Avatar do usuário logado
OLÁ,

Documentário sobre a vida de Rita Lee ganha trailer e data de estreia

Dirigido por Oswaldo Santana, em seu primeiro longa-metragem, e Karen Harley, a obra mergulha na intimidade da artista e traz sua última entrevista realizada

Por Redação Bravo!
28 abr 2025, 11h51
rita-lee-documentario-oswaldo-santana-tudo-verdade
Rita, documentário de Oswaldo Santana, sobre a vida de Rita Lee (É Tudo Verdade/reprodução)
Continua após publicidade

Um dos documentários mais disputados no festival É Tudo Verdade, realizado neste mês no Rio de Janeiro e em São Paulo, foi justamente aquele que aborda a vida e a carreira de uma das artistas mais irreverentes do país: Rita Lee. Ícone do rock nacional, Rita nos deixou em 2023, mas sua obra segue pulsando em áudio, literatura e, agora, no cinema.

O documentário Ritas, dirigido por Oswaldo Santana, em seu primeiro longa-metragem, e Karen Harley, mergulha na intimidade da artista ao reunir imagens de arquivo, gravações da própria cantora e uma entrevista inédita — a última concedida por ela antes de sua morte, em maio de 2023.

“Sem dúvida, um dos méritos do filme é a entrega e a condução da própria Rita. Poder contar com isso foi o norte desse filme, e acompanhar, pelo olhar dela, a intimidade no seu refúgio; o dia a dia com os pets; escutá-la relembrando passagens e filosofias de vida, é a forma mais verdadeira, direta e amorosa que poderíamos contar essa história”, declara o diretor Oswaldo Santana, em nota oficial.

O longa tem estreia prevista nos cinemas para 22 de maio — data escolhida por Rita para ser seu novo aniversário, em substituição ao 31 de dezembro. Afinal, ninguém merece disputar atenção com o Ano Novo.

Por meio de uma “arqueologia pessoal”, Ritas revela a trajetória de Rita Lee, relembrando seu humor ácido, seu carisma e espontaneidade. Guiado por sua própria voz, o documentário percorre as muitas camadas da artista: poeta, compositora, instrumentista, escritora, musa e eremita.

Continua após a publicidade

Rita morreu em  8 de maio de 2023, em decorrência de um câncer no pulmão. Ao longo de sua carreira, lançou 21 álbuns de estúdio, incluindo obras icônicas como Fruto Proibido (1975) e Reza (2012), além de seis álbuns ao vivo e diversos compactos e remixes. Como escritora, publicou 10 livros, entre eles Rita Lee: Uma Autobiografia (2016) e Rita Lee: Outra autobiografia (2023), lançado pouco antes de sua morte

Assista ao trailer:

Publicidade