Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

“Cidade de Deus” será restaurado com IA, afirma CEO da O2

Anúncio foi feito durante debate na Mostra de Cinema de Ouro Preto, que tem como foco o patrimônio e a preservação do audiovisual brasileiro

Por Redação Bravo!
25 jun 2024, 09h00
cidade-de-deus-fernando-meirelles
 (Cidade de Deus (2002)/reprodução)
Continua após publicidade

Paulo Barcellos, CEO da produtora O2, anunciou que o clássico contemporâneo Cidade de Deus (2002) está passando por um processo de restauração com o auxílio de inteligência artificial. O anúncio foi feito neste fim de semana, durante o encontro “Inteligência Artificial e o Futuro da Preservação Audiovisual: Questões Técnicas e Éticas”, na 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

cidade-de-deus-fernando-meirelles
Cena do filme “Cidade de Deus” (Cidade de Deus (2002)/reprodução)

Ainda sem previsão de conclusão, o procedimento envolve a recuperação de negativos originais, a transição de formatos de imagem e o uso de inteligência artificial para corrigir imperfeições técnicas, aplicar efeitos de pós-produção e ajustar outros detalhes em desenvolvimento. “A IA será fundamental para automatizar a limpeza de ‘frames’, detectando falhas, trechos faltantes e imperfeições do original, nos dando opção de escolhermos como ajustá-los da maneira que decidirmos”, disse o CEO.

Parte do material está sendo restaurada em um estúdio em Los Angeles. O longa será digitalizado com imagens em alta resolução, incluindo algumas em 4K e 6K.

Continua após a publicidade
cidade-de-deus-fernando-meirelles
Cena do filme “Cidade de Deus” (Cidade de Deus (2002)/reprodução)

Ao fim do processo, serão geradas duas versões da obra: uma com modificações sonoras e visuais significativas e outra, mais fiel à versão original, com apenas algumas melhorias.

Cidade de Deus é um filme brasileiro de 2002 dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. A obra é uma adaptação do livro homônimo de Paulo Lins e retrata a violência e a vida nas favelas do Rio de Janeiro durante as décadas de 1960, 1970 e 1980.

Continua após a publicidade

A história é narrada por Buscapé, um jovem morador da favela que sonha em se tornar fotógrafo para escapar da vida de crime que domina sua comunidade. O filme foca em dois personagens principais: Buscapé, que tenta evitar a vida do crime, e Zé Pequeno, um criminoso ambicioso e impiedoso que se torna um dos chefes do tráfico de drogas na favela.

O filme explora temas como pobreza, violência, corrupção policial e a luta pela sobrevivência. Na época, foi aclamado internacionalmente e recebeu várias indicações e prêmios, incluindo quatro indicações ao Oscar. Até hoje, é considerado um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro.

cidade-de-deus-fernando-meirelles
Cartaz do filme “Cidade de Deus” (Cidade de Deus (2002)/reprodução)
Publicidade