Continua após publicidade

17 filmes do Oscar 2024 para assistir no cinema ou no streaming

De "Pobres Criaturas" a "Anatomia de uma Queda"; Confira onde assistir aos títulos que dominaram a premiação de cinema

Por Beatriz Magalhães
Atualizado em 26 mar 2024, 12h33 - Publicado em 5 mar 2024, 10h00

A 96ª edição do Oscar veio para confirmar o favoritismo de Oppenheimer, que arrematou sete das principais categorias da noite, incluindo a de Melhor Filme (assim como no (Globo de Ouro, do BAFTA e do Critics’ Choice Awards), mesmo concorrendo com opções melhores como Anatomia de Uma Queda, filme de investigação policial dirigido por Justine Triet, que conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, conhecido por dirigir filmes que costumam causar um certo estranhamento ao público por trazer situações originais sob uma lente enigmática, como Dente Canino e O Sacrifício do Cervo Sagrado, recebeu 11 indicações e levou 4 estatuetas: Melhor Atriz (para Emma Stone), Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Design de Produção e Melhor Figurino. 

O filme de Martin Scorsese, Assassinos da Lua das Flores, foi um dos maiores esnobados do Oscar 2024 e, mesmo concorrendo em 10 categorias, não angariou nenhuma estatueta.

 

A boa notícia é que estes e outros filmes que deram o que falar no Oscar 2024 já estão disponíveis para assistir online no conforto de casa via streaming ou seguem em cartaz por cinemas espalhados pelo país. Confira uma lista caprichada de onde assistir aos filmes do Oscar 2024 na sequência:

Onde assistir aos filmes indicados e vencedores do Oscar 2024? 

Anatomia de Uma Queda – em cartaz nos cinemas brasileiros e disponível no Prime Video

Na trama, acompanhamos a história de Sandra, interpretada pela atriz Sandra Hüller, uma escritora alemã que vive em uma pequena cidade nos Alpes franceses com seu marido, Samuel (Samuel Theis), e seu filho Daniel (Milo Machado-Graner), de 11 anos que possui deficiência visual. Quando Samuel é encontrado morto caído na neve do lado de fora do chalé, a investigação policial levanta a questão: foi acidente ou assassinato? Sandra se torna a principal suspeita, e a investigação desenterra segredos sobre seu relacionamento com o marido.

Continua após a publicidade

O longa é dirigido por Justine Triet e concorreu em 5 categorias, sendo elas: Melhor Filme, Atriz, Direção, Roteiro Original e Edição. Foi vencedor em Melhor Roteiro Original.

Dias Perfeitos – em cartaz nos cinemas brasileiros e disponível na MUBI (a partir de 12/4)

Dirigido por Wim Wenders e estrelado por Kōji Yakusho (Sob o Céu Aberto), Dias Perfeitos conta a história de Hirayama, um homem de meia idade que trabalha como zelador, limpando banheiros de casas de banho em Tóquio. No decorrer da trama, nos deparamos com sua rotina meticulosa, dividida entre o trabalho e suas três paixões: música, literatura e fotografia de árvores. O longa concorreu na categoria de Melhor Filme Internacional.

Eu, Capitão – em cartaz nos cinemas brasileiros 

Outra obra que concorre ao Oscar de Melhor Filme Internacional é Eu, Capitão, dirigido por Matteo Garrone (Dogman). O filme é centrado na vida dos irmãos Seydou (Seydou Sarr) e Moussa (Moustapha Fall), que partem de Dakar, no Senegal, rumo à Europa em busca de trilharem um futuro melhor.

Continua após a publicidade

Conhecido por seu trabalho em Tigre Branco, Paolo Carnera assina a direção de fotografia, e foca na busca dos jovens por um lugar místico, após atravessarem paisagens desérticas, águas turbulentas a bordo de um barco lotado, e pelos centros de detenção na Líbia.

Os Rejeitados – em cartaz nos cinemas brasileiros 

Nesta comédia dramática dirigida por Alexander Payne (Pequena Grande Vitória), enquanto alunos e professores de um internato se preparam para as festividades de fim de ano, um grupo em específico, conhecido como “Os Rejeitados”, acaba ficando para trás, por não terem família ou lugar para ir.

Com isso, um professor, interpretado por Paul Giamatti, é forçado a permanecer no campus para cuidar dos alunos que precisam ficar na escola durante o feriado de Natal. O elenco também conta com nomes como Da’Vine Joy Randolph e Dominic Sessa. A produção concorreu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coajduvante e Melhor Edição. Venceu em Melhor Atriz Coajduvante com um discurso emocionante de Da’Vine Joy Randolph. “Sempre quis ser diferente e agora entendo que só preciso ser eu mesma”, disse. 

