival MixBrasil, no Teatro Sérgio Cardoso, no dia 15 de novembro. O espetáculo acompanha Alex, que recebe uma mensagem privada de seu namorado falecido e embarca em uma jornada misteriosa em busca da verdade. Entre pistas, delírios e lembranças, ele confronta temas como paranoia, depressão, ansiedade e solidão, num suspense permeado por humor ácido. A encenação parte da ideia de que vivemos permanentemente expostos nas redes sociais e reflete sobre como essa hiperconexão afeta a saúde mental.
||| Fumaça | Ágora Teatro – R. Rui Barbosa, 664 – Bela Vista, São Paulo | De 22 de novembro a 7 de dezembro de 2025. Aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h | Ingressos: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)
Triste! Triste… Triste?
Inspirado no livro Triste não é ao certo a palavra, de Gabriel Abreu, o espetáculo marca a estreia de Nicolas Ahnert como dramaturgo e diretor, em um solo protagonizado por Thalles Cabral. Em cartaz no Teatro do Núcleo Experimental, a peça acompanha um jovem que, ao descobrir que a mãe tem apenas um mês de vida, mergulha em uma busca para compreender quem ela foi e, assim, entender a si mesmo. Entre memórias e delírios, o protagonista tenta resgatar a essência materna enquanto enfrenta a iminência da perda. A montagem expande o universo do livro e investiga os anseios de uma geração em crise de identidade, tratando com leveza e humor o luto e a complexidade dos laços familiares.
||| Triste! Triste… Triste? | Teatro Do Núcleo Experimental – R. Barra Funda, 637 – Barra Funda, São Paulo | Até 30 de novembro. Sábados às 20h, domingos às 19h e segundas às 20h. Até 30 de novembro | Ingressos: R$80
Na Sala dos Espelhos
O monólogo Na Sala dos Espelhos, adaptação do quadrinho homônimo da sueca Liv Strömquist, estreia no Sesc Ipiranga, dentro da programação do Teatro Mínimo. Idealizado e interpretado por Carolina Manica, o espetáculo tem direção e adaptação de Michelle Ferreira e Maíra de Grandi. Na peça, uma mãe observa sua filha pré-adolescente entrar em crise com a própria aparência e, ao tentar ajudá-la, enfrenta também suas inseguranças e reflexões sobre o corpo e a passagem do tempo. A partir dessa relação, ela convida a filha — e o público — a pensar sobre os efeitos da tirania da imagem, o mito da beleza e a autoestima feminina em um mundo dominado pela hiperexposição.
||| Teatro | Na Sala dos Espelhos | Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo | De 7 a 30/11, sexta às 21h30, sábados e domingos às 18h30 | Ingressos: R$50,00 (inteira), R$25,00 (estudante, servidor de escola pública, idosos, aposentados e pessoas com deficiência), R$15,00 (credencial plena)
Alices
Com texto de Jarbas Capusso Filho, direção de Joana Dória e atuação de Nicole Cordery e Fábia Mirassos, o espetáculo Alices no Sesc Pinheiros. Em um espaço indefinido, duas mulheres chamadas Alice se encontram e iniciam um diálogo que, aos poucos, revela suas histórias e o que as une além do nome. Com atmosfera onírica e elementos do realismo fantástico, a peça constrói uma reflexão sobre o feminicídio e a violência de gênero, mesclando humor, poesia e crítica social. Nesse “não-lugar”, as personagens compartilham dores, escuta e acolhimento — um gesto de resistência diante da violência estrutural que atravessa suas vidas.
||| Alices | Sesc Pinheiros – Auditório – Rua Paes Leme, 195, Pinheiros | De 13 de novembro a 13 dezembro de 2025. De quinta-feira a sábado, às 20h30. Nos feriados dos dias 15/11 e 20/11, a sessão acontece às 18h e, no dia 28/11, haverá apresentação às 16h e às 20h30 | Ingressos: R$15 (Credencial Plena), R$25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira) | Nos dias 21 e 22/11 há tradução em Libras
Vou fazer de mim um mundo
Após temporadas de sucesso em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, Zezé Motta chega ao CCBB São Paulo com o solo Vou Fazer de Mim um Mundo, em comemoração aos seus 60 anos de carreira. Inspirada no livro Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, de Maya Angelou, a peça — com adaptação e direção de Elissandro de Aquino — narra a trajetória de uma mulher negra que enfrenta a segregação racial nos Estados Unidos dos anos 1930 e 1940. Entre poesia, música e memória, Zezé revisita temas como liberdade, resistência e ancestralidade, em um cenário intimista que simboliza o poder da palavra e da arte como formas de cura e transformação.
