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Conheça os finalistas ao Prêmio Bravo! de Cultura de Melhor Disco Erudito

Por Bravo
Atualizado em 22 set 2022, 12h20 - Publicado em 5 mar 2018, 09h17

Duo Mehmari e Meneses, Quarteto Carlos Gomes e Osesp são os indicados; saiba quem votou

Agoniza, mas não morre. Em um ano — entre tantos outros — marcado por cortes de orçamento e encerramento de orquestras, a música de concerto do país bem caberia num samba. Mas apesar dos reveses e do descaso que marcam a relação com governos e patrocinadores, orquestras, compositores e intérpretes seguem criando e tocando projetos de importância histórica e atual.

Entre os finalistas ao Prêmio Bravo! de Cultura 2018 na categoria de Melhor Disco Erudito, a urgência do resgaste histórico se encontra no encerramento do ciclo de gravação de todas as sinfonias de Villa-Lobos por Isaac Karabtchevsky com a Osesp e na revelação trazida pelo Quarteto Carlos Gomes de obras dos pouco conhecidos Alexandre Levy e Glauco Velásquez. Já na convocação-presente de André Mehmari a Antonio Meneses para interpretar a novíssima Suíte Brasileira para Cello e Piano, ouvimos o passado com as lentes do presente.

Os finalistas foram definidos a partir dos votos dos membros da Academia Bravo!, formada por artistas, críticos e pesquisadores. Votaram na categoria de Melhor Disco Erudito os músicos André Damião, Arthur Nestrovski, Itamar Vidal, Maria Teresa Madeira, Osvaldo Colarusso, Ricardo Bologna, Rosana Lanzelotte, Sidney Molina, Thelmo Cristovam e Thiago Cury; os jornalistas Camila Frésca, Gioconda Bordon, Irineu Franco Perpétuo, João Luiz Sampaio, Leonardo Marques, Nelson Rubens Kunze e Rebello Alvarenga; os pesquisadores Eduardo Socha e Flavia Brancalion e o crítico João Marcos Coelho.

No ano passado, quem levou o prêmio na categoria foi a pianista Maria Teresa Madeira por sua monumental gravação das obras completas de Ernesto Nazareth. O vencedor de 2018 será anunciado no dia 27 de março, em cerimônia na Casa de Francisca, em São Paulo.

Conheça os finalistas.

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AM60 AM40, Antonio Meneses e André Mehmari

Mais do que um encontro do maior violoncelista brasileiro vivo, então celebrando os seus 60 anos, com um dos mais inventivos compositores e pianistas da nova música brasileira, AM60 AM40 representa a fusão ente as músicas popular e de concerto. Prova disso é a coexistência de compositores como Bach e Jobim no repertório e, sobretudo, a bela Suíte Brasileira para Cello e Piano, composta por Mehmari especialmente para a parceria.

Carlos Gomes, Alexandre Levy e Glauco Velásquez, Quarteto Carlos Gomes

Em uma pesquisa feita há 20 anos na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, o maestro e violinista Claudio Cruz descobriu uma série de partituras de obras de compositores brasileiros que há muito não eram tocadas e nunca haviam sido editadas ou gravadas. Corta para 2017 e Cruz, agora encabeçando o Quarteto Carlos Gomes — formado também pelo violoncelista Alceu Reis, o violinista Adonhiran Reis e o violista Gabriel Marin — grava três dessas composições: dois quartetos de cordas, um escrito por Alexandre Levy (1864–1892) e outro por Glauco Velásquez (1884–1914), e a Sonata para Cordas do autor que dá nome ao conjunto.

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Villa-Lobos: Sinfonias nº 8, 9 e 11, Osesp e Isaac Karabtchevsky

Capítulo final de projeto iniciado há sete anos pelo maestro Isaac Karabtchevsky com o Centro de Documentação Musical da Osesp, coordenado por Antonio Carlos Neves, o disco encerra o ciclo de edição e gravação da integral das sinfonias de Heitor Villa-Lobos.​ A , a e a 11ª de Villa, registradas neste volume, pertencem ao período tardio do compositor, compostas que foram nos anos 1950, e o revelam lidando com uma forma dada pela tradição — a sinfonia — , ao contrário de seus dois ciclos mais conhecidos: as Bachianas e os Choros.

