Como visitar os melhores museus de São Paulo de graça

arte

Do CCBB ao IMA, São Paulo oferece um extenso roteiro cultural gratuito. Para te ajudar nessa tarefa, Bravo! listou 13 ótimos museus com entrada livre. Confira a seguir: 

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB-SP

Instalado em um prédio histórico de 1901 no Centro de São Paulo, o espaço oferece exposições, cursos, cinema e atividades infantis. Já a programação itinerante exige reserva antecipada. Também é possível acessar o acervo virtual, que inclui tours 360° e podcasts.

Instituto Moreira Salles -  IMS

Inaugurado em 2017 na Avenida Paulista, o espaço cultural combina arquitetura moderna com um acervo de 7 mil fotografias, cineteatro, café do chef Rodrigo Oliveira e exposições. Integra música, literatura e iconografia, além da revista ZUM (fotografia contemporânea).

Museu de Arte Moderna - MAM

Projetado por Oscar Niemeyer e adaptado por Lina Bo Bardi, o museu abriga 5 mil obras de arte moderna. Programação inclui exposições, cursos, performances e seminários. Completa a experiência: ateliê, biblioteca, loja e restaurante. 

Museu da Imagem e do Som - MIS

Reconhecido por exposições imersivas (David Bowie, Kubrick, "Castelo Rá-Tim-Bum"), é o museu mais visitado de São Paulo. Acervo com 200 mil itens — fotos, filmes, gravações — que preservam a história audiovisual brasileira. Programação mescla cinema, TV e cultura pop.

Museu Afro

Fundado em 2004 por Emanuel Araújo, no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega. O museu conta com um acervo de 5 mil obras (século XV–atual), que explora arte, memória e ancestralidade afro-brasileira através de pinturas, esculturas e documentos.