Continua após publicidade

Remontagem de “A Falecida” chega ao Rio de Janeiro

Nova montagem com Camila Morgado é dirigida e idealizada por Sergio Módena

Por Redação Bravo!
Atualizado em 6 mar 2024, 12h14 - Publicado em 28 fev 2024, 10h00
camila-morgado-falecida
 (Equipe/divulgação)
Continua após publicidade

Na época em que a peça “A Falecida”, de Nelson Rodrigues, foi encenada pela primeira vez em 1953, os críticos saíram escandalizados do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Definiram a montagem como “a busca mórbida pelo mórbido” e “uma procura vazia pelo escabroso”.

A obra conta a história de Zulmira, uma dona de casa do subúrbio do Rio de Janeiro, desgostosa com o que a vida tinha a oferecer. Ela, então, descobre que está doente e com os dias contados. Ao invés de se lamentar ainda mais, passa a enxergar a morte como uma maneira de ascender socialmente, planejando um funeral extravagante e cheio de pompa.

Setenta anos após sua publicação, a peça ganha uma nova adaptação pelas mãos de Sergio Módena, com a atriz Camila Morgado, que encarna a protagonista. “É uma radiografia da miséria humana, de suas paixões e desejos mais profundos. Além disso, o texto denuncia a falsa moral e o fanatismo religioso. Nos últimos anos, todos nós testemunhamos que essas questões estão cada vez mais enraizadas em nossa população”, declara o diretor em entrevista à revista Bravo!

Continua após a publicidade

Nossa reportagem também conversou com Camila sobre a atualidade do texto de Nelson Rodrigues e seu retorno ao teatro após um hiato de 11 anos. “Quando terminei de ler, percebi que havia passado um tempo imersa nesse universo de Nelson, um universo com uma densidade psicológica muito ampla, onde o mundo interno dos personagens é fascinante, contemplando seus medos, frustrações e desejos. Senti muita compaixão por Zulmira, essa mulher que anseia pela morte com tamanha intensidade. O diretor da peça, Sérgio, e eu sempre imaginamos representá-la com credibilidade, dando sentido a essa mulher que elabora seu próprio destino e carrega consigo o peso trágico. Alguém que percorre todas as etapas de sua própria destruição”, declarou Camila.

Depois de fazer temporada em São Paulo, agora a peça estreia no Rio de Janeiro no clássico teatro do Hotel Copacabana Palace, onde permance até o início de abril. Os ingressos estão disponíveis para compra pelo site da Sympla. Escute um trecho da entrevista abaixo e leia a matéria completa clicando aqui. 

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Revista Bravo! (@revista.bravo)

A Falecida

Teatro Copacabana Palace – Avenida Nossa Sra. de Copacabana, 261, Rio de Janeiro, RJ

Continua após a publicidade

Até 07 de abril | às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h

Publicidade