Os 100 melhores livros brasileiros segundo a Bravo!
Os 100 melhores livros brasileiros segundo a Bravo!
LITERATURA
LITERATURA
Clássicos incontornáveis e leituras que moldaram a identidade literária do país. A Bravo! selecionou as 100 obras essenciais da literatura brasileira. Conheça alguns dos títulos.
Machado de Assis aparece logo duas vezes no topo da lista com Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Dois marcos da prosa irônica, sofisticada e crítica do autor.
Em 3º lugar, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, narra com precisão brutal a saga de uma família no sertão. Um dos maiores romances sociais da literatura brasileira.
Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é uma revolução de linguagem e uma epopeia sertaneja. Uma obra que desbrava a alma e os dilemas do sertão mineiro.
A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, traz o poeta em sintonia com os horrores da guerra e a angústia do cotidiano. Moderno, lírico e político.
Libertinagem, de Manuel Bandeira, inaugura um novo lirismo no Brasil: coloquial, irreverente e melancólico. Um dos grandes livros de poesia do modernismo.
De Raduan Nassar a Clarice Lispector, os livros Lavoura Arcaica e A Paixão Segundo G.H. ocupam a 8ª e 9ª posição. Narrativas densas, íntimas e existenciais.