Continua após publicidade

4 atrações que você precisa conferir na ArPa

Feira de Arte Contemporânea acontece até o dia 30 na Arena Pacaembu, em São Paulo; Solo de Maria Polo na Pinakotheke é um dos destaques deste ano

Por Redação Bravo!
Atualizado em 28 jun 2024, 23h34 - Publicado em 27 jun 2024, 10h00

A 3ª ArPa Feira de Arte abre ao público nesta quinta-feira (27) e vai até o dia 30 no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. Este ano, a feira está dividida em cinco setores distintos: Base, Arte em Campo, Uni, Satélite e Principal. Participam mais de 60 galerias e 20 artistas.

arpa-feira-de-arte
3ª ArPa Feira de Arte (3ª ArPa - Feira de Arte/divulgação)

Um dos destaques é o projeto Mandacaru, que pelo segundo ano mapeia e premia a produção artística e crítica de minorias. A feira visa criar novas oportunidades de aproximação entre colecionadores e artistas, trazer novos nomes para o circuito, além de descentralizar as perspectivas artísticas.

Continua após a publicidade

O evento acontece simultaneamente à MADE – Mercado, Arte, Design, feira internacional de design colecionável organizada pela WEB Design. O evento é idealizado e dirigido por Waldick Jatobá, com Bruno Simões como curador e Elcio Gozzo como diretor-geral.

Confira abaixo um guia para esta edição:

arpa-feira-de-arte
Obra de Vanderlei Lopes (Filipe Berndt/divulgação)

Exposições na Galeria Millan
A galeria Millan apresenta “Dois Tempos” na ArPa 2024, com obras inéditas de Felipe Cohen e Vanderlei Lopes. De 26 a 27 de junho, Cohen exibe pinturas e objetos que exploram a passagem do tempo através da luz e sombra. De 28 a 30 de junho, Lopes apresenta esculturas que sugerem a suspensão do tempo, capturando o instante de um “vazamento” de bronze dourado pelas paredes.

Millan | Estande C1

arpa-feira-de-arte
Zipper Galeria: Jessica Costa, Ofegante (2024) Tapeçaria em tufagem manual com fios de lã natural (Zipper Galeria/divulgação)

‘Texturas em Diálogo’ na Zipper Galeria
A Zipper Galeria participa da ArPa 2024 com o projeto “Texturas em Diálogo”, apresentando obras das artistas Laura Villarosa e Jessica Costa. Elas exploram a relação entre natureza e humanidade, o feminino e as ambiguidades do tempo, utilizando técnicas têxteis. Suas obras refletem subjetividades femininas e abordam temas de identidade, gênero e tradição, criando um diálogo entre espaços internos e externos.

Zipper Galeria | Stand D10

arpa-feira-de-arte-maria-polo
MARIA POLO, 1937-1983. Abstração (1961) (Sergio Guerini/divulgação)

Solo de Maria Polo na Pinakotheke
A Pinakotheke participará da ArPa 2024 com um estande solo dedicado à obra da artista italiana Maria Polo (1937-1983). Serão expostos cerca de quinze trabalhos emblemáticos dos anos 1960 e 1970, destacando seu papel na abstração informal no Brasil. Maria Polo mudou-se para o Brasil em 1959 e se destacou com exposições em São Paulo e Rio de Janeiro, participando de importantes eventos como a Bienal Internacional de São Paulo e a Bienal da Bahia.

Pinakotheke | Estande D7

arpa-feira-de-arte
obra de Gustavo Caboco (Ana Pigosso/divulgação)

Todo ser vivo é a Terra dos outros, no Setor Base
Curada pela jornalista Ana Carolina Ralston, a exposição coletiva “Todo ser vivo é a Terra dos outros” reflete sobre a relação entre corpo, meio ambiente e sociedade, inspirada na filosofia de Emanuele Coccia. A mostra explora a interdependência das espécies e suas transformações cíclicas, acompanhada por um ciclo de conversas que promove o diálogo sobre esses temas. Participam 21 artistas, entre eles: Ayrson Heraclito, Claudia Andujar, Paulo Bruscky e Paulo Nazareth.

arpa-feira-de-arte
3ª ArPa Feira de Arte (3ª ArPa - Feira de Arte/divulgação)
ArPa Feira de Arte

Mercado Livre Arena Pacaembu
Rua Capivari, portão 23, São Paulo
26 de junho, quarta-feira, pré- abertura, 13h-21h
27 a 29 de junho, quinta a sábado, 13h-21h
30 de junho, domingo, 11h-19h
Ingressos: R,00 (inteira) R,00 (meia)

Continua após a publicidade
Publicidade