Foto de Sebastião Salgado é eleita como uma das 25 imagens da modernidade
A imagem capturada pelo fotógrafo brasileiro em 1986, em Serra Pelada, foi selecionada como uma das 25 fotografias que melhor representam os tempos modernos
Uma fotografia capturada pelo brasileiro Sebastião Salgado foi selecionada como uma das imagens mais representativas dos tempos modernos. Um comitê do jornal The New York Times escolheu 25 fotografias, abrangendo um período desde 1955.
A obra “Mina de Ouro de Serra Pelada, Estado do Pará, Brasil” foi selecionada para fazer parte dessa lista. “Um dos aspectos mais impressionantes das fotografias de Sebastião Salgado de uma mina de ouro a céu aberto no Brasil é a escala”, afirmam os críticos M.H. Miller, Brendan Embser, Emmanuel Iduma e Lucy McKeo em seu texto.
O objetivo era escolher imagens de arte e fotojornalismo, considerando que “a linha entre os dois colapsou”, como eles afirmam. Os curadores também tiveram que responder algumas perguntas para justificar suas escolhas, como: “Quão importante era para uma fotografia expandir as possibilidades do meio? E quão importante era quem tirou a foto e quais eram suas intenções?” O fundamental era que as fotografias tivessem, de alguma forma, transformado nossa visão do mundo.
A imagem de Salgado integra uma série capturada durante uma viagem que o fotógrafo realizou em 1986, quando passou 33 dias no Pará. Durante a viagem, ele registrou homens em busca de ouro, imersos na atividade de garimpo em uma cratera aberta.
O resultado é uma coleção de eventos históricos, incluindo o retrato da Terra visto da Lua pelo fotógrafo William A. Anders (“Earthrise”), de 1968. Abaixo da descrição de cada imagem, o texto inclui comentários dos curadores que fundamentaram suas escolhas.
Além da obra de Sebastião Salgado, outras imagens selecionadas são: “Trolley – New Orleans”, de Robert Frank; “Loja de Departamentos, Mobile, Alabama” (1956), de Gordon Parks; “Guerrillero Heroico” (1960), de Alberto Korda; “Untitled Film Stills”, de Cindy Sherman (1977-80); e “Homem não identificado bloqueando uma coluna de tanques na Praça Tiananmen”, de Stuart Franklin (1989); “Falling Man”, de Richard Drew (2001); entre outras.