Avatar do usuário logado
OLÁ,

Tom Jobim é homenageado em novo espetáculo de dança

"Outros Toms", da Studio3 Cia. de Dança, realiza curta temporada no Auditório do Masp e explora novas facetas do ícone da Bossa Nova

Por Humberto Maruchel
6 fev 2025, 08h00

Um dos maiores nomes da Bossa Nova, Tom Jobim é revivido em um novo espetáculo de dança da Studio3 Cia. de Dança. Outros Toms, que estreia em 6 de fevereiro no Auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) com apenas duas apresentações, é uma homenagem às criações de Antônio Carlos Jobim, ressaltando sua versatilidade como músico e explorando aspectos menos conhecidos de sua obra, como sua atuação como sinfonista e orquestrador.

Com coreografia de Anselmo Zolla e direção de William Pereira, o espetáculo também conta com a participação especial do ator Gabriel Braga Nunes, que encarna a figura do músico. A peça propõe uma reflexão sobre como a arte de Jobim vai além da Bossa Nova.

“Ter a liberdade de somar minha linguagem coreográfica à suprema beleza e à inigualável linguagem de Tom Jobim traz para nós, da Studio3 Cia de Dança, uma superação artística. Um universo único cheio de cores, de vida e de Brasil”, comenta Anselmo Zolla.

Dividido em três partes, “Outros Toms” não só celebra a obra de Jobim, mas também aborda momentos-chave da história do Brasil, quando o músico se consolidava como um dos maiores nomes da música brasileira. Uma das passagens faz referência à construção de Brasília, ligando a obra de Jobim a ícones nacionais como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, responsáveis pelo planejamento da nova capital.

O espetáculo também inclui trechos da obra Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, em que Jobim foi responsável pela composição da trilha sonora. A narrativa do filme retrata os conflitos entre a repressão social e o desejo de liberdade e expressão.

Continua após a publicidade

A peça culmina com uma celebração da obra de Jobim, destacando clássicos como Se todos fossem iguais a você e Saudades do Brasil, destacando o desejo do compositor de integrar as influências da música clássica à música popular.

Confira o programa do espetáculo:

OUTROS TOMs

Studio3 Cia. de Dança
Participação especial: Gabriel Braga Nunes

Continua após a publicidade

Obras de Tom Jobim com arranjos originais de Claus Ogerman, Nelson Riddle, Eumir Deodato e do próprio Jobim.

Abertura

PARTE 1
O planalto deserto
O homem
A chegada dos candangos
O trabalho e a construção
Gabriela

PARTE 2
Canta, canta mais
Meu amigo Radamés

Continua após a publicidade

TRANSIÇÃO
Prelúdio

PARTE 3
Se todos fossem iguais a você
Saudades do Brasil
Sabiá

Outros Toms

MASP Auditório – Av. Paulista, nº 1578, Bela Vista
Datas: 6 e 7 de fevereiro, quinta e sexta-feira (únicas apresentações). Horário: 20h
Entrada franca. Ingressos na bilheteria 2 horas antes do espetáculo

Publicidade