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Arte e educação: Masp promove curso sobre ensino insurgente e antirracista

O curso é gratuito e será realizado online aos sábados, entre 09 e 30 de março, das 10h às 12h

Por Redação Bravo!
7 mar 2024, 10h00
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 (Masp/divulgação)
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Quer aprender sobre as intersecções de arte, educação e raça? O Masp está com inscrições abertas para o curso Entre a universidade e a escola: diálogos para uma arte e educação insurgente e antirracista”. O conteúdo tem coordenação da ativista Clarissa Susuki, Doutora e Mestra em Artes pela Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada para as contracolonialidades e as epistemologias afro-brasileiras. As aulas são gratuitas e acontecem na modalidade online e ao vivo pelo canal do Masp no YouTube com tradução simultânea em libras. 

Durante os quatro encontros, os alunos serão estimulados com diálogos e ações coletivas praticadas entre universidades e escolas públicas em quatro territórios do país: Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. O curso será orientado por projetos colaborativos que assumam a educação e as artes como ferramentas emancipadoras e por práticas insurgentes para o enfrentamento da colonialidade e as violências decorrentes dela, como o racismo, o machismo e a LGBTfobia

Afinal, como as memórias e ancestralidades fundamentam outros modos de pensar e de difundir a educação? Essa é uma das provocações que serão debatidas com professoras de quatro universidades públicas de quatro regiões do país, que realizam ações transformadoras com escolas públicas amparadas por políticas públicas como as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Conheça cada uma delas abaixo:

Claudia Miranda é pós-doutora em Psicossociologia de Comunidades (Programa de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social – EICOS/UFRJ), professora da graduação (Departamento de Didática da Faculdade de Educação-UNIRIO) e da pós graduação, coordenadora de pesquisa do Núcleo de Estudos Afrodescendente e Indígena (NEABI) da UNIRIO. Professora da Especialização e Curso Internacional de Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeños (CLACSO). É professora e investigadora do Black and Indigenous Liberation Movement (BILM). Membro do Grupo de Trabalho CLACSO Afrodescendência e propostas contra-hegemônicas e professora da Escuela Internacional Más Allá del Decenio Afrodescendiente (entre 2017 e 2019). Líder do grupo de estudos e pesquisa Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais, Currículo e Interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade (GFPPD/CNPq).

Cynthia Cy Barra lê-escreve-editora-fabula expressões do feminismo negro articuladas a poéticas ancestrais que emergem em artes/escritas contemporâneas. Águas. Versos. Palavras que atravessam o céu da boca. Fogo e Ar. Corpografias. Performances para atos de pensamento. É professora e pesquisadora na Universidade Federal do Sul da Bahia, atuante nos Cursos Licenciatura e Bacharelado Interdisciplinar em Artes, Produção Cultural, Mídias e Tecnologias e no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB), coordenadora do grupo de pesquisa Lêtera Negra (UFSB/CNPq), pós-doutora em Artes Cênicas (PPGCEN/UNB). Yawô de Naná, no Ilé Ibirín Omi À?? Ayira (Terreiro Vintém de Prata), Salvador/BA. Torna-se poeta, sabendo musgos. Terra: “em meu Orì, canta a doce Senhora, Saluba, Naná”.

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Fernanda Priscila Alves da Silva. Mulher negra, mãe, feminista, ativista pelos direitos das trabalhadoras sexuais, Psicóloga e Pedagoga. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós Graduação e Contemporaneidade, UNEB. Membro do grupo de pesquisa Educação, desigualdades e diversidades (Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, UNEB). Membro do grupo de estudos Família, (Auto)Biografia e Poética (FABEP), da Universidade Católica de Salvador (UCSAL)

Sumaya Mattar é docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde lidera o Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação (GMEPAE). É orientadora em programas de pós-graduação na ECA/USP e na FFLCH/USP, focando em ensino de arte, artes visuais, humanidades, direitos e outras legitimidades. Seu trabalho envolve projetos que abordam a formação de professores, metodologias de ensino de arte, currículo, diversidade cultural e étnico-racial e pedagogias artesanais. Entre outras publicações, é autora do livro Sobre arte e educação: entre a oficina artesanal e a sala de aula (Editora Papirus, 2022).

O curso será gravado e ficará disponível posteriormente para os alunos inscritos, mas quem quiser um certificado de participação, deverá ter o mínimo de 75% de presença nas aulas ao-vivo. Garanta a sua vaga clicando aqui.

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