“Também Guardamos Pedras Aqui”: poesia de Luiza Romão vira peça subversiva
Adaptação do livro homônimo vencedor do Prêmio Jabuti está em cartaz no Sesc Vila Mariana até 18 de maio
“Também Guardamos Pedras Aqui” (Editora Nós) está em cartaz no Sesc Vila Mariana até 18 de maio. A peça é uma adaptação do livro homônimo da autora e atriz Luiza Romão, laureado em 2022 com o Prêmio Jabuti nas categorias Poesia e Livro do Ano.
“O Prêmio Jabuti possibilitou que meu trabalho chegasse a muitos leitores novos. Até então, meus livros eram vendidos de mão em mão, após leituras, batalhas [de slam] e performances. E de repente, eles estão por toda parte, em bibliotecas, feiras, livrarias e escolas, encontrando um público que não me conhecia”, contou a autora em entrevista à Bravo! publicada no ano passado.
Sob a direção de Eugênio Lima, o espetáculo apresenta uma encenação performática dos poemas que subvertem os clássicos “Ilíada” e “Odisseia”, de Homero, para jogar luz sobre narrativas e personagens femininas historicamente apagadas.
“Fui mapeando as atmosferas, percebendo que o livro era sobre violência, era sobre a literatura ocidental ser fundada a partir de um massacre, era sobre como essas tecnologias de morte chegam na América Latina via processo colonial e causam um estrago imenso e contínuo, que se perpetua até hoje, era sobre reler os clássicos e questionar esse estatuto canônico, era sobre uma viagem no tempo, era sobre escavar vozes femininas soterradas ao longo da história”
Os versos de Romão serão performados de inúmeras formas: falados direto no microfone, reproduzidos com efeitos de delay ou sobreposição, falados sem o auxílio de um amplificador de volume ou simplesmente escritos. A apresentação será acompanhada de projeções com trechos de filmes e registros de ações urbanas assinadas por VJ Vic Von Poser.
Leia a entrevista completa com Luiza Romão abaixo:
Sesc Vila Mariana
R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo
de 3 a 18 de maio; sex e sáb, às 20h
ingressos: a partir de R$ 12 (credencial plena) a R$ 40 (inteira)