Aprendizados do novo livro de Drauzio Varella

literatura

Neste mês, o médico e escritor lança "O Sentido das Águas: Histórias do rio Negro, no qual revisita memórias de mais de 30 anos de viagens pela região

Drauzio Varella é, sem dúvida, um dos nomes mais respeitados do país. Desde o início da carreira, o médico alia seu trabalho em saúde à habilidade de se comunicar com clareza, empenhado em tornar o conhecimento científico acessível. Com um estilo calmo, direto e didático, tornou-se uma referência em saúde pública tanto na rádio, na televisão quanto no YouTube.

Drauzio também se destaca como um talentoso escritor. Publicou 20 livros durante a sua trajetória. Sendo sua obra mais conhecida, Estação Carandiru (1999), nasceu da experiência como voluntário na Casa de Detenção de São Paulo. A obra venceu o Prêmio Jabuti e foi adaptada para o cinema.

Agora, ele retoma outra de suas paixões: a Amazônia. O Sentido das Águas: Histórias do rio Negro (Companhia das Letras) revisita memórias de mais de 30 anos de viagens pela região. Essa conexão com o Norte do país já havia sido registrada em Nas Águas do Rio Negro (2017), publicado com ilustrações de Odilon Moraes.

Desta vez, Drauzio embarca em uma longa travessia pela bacia do Rio Negro, explorando não apenas as paisagens, as comunidades ribeirinhas e os contrastes entre beleza e risco, mas também mergulhando em reflexões sobre temas universais.

Ao longo do percurso, o autor reflete sobre o envelhecimento, a morte, a espiritualidade, o ateísmo e os dilemas de manter seus princípios — como a defesa incondicional da saúde pública — em uma era marcada pelo ódio e pela polarização nas redes sociais.