Continua após publicidade

Quais são filmes mais premiados do Oscar de todos os tempos?

De "Titanic" a "My Fair Lady", relembramos os filmes que marcaram a história da premiação de cinema mais importante do mundo

Por Beatriz Magalhães
Atualizado em 11 mar 2024, 13h59 - Publicado em 11 mar 2024, 11h00

O Oscar é a premiação de entretenimento mais antiga da história. Desde 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem reconhecido atores, atrizes, diretores, escritores e demais profissionais da indústria de Hollywood. Durante todos esses anos, alguns longas marcaram a cerimônia e dominaram tanto em número de indicações quanto em prêmios conquistados. Relembre abaixo os maiores vencedores da premiação:

Imagem do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, de 2003
Imagem do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, de 2003 (Divulgação/IMDB) (IMDB/divulgação)

1. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

A trilogia de “O Senhor dos Anéis” é considerada uma das maiores realizações cinematográficas e se tornou o longa com mais indicações ao Oscar. A última parte do filme, baseado nos livros de J.R.R. Tolkien, conseguiu um grande feito: venceu todas as 11 categorias que foi indicado. Foram elas: Melhor filme, Direção, Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais, Direção de Arte, Efeitos Sonoros, Montagem, Figurino, Som, Trilha Sonora e Canção Original. Em dezembro de 2023, o filme completa 20 anos de história.

Imagem dos personagens Jack e Rose, do filme Titanic, de 1997
Imagem do filme Titanic, de 1997 (Divulgação/20th Century Studios) (20th Century Studios/divulgação)

2. Titanic (1997)

O filme de James Cameron divide o pódio de longa com mais prêmios do Oscar, totalizando 11 vitórias, dentre 14 indicações. O filme, recordista de bilheteria, venceu nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha-sonora, Melhor Edição, Melhor Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Música Original e Melhor Som. Apenas as categorias de Melhor Maquiagem, Melhor Atriz (Kate Winslet) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kathy Bates) não foram vencidas.

Cena do filme Ben-Hur, de 1959
Cena do filme Ben-Hur, de 1959 (Divulgação/Warner Bros) (Warner Bros/divulgação)

3. Ben-Hur (1959)

Mais um dos títulos mais premiados, foi o filme dirigido por William Wyler, que narra a história de um mercador judeu, condenado por um amigo a viver como uma pessoa escravizada. O longa recebeu 12 indicações e levou 11 prêmios, sendo eles: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem Som, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha-sonora, Melhor Ator (Charlton Heston), Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith). A única categoria que não venceu foi a de Melhor Roteiro Adaptado.

Cena do filme Amor, Sublime Amor, de 1961 (Divulgação)
Cena do filme Amor, Sublime Amor, de 1961 (Divulgação) (Divulgação/divulgação)

4. Amor, Sublime Amor (1961)

A adaptação do musical da Broadway foi um grande sucesso entre o público e a crítica, levando a 11 indicações ao Oscar, da qual venceu 10, sendo elas: Melhor filme, Melhor Direto, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Edição e Som.

Cena do filme O Paciente Inglês, de 1996
Cena do filme O Paciente Inglês, de 1996 (Divulgação/divulgação)

5. O Paciente Inglês (1996)

O filme conta a história, de uma forma não linear, de um combatente que viveu a Segunda Guerra Mundial e durante o confronto, teve seu avião abatido e passou a ser cuidado por uma enfermeira canadense. Recebeu 12 indicações ao Oscar e venceu 9, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Atriz Coadjuvante, Direção de Arte, Fotografia, Melhor Figurino, Edição, Trilha Sonora e Mixagem de Som.

Continua após a publicidade

6. Gigi (1958)

Atriz francesa Leslie Caron no papel de 'Gigi'(Silver Screen Collection/Getty Images)
Atriz francesa Leslie Caron no papel de ‘Gigi'(Silver Screen Collection/Getty Images) (Getty Images/divulgação)

O longa conta a história de um milionário que se aproxima de uma jovem que foi ensinada pela tia a se comportar em alta sociedade foi indicado em 9 categorias ao Oscar e venceu em todas. O musical levou o prêmio de Direção de arte, Melhor filme, Diretor, Montagem, Figurino a cores, Trilha sonora, Roteiro adaptado, Fotografia a cores e Canção Original.

7. O Último Imperador (1987)

Set do filme 'O Último Imperador', de 1987
O Último Imperador (CHRISTOPHE D YVOIRE/Sygma via Getty Images) (Getty Images/divulgação)

Dirigido por Bernardo Bertolucci o filme conta a história do último imperador da China e também foi indicado em 9 categorias e venceu todas, sendo elas: Melhor filme, Diretor, Fotografia, Som, Roteiro Adaptado, Direção de arte, Trilha Sonora, Figurino e Montagem.

8. My Fair Lady (1964)

Cartaz do filme Minha Bela Dama, de 1964
Cartaz do filme Minha Bela Dama, de 1964 (Divulgação/divulgação)

O musical estrelado por Audrey Hepburn foi um grande sucesso na época, sendo indicado em 12 categorias e ganhou 8, sendo elas: Melhor Filme, Diretor, Ator, Direção de Arte, Fotografia – Colorida, Figurino – Colorido, Trilha Sonora e Som.

9. Gandhi (1982)

Cena do filme Gandhi, de 1982
Cena do filme Gandhi, de 1982 (Divulgação) (Divulgação/divulgação)

A cinebiografia conta sobre a vida e realizações do líder histórico que lutou de forma contra o domínio britânico da Índia. O filme teve 11 indicações ao Oscar e levou 8 prêmios, sendo eles: Filme, Diretor, Ator, Roteiro Original, Direção de Arte, Fotografia, Figurino e Montagem/Edição.

Filme 'Quem Quer Ser um Milionário', de 2008
Filme ‘Quem Quer Ser um Milionário’, de 2008 (Reprodução/divulgação)

10. Quem Quer Ser Um Milionário (2008)

O filme conta a história de Jamal, um jovem indiano que participa de um programa de TV de perguntas e respostas. Com forte aclamação da crítica, foi um sucesso de bilheteria e conquistou 8 prêmios do Oscar: Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Fotografia, Mixagem de Som, Direção, Montagem, Trilha Sonora Original e Edição de Som.

Continua após a publicidade
Publicidade