Avatar do usuário logado
OLÁ,

Revista Bravo! digital especial Artes Visuais vem recheada de novidades

Leia a carta da editora e conheça as reportagens de destaque da edição

Por Laís Franklin
Atualizado em 9 Maio 2025, 21h04 - Publicado em 9 Maio 2025, 20h52
capas-gif-bravo-artes-visuais
14 capas da nova revista Bravo! especial Artes Visuais (195) (Gif: Laís Brevilheri/acervo rede Abril)
Continua após publicidade

Chegamos na terceira revista digital de Bravo! desde o relançamento do título pelo Grupo Abril. O projeto gráfico assinado por Laís Brevilheri ganha ainda mais brilho em uma edição como esta, que é dedicada ao eixo central da Bravo!: as artes visuais e todos os seus desdobramentos na nossa cultura.

Gisele Kato, ex-editora da Bravo! e colaboradora de longa data do título, disseca o legado do Masp até culminar no novo prédio que exibe cinco mostras simultâneas: “Artes da África”, nossa capa digital!, “Histórias do Masp”, “Renoir”, “Geometrias” e “Isaac Julien: Lina Bo Bardi – Um Maravilhoso Emaranhado”. Leia mais na reportagem Por dentro do novo Masp. 

capa-revista-artes-visuais
Uma das 14 capas da revista digital da Bravo! – Especial Artes Visuais (Arte/Redação Bravo!)

Também temos uma capa especial dedicada aos 120 anos da Pinacoteca e mostramos com exclusividade algumas das cerca de 300 obras que estarão em “POP Brasil: vanguarda e nova figuração”, maior exposição coletiva do museu paulista. A antologia reúne trabalhos de 100 artistas que foram produzidos entre as décadas de 1960 e 1970, época que converge com o início da arte contemporânea brasileira. 

A mostra celebra ainda os 60 anos das mostras históricas “Opinião 65” e “Propostas 65” por meio de trabalhos realizados em um momento histórico turbulento, no qual os artistas pensavam em futuros possíveis. E é pensando também em novos imaginários que convidamos doze jovens artistas de diferentes regiões do país para colaborarem com esta primeira edição dedicada às artes.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Revista Bravo! (@revista.bravo)

Ana Cláudia Almeida, Carla Duncan, Elisa Carareto, Felipa Damasco, Flávia Junqueira, Helena Obersteiner, Heloisa Hariadne, Irmãs Gelli, Julia Jabur, Moara Tupinambá, Pati Sayuri e Verena Smit não só toparam o desafio de refletir sobre as urgências da arte contemporânea como também dividiram obras inéditas, algumas criadas especialmente para esta edição que já nasce histórica. 

A cultura voltou. E o time de redação da Bravo! cresceu. Esta edição também celebra a chegada de dois novos nomes ao nosso expediente: a diretora de portfólio Helena Galante, que soma o título ao seu guarda-chuva de gestão de núcleo do Grupo Abril e o colunista Eduardo Viveiros inaugura nossa nova editoria de moda com uma conversa potente com o estilista Leandro Castro sobre seu processo criativo no fazer têxtil e também sobre a coleção “Linha”, que estreou no último SPFW com inspiração no trabalho do artista russo-alemão pioneiro da arte abstrata: Kandinsky. 

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Revista Bravo! (@revista.bravo)

Se nosso cansaço está cada vez mais latente diante do frenesi ininterrupto das redes sociais, esta edição digital propõe, acima de tudo, uma generosa (e necessária) pausa. Pausa para contemplar, mergulhar no desconhecido, no ordinário e no presente. 

A Bravo! Especial Artes Visuais já está disponível para leitura no GoRead, a maior banca digital do país. O aplicativo está disponível para clientes Vivo e também para assinatura pelo Grupo Abril por 5,99 reais ao mês. Baixe a sua edição da nova Bravo! para ler quando quiser clicando aqui.

Continua após a publicidade

@laisfranklin, editora-chefe 

Publicidade