Pobres Criaturas – em cartaz nos cinemas brasileiros e disponível no Star+

Continua após a publicidade

No aclamado Pobres Criaturas, do diretor Yorgos Lanthimos (A Favorita), Emma Stone (Cruella) estrela como Bella Baxter, uma jovem que foi ressuscitada por um excêntrico cientista (Willem Dafoe). Bella, agora dotada do um cérebro de um feto, foge com um aventureiro (Mark Ruffalo) em busca de liberdade e identidade.

Em meio à comédia satírica, o filme explora temas como a construção da identidade feminina, os preconceitos da sociedade e a busca por um lugar no mundo. A obra recebeu 11 indicações ao Oscar 2024 e arrematou a de Melhor Atriz, Design de Produção, Cabelo e Maquiagem e Figurino.

A Sala dos Professores – em cartaz nos cinemas brasileiros 

Com direção de Ilker Çatak, Sala dos Professores narra a história de Carla Nowak, uma professora de esportes e matemática, interpretada pela atriz Leonie Benesch, que em seu novo trabalho no ensino médio se depara com um de seus alunos como suspeito de roubos na escola. Tendo que enfrentar – e equilibrar – seus ideais em embate com o sistema escolar, ela terá de lidar situações que ameaçam destruí-la. Este é mais um longa que concorreu a Melhor Filme Internacional.

Vidas Passadas – em cartaz nos cinemas brasileiros e disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV, YouTube e GooglePlay Filmes 

Continua após a publicidade

A cineasta sul-coreana Celine Song faz sua estreia com o título Vidas Passadas, uma trama onde acompanhamos a história de Nora (interpretada por Greta Lee, The Morning Show) e Hae Sung (Teo Yoo, Along with the Gods: The Two Worlds), amigos de infância que foram separados quando a família de Nora se muda da Coreia do Sul para Toronto.

Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica, confrontando noções de destino, amor e as escolhas que moldam suas vidas. O drama concorreu nas categorias de Melhor Filme e Roteiro Original.

Zona de Interesse – em cartaz nos cinemas brasileiros e no Prime Video (a partir de 31/3) 

Em Zona de Interesse, do diretor Jonathan Glazer (Sob a Pele), acompanhamos a história de Rudolf Höss (Christian Friedel), comandante do campo de concentração de Auschwitz, e sua esposa Hedwig Höss (Sandra Hüller). O filme explora a banalização da crueldade através da rotina familiar dos Höss, que vivem uma vida aparentemente normal ao lado do campo de concentração. A trama acompanha a relação complexa do casal, que passa a ficar ainda mais densa depois que Höss começa a suspeitar da infidelidade da esposa.

O longa ficcional concorreu nas categorias de Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Filme Internacional e Melhor Som. Zona de Interesse foi vencedor em Melhor Som e Filme Internacional.

Continua após a publicidade

Filmes indicados ao Oscar para assistir na Netflix

A Incrível História de Henry Sugar

A Incrível História de Henry Sugar é mais um dos curta-metragem dirigido por Wes Anderson, conhecido por seus trabalhos com O Grande Hotel Budapeste, Os Excêntricos Tenenbaums. Estrelado por Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), a comédia é adaptada do conto homônimo de Roald Dahl, que conta a história de um homem rico e excêntrico que ganha a habilidade de enxergar através de objetos e prever acontecimentos do futuro graças a um livro que roubou. A produção foi vencedora de Melhor Curta-Metragem.

Maestro 

Dirigido e estrelado por Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela), o filme narra a história de Leonard Bernstein (Cooper), lendário maestro e compositor americano, famoso por obras como West Side Story e Candide, e seu relacionamento com Felicia Montealegre. A trama acompanha a ascensão meteórica de Bernstein no mundo da música, desde seus primeiros passos como pianista até se tornar o maestro da Filarmônica de Nova York.

A produção é assinada por grandes nomes do cinema, como Steven Spielberg (A Lista de Schindler) e Martin Scorsese (Taxi Driver) e concorreu em Melhor Filme, Ator e Atriz.

Rustin

 

Rustin acompanha a trajetória de Bayard Rustin, um dos principais líderes do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Dirigido por George C. Wolfe (A Voz Suprema do Blues) e estrelado por Colman Domingo (Se a Rua Beale Falasse) – que concorreu a Melhor Ator – e Chris Rock (Todo Mundo em Pânico), o longa explora a vida do pacifista que foi um principais organizadores da Marcha sobre Washington em 1963, ao lado de Martin Luther King Jr. Apesar de sua importância crucial para o movimento, Rustin foi silenciado e apagado da história devido à sua orientação sexual.

