Continua após publicidade

Esta foi a obra mitológica que inspirou o filme “Furiosa” da saga Mad Max

Filme "Furiosa: Uma Saga Mad Max" teria se inspirado na mitologia grega para criar a história da protagonista, vivida pela atriz Anya Taylor-Joy

Por Redação Bravo!
8 jun 2024, 09h00

Há uma passagem no filme Furiosa: Uma Saga Mad Max, lançado em maio, que revela uma inspiração importante para a história da protagonista Furiosa (interpretada por Anya Taylor-Joy). Uma das cenas-chave ocorre quando Dr. Dementus (Chris Hemsworth), um senhor da guerra, está prestes a invadir e ocupar uma refinaria de petróleo em Gastown.

Ao tomar o controle do petróleo, ele estaria mais próximo de dominar os assentamentos vizinhos. No momento em que o Guardião de Gastown toma conhecimento da aproximação de Dementus, ele está reproduzindo uma pintura em um grande mural. A obra original é de John William Waterhouse e trata-se da pintura “Hilas e as ninfas” (1896).

hilas-ninfas-agua-pintura-john-william-waterhouse
“Hilas e as ninfas”, 1896 (John William Waterhouse/domínio público)

Na mitologia, Hilas é filho do rei Theiodamas, que foi assassinado por Hércules. Ironicamente, após a morte do pai, Hilas se torna parceiro de luta de Hércules e o acompanha na saga para encontrar o Velocino de Ouro. Durante a jornada, o navio parou e Hilas foi encarregado de buscar água. No meio da floresta, ele encontrou uma lagoa cheia de náiades. Atraído, foi capturado por elas e desapareceu. A pintura mostra o exato momento da aproximação do herói antes de seu possível desaparecimento.

furiosa-mad-max-george-miller
O sequestro de Furiosa ainda criança do Vale Verde das Muitas Mães (Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024)/reprodução)

No filme, a personagem Furiosa traz semelhanças ao jovem Hilas. Quando criança, ela também foi capturada de seu lar, o Lugar Verde de Muitas Mães, por motoqueiros liderados por Dementus. O longa conta a história anterior ao filme “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), em que vemos Furiosa adulta (interpretada por Charlize Theron). Nesse momento anterior, Furiosa luta vingar o assassinato de sua mãe e voltar para casa.

Continua após a publicidade

Furiosa: Uma Saga Mad Max foi dirigido por George Miller e, embora, tenha recebido boas críticas e se tornado um dos maiores lançamentos de ação neste ano, ele não tem se saído tão bem nas bilheterias. Até o começo do mês, a obra havia arrecadado US$114 milhões. O que pode parecer muito, mas continua abaixo do orçamento da produção: US$ 168 milhões.

furiosa-mad-max-george-miller
Furiosa (Anya Taylor-Joy) luta para vingar a morte de sua mãe (Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024)/reprodução)
Publicidade