Série documental “Glória” revive trajetória da jornalista 

TV

O primeiro episório estreia 27/04, após o Fantástico, e reconta os 52 anos de carreira da jornalista Glória Maria, ícone do jornalismo brasileiro. A obra é composta de 4 episódios que, posteriormente, estarão no streaming do Globoplay

Começando como radioescuta nos anos 70, Glória fez história em 1977 como a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional. Cobriu a Guerra das Malvinas e a posse de Jimmy Carter nos EUA.

Repórter em mais de 100 países, entrevistou Madonna, Michael Jackson e Freddie Mercury.  Suas viagens pelo mundo marcaram gerações no Fantástico, onde assumiu a apresentação em 1998, pioneira como mulher negra no comando.

Ainda no Fantástico, mergulhou com tubarões, cobriu a crise de Ebola na África, em 2014, e conversou com celebridades como Nicole Kidman e Leonardo Di Caprio. Sua coragem redefineu o jornalismo de aventura na TV brasileira.

Glória inspirou e abriu caminho para muitas jornalistas negras ocuparem espaços de poder. A série inclui uma roda de conversa com 18 profissionais, como Maju Coutinho, que destacam seu legado na quebra de barreiras raciais e de gênero.

Dirigida por Danielle França, a série traz depoimentos de Maria Bethânia, Roberto Carlos, Emicida e as filhas de Glória, Maria e Laura.  Glória se foi em 2023, aos 73 anos, vítima de câncer, mas seu legado como fenômeno cultural permanece vivo.