Avatar do usuário logado
OLÁ,

“Verissimo”: veja trailer exclusivo do novo documentário sobre o escritor

Filme, que estreia em 02 de maio nos cinemas, mergulha na vida e na obra de Luis Fernando Verissimo

Por Redação Bravo!
26 abr 2024, 10h00
verissimo-documentario-luis-fernando-cronica-
cena do documentário Verissimo, sobre o escritor Luis Fernando Verissimo (Angelo Defanti/divulgação)
Continua após publicidade

Luis Fernando Verissimo é conhecido pelos contos e crônicas de humor. E foi pensando na importância do escritor que o cineasta Angelo Defanti criou o documentário “Verissimo”, que estreia em 02 de maio nos cinemas pela Boulevard Filmes em co-distribuição com a Vitrine Filmes e Spcine.

A produção mergulha não apenas na obra literária, mas na figura do autor – retratado como uma pessoa reservada e introvertida. O filme foi captado durante 15 dias às vésperas de seus 80 anos, em setembro de 2016. Em nota, Defanti conta que as câmeras entraram no cotidiano da casa, e, como se vê na tela, toda a família participa do longa. 

“Durante o mês da captação, fui rigorosamente todos os dias na casa. Para manter essa constância, compreendi logo que seria importante criar variações nos horários e nas atividades que registrava”, relata. “Os 90 minutos do filme são fruto de análise de quase 100 horas totais de material. Na montagem, vimos que o dia do aniversário dele era o inevitável clímax da história – guardadas as devidas proporções que um sujeito pacato consegue viver de clímax.” 

verissimo-documentario-luis-fernando-cronica-
Luis Fernando Verissimo em sua esa de trabalho (Angelo Defanti/divulgação)

O diretor conheceu Verissimo ainda quando era universitário, quando foi pedir os direitos de um conto para fazer o curta “Maridos, Amantes e Pisantes”. A notícia de que o ídolo havia gostado de seu trabalho foi animadora e encorajou o jovem a procurá-lo novamente – até que as visitas recorrentes aproximaram

Continua após a publicidade

a dupla. Defanti descreve Verissimo como “um senhor de movimentos lentos, não muito fã de socialização, com leve pendor ao sedentarismo”, e cuja atividade mais corriqueira é ficar escrevendo no computador. 

“Ele é quase um anti-personagem. O desafio era transformar a inação em algo luminoso. A estratégia foi oscilar entre uma observação muito próxima com uma investigação ampliada ao seu redor”, reflete. “É um filme calmo e tranquilo, como o sujeito que examina, mas é nutrido constantemente pela ideia de que uma pessoa é resultado de seu ambiente tanto quanto influencia ele. E a família Verissimo é um ambiente adorável”, completa o diretor.

Publicidade