Avatar do usuário logado
OLÁ,

Peça de resistência de Guarnieri na ditadura ganha nova adaptação

"Um Grito Parado no Ar", de 1973, estreia no Sesc Bom Retiro em montagem do Teatro do Osso

Por Redação Bravo!
21 jan 2025, 09h00
um-grito-parado-no-ar-francisco-guarnieri-ditadura-teatro-espetaculo-peca-resistencia-historia-regime-militar-arquivo
 (Cacá Bernardes/divulgação)
Continua após publicidade

O clássico da dramaturgia brasileira “Um Grito Parado no Ar”, escrito por Gianfrancesco Guarnieri em 1973, ganha uma nova montagem no Sesc Bom Retiro, em São Paulo, sob direção de Rogério Tarifa. Considerada uma das grandes obras de resistência durante a ditadura militar brasileira, a peça é apresentada pelo grupo Teatro do Osso e reflete os desafios de produzir arte em um período de repressão.

Com trilha sonora composta por Jonathan Silva e direção musical de William Guedes, o espetáculo combina dramaturgia coletiva com relatos reais, trazendo à cena uma abordagem crítica e atual. Paralelamente, a exposição virtual “Do Canto ao Grito” amplia a experiência artística, conectando o público com os temas centrais da peça.

A narrativa acompanha um grupo de artistas a dez dias da estreia de uma peça, enfrentando dívidas e restrições financeiras que ameaçam a produção. Baseada em relatos reais de moradores de São Paulo, a história revela as tensões sociais e econômicas do cotidiano, reafirmando o teatro como um espaço de resistência, transformação e reflexão. O elenco inclui a atriz Dulce Muniz, uma das integrantes do consagrado Teatro de Arena, reconhecido como um dos principais redutos artísticos de resistência que denunciavam a violência da ditadura.

“O espetáculo surgiu da colaboração entre meu trabalho e o Teatro do Osso, a partir de uma pesquisa sobre o Teatro Épico no Brasil, inspirada nas obras de Guarnieri. Realizamos um estudo aprofundado sobre esse período, coletando referências e entrevistando artistas da época. Estivemos no Rio de Janeiro para conversar com Othon Bastos e Sonia Loureiro. Assim, esta montagem representa um encontro entre a companhia Teatro do Osso e Um Grito Parado no Ar, unindo características de 1973 e da atualidade, estabelecendo diálogos entre esses dois momentos”, comenta o diretor Rogério Tarifa.

Continua após a publicidade
Um Grito Parado no Ar

Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos
Até 16 de fevereiro.
Sextas e sábados, 19h30. Domingos, 18h
Ingressos a partir de R$18 (Credencial Plena)

Publicidade