||| Vou fazer de mim um mundo | Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico | Até 30 de novembro. Sextas às 19h e sábados e domingos às 17h | Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada),
Tom na fazenda
Após uma temporada de sucesso no Festival de Edimburgo, Tom na Fazenda retorna ao Brasil em nova turnê. Idealizada por Armando Babaioff e dirigida por Rodrigo Portella, a peça é baseada na obra Tom à la ferme, de Michel Marc Bouchard, e aborda temas como homofobia, repressão e moralidade. Na trama, o publicitário Tom (Armando Babaioff) viaja até a fazenda da família de seu companheiro falecido para o funeral. Ao chegar, descobre que a sogra, Ágatha (Denise Del Vecchio), desconhecia tanto sua existência quanto a orientação do filho. Enredado em uma trama de mentiras conduzida por Francis (Iano Salomão), o irmão do falecido, Tom é levado a um jogo de poder e manipulação em um ambiente rural hostil, onde a verdade se torna cada vez mais perigosa.
||| Tom na Fazenda | Teatro Vivo – Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 – Vila Cordeiro | Até 03 de dezembro. De erças e quartas, às 20h | Ingressos: R$140 e R$70 (meia); popular R$50 e R$25
Um Dia Muito Especial
Baseada no clássico filme de Ettore Scola, a peça Um Dia Muito Especial está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, com direção e adaptação de Alexandre Reinecke e tradução de Célia Tolentino.Roma, 6 de maio de 1938. Enquanto Hitler e Mussolini selam uma aliança em meio a uma grande celebração, Antonietta, dona de casa e mãe de seis filhos, permanece sozinha, presa à rotina doméstica. Quando seu pássaro escapa para o apartamento de Gabriele — um ex-locutor de rádio recém-demitido por ser gay —, nasce entre os dois uma inesperada conexão. Em poucas horas, eles compartilham confissões, frustrações e afetos, revelando a força do encontro entre dois seres à margem em um mundo regido por preconceito e solidão.
||| Um Dia Muito Especial | Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno | Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista | Até 30 de novembro, sexta-feira, às 20h; sábado, às 17h e às 20h domingo, às 17h | Ingressos: Ingressos entre R$ 70 e R$ 200 | Haverá sessões “populares” nos dias 30 de outubro, 6 e 13 de novembro de 2025, às 20h
Jeca – Um povo ainda há de vingar
Em cartaz no Sesc Consolação, o musical do Grupo 59 de Teatro, é livremente inspirado no álbum Refazenda, de Gilberto Gil, que completa 50 anos. Com dramaturgia de Lucas Moura da Conceição e Marcelino Freire, direção de Kleber Montanheiro e direção musical de Marco França. Jeca, um homem do povo, retorna às suas origens em uma jornada de reencontro com a terra e com sua própria história. Em meio a lembranças, ele revive encontros com os pais, o grande amor e o velho abacateiro de sua cidade natal.
||| Jeca – Um Povo Ainda Há de Vingar | Sesc Consolação – Teatro Anchieta – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque. São Paulo | Até 23 de novembro de 2025. Quinta à sábado, às 20h, e domingos e feriados, às 18h | Ingressos: R$ 70,00 (inteira), R$ 35,00 (meia) e R$ 21,00 (credencial sesc)
HAIR
Hair, o musical que marcou os anos 1960 com sua rebeldia e espírito libertário, chega a São Paulo em uma montagem vibrante dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho, inaugurando o BTG Pactual Hall (antigo Teatro Alfa). A produção acompanha Claude, um jovem de Oklahoma que chega a Nova York antes de se alistar no Exército, e se integra a um grupo de hippies liderado por Berger. Entre festas, protestos e experiências com amor livre e drogas, a peça explora os dilemas da juventude diante da guerra e das transformações sociais.
||| Hair | Teatro BTG Pactual Hall – R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro, São Paulo | Até 21 de dezembro de 2025. Sextas, às 20h; sábados, às 16h e 20h; domingos, às 15h e 19h | Ingressos – 1º lote: a partir de R$ 40,00
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