Nyad

O drama biográfico Nyad, dirigido por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin (Free Solo) e estrelado por Annette Bening (Beleza Americana) e Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes), narra a história real da nadadora norte-americana Diana Nyad, que aos 64 anos se tornou a primeira pessoa a nadar de Cuba à Flórida sem a proteção de uma gaiola contra tubarões.

O filme acompanha a árdua jornada de Nyad, desde seus primeiros treinos até o dia da épica travessia de 166 km em mar aberto, enfrentando perigosas correntes marítimas, águas-vivas venenosas e a constante ameaça de tubarões. A produção concorreu a melhor atriz e melhor atriz-coadjuvante.

Sociedade da Neve

O drama biográfico Sociedade da Neve ganhou uma nova versão, desta vez dirigido por Juan Antonio Bayona (O Impossível) e estrelado por Enzo Cilenti. A trama conta a história real do time de rugby uruguaio Old Christians que, em 1972, sofreu um acidente de avião nos Andes e teve que lutar pela sobrevivência por 72 dias em meio à neve e ao frio extremo.

O filme acompanha a jornada dos jogadores, que após o acidente se viram obrigados a tomar medidas extremas para sobreviver, como racionar comida e até mesmo recorrer ao canibalismo. O filme concorreu na categoria de melhor filme internacional e melhor maquiagem.

Filmes indicados ao Oscar para assistir na Max (novo streaming da HBO)

Diferente de Lady Bird: Hora de Voar e Adoráveis Mulheres, desta vez, Greta Gerwig chegou com um live-action nas telas dos cinemas. Estrelado pela icônica Margot Robbie (Era Uma Vez em Hollywood), a produção acompanha a vida da boneca mais famosa do mundo em uma realidade completamente diferente da qual está acostumada.

Com atores como Ryan Gosling, Kate McKinnon e Issa Rae, o filme teve uma grande aceitação – e mobilização do público. Na corrida do Oscar, Barbie concorreu a oito categorias, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Figurino, Design de Produção e Canção Original. Venceu somente nesta última com a música “What Was I Made For?”, de Bilie Eilish.

Filmes indicados ao Oscar para ver na Apple TV+

Assassinos da Lua das Flores

O aclamado diretor Martin Scorsese (Taxi Driver e O Lobo de Wall Street) retorna com Assassinos da Lua das Flores, um thriller épico baseado no livro homônimo de David Grann. A trama se desenrola na década de 1920, quando uma série de assassinatos misteriosos assola a comunidade indígena Osage, na Oklahoma, em meio à busca por petróleo na região. Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa conta com outros nomes de peso, como: Jesse Plemons, Robert De Niro e Lily Gladstone.

A produção concorreu em 10 categorias (Melhor Direção, Melhor Filme, Atriz e Ator Coadjuvante, Canção Original, Trilha Sonora Original, Figurino, Design de Produção, Edição e Fotografia) e foi a maior esnobada pela Academia do Oscar 2024 pois não venceu em nenhuma delas.

Oppenheimer

Christopher Nolan, diretor de A Origem e Interstellar, é um dos favoritos dentre os indicados ao Oscar com Oppenheimer. O drama biográfico conta a história do cientista J. Robert Oppenheimer, interpretado por Cillian Murphy, líder do Projeto Manhattan que desenvolveu a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

O elenco conta com nomes como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr. e Florence Pugh, e liderou o número de indicações, concorrendo em 13 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Ator, Atriz e Ator Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original, Edição de Som, Figurino, Maquiagem e Cabelo, Design de Produção, Edição e Fotografia. Oppenheimer saiu vencedor em sete delas, incluindo a de Melhor Direção, Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante.

Filmes indicados ao Oscar para assistir na Paramount+

A Memória Infinita

Indicado a Oscar de Melhor Documentário, A Memória Infinita é dirigido pela chilena Maite Alberdi. A produção aborda sobre o Alzheimer com as lentes sob a história de um casal que luta diariamente para relembrar o amor que os une há 20 anos. O doc acompanha a vida de Augusto Góngora, um veterano jornalista e cronista dos regimes ditatoriais de Pinochet e Paulina Urrutia, que é casado com Paulina Urrutia, atriz e ex-ministra da Cultura, que se tornou sua cuidadora.

 

Publicidade