Galeria Claudia Andujar, em Inhotim, abriga obras de artistas indígenas

arte

A exposição inaugura uma nova fase curatorial do museu, aproximando a arte contemporânea das vozes e lutas dos povos originários.

Além das imagens de Claudia Andujar, o espaço passou a abrigar obras de 22 artistas indígenas da América do Sul, como Aida Harika Yanomami, Denilson Baniwa, Edgar Kanaykõ Xakriabá.

A abertura se deu no aniversário de 10 anos da Galeria Claudia Andujar, que leva o nome da fotógrafa que dedicou sua vida em defesa do povo Yanomami.

A mostra está dividida em núcleos temáticos que investigam as interseções entre espiritualidade, comunidade e resistência.

Algumas das obras em exibição foram comissionadas especialmente pelo museu, incluindo criações de seis artistas, entre eles Denilson Baniwa.

“Aqui, em Inhotim, apresentamos há 10 anos a realidade de um povo específico dentro da floresta amazônica, mas também afirmamos a existência indígena em todos os biomas e lugares. Por isso, o convite a artistas dos países vizinhos se justifica plenamente, pois esse território ultrapassa fronteiras e nações.”

Beatriz Lemos, curadora