GAL Galeria inaugura nova sede em imóvel tombado em Belo Horizonte
A GAL Arte & Pesquisa inaugura sua nova sede no bairro Cidade Jardim com evento especial

Há novidade no cenário das artes em Belo Horizonte vindo por aí. A galeria GAL Arte & Pesquisa inaugura sua nova sede no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte, no dia 24 de março, com evento marcado das 17h às 21h. O espaço irá ocupar o segundo andar de uma casa modernista, num imóvel tombado, construída em 1953, projetada pelo arquiteto Sylvio de Vasconcellos.
A inauguração contará com uma exposição coletiva que reúne trabalhos de diversos artistas, entre eles Alexandre Brandão, Andrea Azzi, Aruan Mattos e Flávia Regaldo, Binho Barreto, Brígida Campbell, Clara Valente, Daniella Domingues, Fernanda Gontijo, Flávia Ventura, Giulia Puntel, Julia Panadés, Marina Tasca, Pedro Veneroso, Rafela Ianni, Ricardo Burgarelli e Rodrigo Borges. O evento pretende destacar a produção de artistas jovens e emergentes, além de reforçar a visibilidade de artistas mulheres no cenário contemporâneo.
A mudança de endereço amplia as possibilidades de pesquisa, colaboração e circulação artística da galeria. “A nova casa continuará a programação ampla e múltipla que desenvolvemos nos últimos anos. Abrir as portas para novos encontros e receber nossos amigos e artistas é o que nos move”, afirma Laura Barbi, fundadora da GAL.
Criada em novembro de 2017, a GAL Arte & Pesquisa surgiu como uma proposta independente para repensar formatos convencionais de exibição e comercialização de arte. Entre 2021 e 2024, a Casa GAL ampliou suas atividades ao tornar-se um espaço dedicado a exposições, residências artísticas, oficinas e performances.
Nossa programação continuará múltipla e aberta a experimentações. Seguimos acreditando que a arte deve ser um campo de liberdade e de novas possibilidades
diz Laura Barbi.
A galeria também se destaca pela produção de pôsteres colecionáveis para cada exposição, promovendo a circulação da arte para além dos espaços expositivos. Além disso, a GAL mantém parcerias com instituições culturais e espaços comerciais, como a Fundação Clóvis Salgado, o Museu Mineiro, o Centro Cultural Sesiminas e outros, além de participar de feiras de arte nacionais e internacionais. Uma bela adição para o mercado cultural!
24 de março, das 17h às 21h
Rua Sinval de Sá, 586, 2º Andar | Cidade Jardim | Belo Horizonte
A entrada do evento é gratuita e aberta ao público.
Após a inauguração, a visitação será possível mediante agendamento.