Mais: leia a reportagem da Bravo! sobre a obra e o tempo de Villa-Lobos.

Cada jurado da Academia Bravo! elegeu até 10 discos que julgou serem os mais importantes do ano. Reunimos aqui todos os indicados mencionados:

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~Ø (não-vazio) m . p . s . s . t . n . g . g . c . o . p . p . g., Gustavo Torres & J.-P. Caron; 3 Solos, Mário Del Nunzio; 36 English to Portuguese Lessons, Manuel Pessôa de Lima; A Bach Recital, Paulo Martelli; ADSR_001, ADSR_; Almeida Prado: Cartas Celestes, Aleyson Scopel; AntiClimaxTransMorte, George Christian; Avenida Atlântica, Guinga e Quarteto Carlos Gomes; Bach / Couperin / Boismortier: Originais e Transcrições, Ana Cecília Tavares e Marcelo Fagerlande; Bach: The Art of Fugue, Quarteto Quintaessentia; Brahms, Nelson Freire; Brazilian Landscapes, Michala Petri, Marilyn Mazur e Daniel Murray; Caixa Villa-Lobos: Quartetos de Cordas, Quarteto Bessler-Reis e Quarteto Amazônia; Camargo Guarnieri e Alberto Nepomuceno, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Cristina Ortiz e Fabio Mechetti; Casa Acústica, Marco Scarassatti; Chora, Violão!, Nicolas de Souza Barros; Claudio Santoro: Obra Completa para Piano Solo, vol. 1: Prelúdios, Pablo Marquine; Coleção Francisco Mignone, Maria Josephina Mignone; Coleções Digitais, Henrique Iwao; Comichão. Prurido, bbarrenha; Corpórea — Música para Guitarra, vários artistas; Ernst Mahle: a Integral para Violoncelo e Piano, Hugo Pilger e Guilherme Sauerbronn; Faces, Heloisa Fernandes; Guerra-Peixe: Suítes Sinfônicas 1 e 2, Roda de Amigos, Orquestra Filarmônica de Goiás e Neil Thomson; Harmonitango, José Staneck, Ricardo Santoro e Sheila Zagury; In/On, Bella e Thomas Rohrer; Joined, Cesar Camargo Mariano; Mandarim Maravilhoso, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e Claudio Cruz; Meteoro/Phoenix, Isabel Nogueira; Microtonal Music for 2 Guitars, Oh Mensch; Miniaturas, Milton Masciadri e Ana Flávia Frazão; Música Brasileira do Século XXI, José Wellington e Nailson Simões; Música Brasileira para Quarteto de Trombones, Grupo Trombonismo; Música na Serrinha, Benjamim Taubkin, Marcos Suzano e Jaques Morelenbaum; Música para Cinema, Orquestra Ouro Preto; Neymar Dias Feels Bach, Neymar Dias; Novos Ares, Escualo Ensemble; Os Ritos, Holofonica; Osvaldo Lacerda: Obra Integral para Piano, Eudóxia de Barros, Maria José Carrasqueira, Paola Tarditi, Paulo Gori, Renato Figueiredo, Sylvia Maltese e Valdilice de Carvalho; Paisagens Cariocas, Duo Santoro; Phersu, Felipe Zenícola; Phew! — The Last Guide for a Western Obituary, Marcela Lucatelli; Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano vol. 2, Hugo Pilger e Lúcia Barrenechea; Puertas, Adélia Issa e Edelton Gloeden; Santoro Inédito, Alessandro Santoro e Fábio Cury; Schumann / Saint-Saëns / Tchaikovsky, Antonio Meneses, Royal Northern Sinfonia e Cláudio Cruz; Tempo Transversal, Cássia Carrascoza; Três Tons Brasileiros, Trio Villani-Côrtes; Trio Paineiras Interpreta Compositores de Hoje, Trio Paineiras; Undergraduated Music, Aquiles Guimarães; Vertentes, Ana Cláudia de Assis.

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