Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

6 filmes brasileiros na corrida para o Oscar 2025 de “Melhor Filme Internacional”

“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, estão na disputa; Descubra lista completa

Por Redação Bravo!
Atualizado em 17 set 2024, 02h27 - Publicado em 16 set 2024, 08h00
oscar-brasil-files-selecionados-concorrencia
Imagem criada com auxílio da ferramenta midjourney (Arte/Redação Bravo!)
Continua após publicidade

Será que em 2025 o Brasil finalmente voltará a ocupar uma vaga em uma das principais — e mais disputadas — categorias do Oscar? Não será por falta de bons títulos nacionais.

No início do mês, a Academia Brasileira de Cinema liberou os 12 filmes habilitados para disputar uma vaga para o Oscar de Melhor Filme Internacional e, nesta segunda (16), a Comissão de Seleção revelou a lista com os 6 finalistas.

Na próxima fase, prevista para a próxima segunda (23) de setembro, saberemos qual foi o filme vencedor. O título será inscrito na Academia norte-americana como representante oficial do Brasil e, finalmente, disponibilizado e avaliado pelo comitê do júri.

Confira os filmes habilitados nesta etapa:

Ainda Estou Aqui, de Walter Salles

ainda-estou-aqui-walter-salles-fernanda-torres-selton-melo

Ainda estou aqui, de Walter SallesProdução: VideoFilmes, RT Features e MACT Films
Direção: Walter Salles
Sinopse: Rio de Janeiro, início dos anos 70. Em meio ao endurecimento da ditadura militar, a família Paiva – composta por Rubens, Eunice e seus cinco filhos – vive uma rotina tranquila em sua casa de frente para a praia, onde as portas estão sempre abertas para os amigos. No entanto, tudo muda quando Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, que passará décadas em busca da verdade sobre o destino do marido, é forçada a se reinventar e a traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a emocionante história de uma família que ajudou a redefinir o curso da história do país.

Cidade; Campo, de Juliana Rojas

cidade-campo

Continua após a publicidade

Produção: Dezenove Som e Imagens
Direção: Juliana Rojas
Sinopse: O filme apresenta duas histórias de migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem que inunda sua terra natal, Joana, uma trabalhadora rural, se muda para São Paulo em busca de sua irmã Tânia, que vive com o neto Jaime. Joana enfrenta as dificuldades de sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia e sua companheira Mara se mudam para a fazenda que Flávia herdou de seu falecido pai. Lá, a natureza força as duas a confrontarem frustrações e a lidar com memórias e fantasmas do passado.

Levante, de Lillah Halla

levante-filme
(IMDB/reprodução)

Produção: Arissas (Brasil), Manjericão Filmes (Brasil), In Vivo Films (França), Cimarrón Cine (Uruguai)

Direção: Lillah Halla
Sinopse: Às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía, de 17 anos, descobre uma gravidez indesejada que ameaça sua liberdade e autonomia. Ao tentar interromper a gestação de forma clandestina, ela se torna alvo de um grupo fundamentalista determinado a impedir que ela realize o aborto a qualquer custo. No entanto, nem Sofía, nem seus entes queridos estão dispostos a se render ao fervor cego da manada.

motel-destino-fabio-assuncao-karin
(IMDB/reprodução)
Continua após a publicidade

Motel Destino

Produção: Cinema Inflamável Produções Cinematográficas
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: Situado sob o céu azul ardente da costa norte do Brasil, o Motel Destino é um hotel de sexo à beira da estrada, envolto em tons de neon e administrado por Elias e sua bela e frustrada esposa Dayana. Quando Heraldo, um jovem de 21 anos, chega ao motel após um golpe mal-sucedido e fugindo da polícia e de uma gangue, Dayana se vê intrigada e decide deixá-lo ficar. À medida que os dois se envolvem em uma dança de poder, desejo e libertação, um plano perigoso para alcançar a liberdade começa a tomar forma. Neste noir tropical, lealdades e desejos se entrelaçam, revelando que o destino tem seu próprio design enigmático.

Saudade fez morada aqui dentro, de Haroldo Borges

saudade-fez-morada-aqui-dentro-filme-oscar

Produção: Plano 3 Filmes
Sinopse: Bruno, um adolescente de 15 anos, está perdendo a visão de forma irreversível. Em meio às incertezas da adolescência e à iminente cegueira, o filme transforma o destino trágico de Bruno em uma jornada de aprendizado coletivo.

Sem Coração, de Nara Normande e Tião

sem-coracao-romance-safico
(IMDB/reprodução)

Produção: Cinemascópio Filmes
Sinopse: No verão de 1996, no litoral de Alagoas, Tamara aproveita suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente misteriosa apelidada de “Sem Coração” devido a uma cicatriz no peito. Ao longo do verão, Tamara desenvolve uma atração crescente por essa enigmática figura.

a-metade-de-nos
(IMDB/reprodução)
Continua após a publicidade

Quais filmes estavam na primeira etapa –  12 títulos – para representar o Brasil na categoria de “Melhor Filme Internacional”?

  • “A Metade de Nós”, de Flávio Botelho;
  • “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge;
  • “Ninguém Sai Vivo Daqui”, de André Ristum;
  • “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini;
  • “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião;
  • “Vermelho Monet”, de Halder Gomes;
  • “Votos”, de Ângela Patrícia Reiniger
Publicidade