Continua após publicidade

Casa Mário de Andrade reabre com o dobro do tamanho e mostra imersiva

Com curadoria de Francisco Almendra, exposição “A origem de Macunaíma” fica em cartaz até agosto

Por Redação Bravo!
Atualizado em 17 Maio 2024, 17h09 - Publicado em 16 Maio 2024, 09h00

Além da biblioteca que leva seu nome, o legado de Mário de Andrade ganha novos contornos com a reabertura da Casa Mário de Andrade no último dia 11.

Localizada na rua Lopes Chaves, a antiga residência do escritor tem novo espaço expositivo ocupado pela mostra “A Origem de Macunaíma”, que utiliza diversos recursos tecnológicos permitindo a imersão do público no universo do escritor modernista e aos fascinantes mitos retratados em Macunaíma, um clássico modernista da literatura brasileira.  

+ Mário de Andrade: um olhar queer sobre a vida e legado do artista

Em cartaz até o dia 4 de agosto, a exposição produzida pelo Studio KwO e com curadoria de Francisco Almendra é dividida em três partes: uma experiência interativa em realidade virtual (VR) mediante agendamento; uma exposição sobre a expedição Koch-Grünberg de 1911, a partir da qual o autor descobriu os mitos de Macunaíma relatados por indígenas e registrados pelo etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg; além de uma visita virtual ao Monte Roraima, considerado sagrado pelos povos indígenas que vivem ao seu redor. 

casa-mario-de-andrade-museu-reforma
Fachada da nova Casa Mario de Andrade, localizada na Barra Funda, em São Paulo (Casa Mario de Andrade/divulgação)

Ampliação e acessibilidade na Casa Mário de Andrade

Após uma ampla reestruturação o espaço dobrou de tamanho com a aquisição de dois imóveis que também fizeram parte da história da família do escritor, e foram incorporados à residência principal.

A expansão física do museu conta, ainda, com um espaço para o acervo bibliográfico, um café; loja e o novo auditório para seminários e apresentações culturais com capacidade para 83 pessoas — esses dois últimos com abertura prevista para o 2º semestre de 2024. 

casa-mario-de-andrade-museu-reforma
Detalhe do restauro da Casa Mario de Andrade (divulgação/divulgação)

Outra boa novidade é que o projeto de reforma teve foco na acessibilidade de pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. O Museu Casa Mário de Andrade agora tem rampas de acesso, placas em Braille nas portas, elevador, piso podotátil e banheiros adaptados. 

Exposição ‘A Origem de Macunaíma’

Data: Até 4 de agosto de 2024
Local: Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação: Livre 

 

Experiência em realidade virtual: Somente com agendamento pelo site: www.origemdemacunaima.com.br . Classificação 12 anos. 

Continua após a publicidade
Publicidade