Continua após publicidade

MuBE prorroga exposição “Amelia Toledo: Paisagem Cromática”

Com curadoria da geóloga Daniela Gomes Pinto e do artista plástico Fernando Limberger, a individual ficará em cartaz até 1º de setembro no MuBE

Por Redação Bravo!
Atualizado em 9 ago 2024, 10h21 - Publicado em 9 ago 2024, 09h00
amelia-toledo-caminhos-cor
Caminhos da Cor, Amelia Toledo (Mube/divulgação)
Continua após publicidade

Diante da alta demanda do público, “Amelia Toledo: Paisagem Cromática”, em cartaz no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia), de São Paulo será prorrogada até 1º de setembro. Em exibição desde abril, a mostra, com curadoria da geóloga Daniela Gomes Pinto e do artista plástico Fernando Limberger, apresenta obras inéditas de Amelia, como “Cachoeira de Amor”, “Praça do Céu” e “Marco para a cidade de São Paulo”.

“Além de obras nunca vistas antes, toda a arquitetura do MuBE também colaborou para criar uma exibição única das obras da Amelia, o que ajudou a traduzir seu estilo único na estética”, afirma o consultor curatorial do museu, Guilherme Wisnik.

amelia-toledo-medusa
Amelia Toledo, Medusa (detalhe) (Mube/divulgação)

Falecida em 2017, em Cotia, Amelia foi uma escultora, pintora e designer. Iniciou seus estudos no ateliê de Anita Malfatti no fim da década de 1930. Mais tarde, especializou-se na conceituada London County Council Central School of Arts and Crafts, em Londres. Durante sua carreira, dedicou-se a uma diversidade de projetos, desde desenhos para escritórios de arquitetura até design de joias, além de se empenhar na carreira acadêmica, lecionando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), ambas em São Paulo.

A partir da década de 1970, Amelia começou a experimentar criações inspiradas nas formas da natureza, utilizando materiais como pedras e conchas, concentrando-se na recriação de paisagens.

Continua após a publicidade

A exposição do MuBE apresenta mais de 100 obras da artista, nas quais há uma evidente relação com os elementos naturais. “Se a matemática é a linguagem fundamental da natureza, a natureza, para Amelia Toledo, precede a matemática, se sobrepõe a ela, a ultrapassa. São a inteligência e a intuição da pedra que orientam os materiais, as estruturas, as cores, as coisas, e até os seres humanos”, declaram Daniela Gomes Pinto e Fernando Limberger em nota.

Amelia Toledo: Paisagem Cromática

Até 1º de setembro de 2024
Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE)
Rua Alemanha 221, Jardim Europa, São Paulo-SP (de terça a domingo)
Av. Europa 218, Jardim Europa, São Paulo-SP (de quarta a domingo)
Horários:
Terça-feira: das 11h às 17h (última entrada às 16h30)
Quarta a domingo: das 11h às 18h (última entrada às 17h30)
Entrada gratuita mediante agendamento no site da Sympla

Publicidade